Você já acompanhou uma história na internet que “explodiu” e tornou-se viral em menos de 24 horas mesmo que dois dias depois ninguém mais falasse sobre ela? Essa é a característica de um viral ou meme. A internet é assim: move-se rapidamente, com novas histórias aparecendo e desaparecendo o tempo todo. Fica difícil manter o controle ou saber tudo o que acontece.

Algumas marcas conseguem entrar no jogo e acompanhar essa tendência relâmpago. Isso pode significar uma quantidade enorme de atenção e publicidade gratuita, mas não é tão fácil atingir esse ponto. É aqui que entra o marketing ágil: conteúdo rapidamente desenvolvido e projetado para capturar o público no momento certo e tirar proveito da última novidade.

Os Métodos Ágeis surgiram para substituir modelos pouco eficientes de desenvolvimento de software; seus fundadores criaram um manifesto com 12 princípios, o Agile Manifesto, ou Manifesto Ágil, que posteriormente tornou-se a base do marketing ágil. Abaixo, separamos uma lista de 5 estratégias para aplicar os princípios Agile às suas campanhas de marketing. Acompanhe:

1. Produza conteúdo em ciclos curtos

Para seguir os princípios da abordagem ágil, em vez de dedicar tempo e esforços consideráveis a uma única campanha de marketing, produza conteúdo em ciclos curtos, chamados “sprints”. A explicação é simples: produzir cinco peças significa ter mais chances de acertar no que as pessoas irão se engajar em comparação a uma única peça de conteúdo que leva muito tempo para ser desenvolvida. A abordagem funciona porque um dos conteúdos provavelmente fará sucesso o suficiente para compensar conteúdos que não chegaram tão longe.

2. Diversifique o modelo

Apostar todas as fichas em conteúdos produzidos em reação a eventos não é uma boa ideia. O ideal é que pelo menos 70% do marketing seja devidamente planejado, com gráficos e metas utilizando a maior parte do orçamento. Respostas a dados coletados na Web podem ser parte de 20% do planejamento e apenas 10% de marketing deve ser responsivo, ou seja, reativo a eventos e notícias atuais.

3. Esteja sempre atento

Sobre o que falar? Vale a pena esperar até que um tema se torne popular? No caso do marketing digital, os profissionais precisam se antecipar e descobrir o que está se tornando tendência, antes que o assunto se torne popular. E para isso é preciso planejar. Fique atento aos lançamentos de filmes muito esperados, eventos esportivos, debates políticos, prêmios de música, cinema, etc. Além disso, rumores online podem ajudar a apontar uma oportunidade potencial antes que ela chegue efetivamente.

4. Pare para pensar antes de postar

O marketing ágil baseia-se em agir rapidamente para aproveitar ao máximo as oportunidades mais fugazes, no entanto, essa característica aumenta o perigo de errar. O Twitter e outras ferramentas de mídia social são ótimos instrumentos para comunicar mensagens, mas podem criar uma crise de imagem se algo não for muito bem pensado e ofender, chocar ou humilhar os usuários. Mesmo na produção de conteúdo ágil, é importante reservar um segundo para considerar como a mensagem será recebida. Reflita a partir do ponto de vista do usuário e evite constrangimentos ou erros que podem custar a credibilidade da sua empresa.

5. Seja rápido e flexível

Quando falamos em metodologia ágil a primeira palavra que vem à mente é rapidez. No marketing, a criação de conteúdo também deve ser assim, para que não se perca o timing do que está se tornando popular. Mas ser rápido não significa ser inflexível; um marketing ágil exige flexibilidade no planejamento da campanha, embora isso não impeça a criação de um plano de metas que garanta um projeto com um objetivo claro e focado.

Você utiliza alguma ferramenta ágil em suas campanhas de marketing? Qual? Compartilhe com os leitores do blog!

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