O marketing de conteúdo tem sido usado como ferramenta para captar e educar clientes por diversos segmentos. No entanto, muitas dessas organizações acabam deixando a estratégia de lado por falta de tempo e pessoal, que se dedique à produção do material, publicação e divulgação.

Quando um conteúdo atrasa e não é entregue no momento correto, é gerada uma frustração no leitor que espera por aquele material periodicamente — o que pode comprometer toda a estratégia. A boa notícia é que talvez essa falta de tempo seja apenas um problema com a produtividade. Ou seja, com algumas atitudes, você pode ajudar sua equipe a aumentar a produtividade no marketing de conteúdo.

Abaixo, selecionamos cinco soluções, que englobam desde implantação  e desenvolvimento da estratégia até ferramentas para otimizar os processos da sua empresa. Preparado para otimizar sua estratégia de content marketing? Acompanhe:

1. Defina e alinhe objetivos com a equipe

Se você está em processo de implantação do marketing de conteúdo na sua empresa, não esqueça de definir o que espera alcançar, em quanto tempo e também alinhar esses objetivos com toda equipe envolvida. Esse envolvimento de todos os setores fará a diferença entre um conteúdo de qualidade e com informações realmente relevantes e direcionadas à estratégia da sua empresa, e um conteúdo genérico. Caso seja possível, faça reuniões ou encontros frequentes, que aproximem as equipes e fomentem a troca de experiências, ideias e informações.

2. Determine metas e crie métricas

Ninguém chega a lugar algum se não sabe para onde está indo, não é mesmo? Portanto, em uma estratégia de marketing de conteúdo não poderia ser diferente. Para isso, determine o número de publicações mensais, a taxa de crescimento do número de visitantes do blog, a meta de conversões de um white paper, por exemplo, entre outros. Só assim será possível avaliar os resultados e a efetividade da estratégia como um todo. Para medir a efetividade, crie métricas que reflitam os objetivos do negócio. Por exemplo, um dos focos de uma estratégia de content marketing sempre será o aumento de conversões. Nesse caso, avaliar o crescimento do número de conversões via Facebook faz mais sentido a calcular o aumento de curtidas da fan page.

3. Organize atividades e crie um calendário de publicações

O planejamento de atividades e de publicações é determinante para uma alta taxa de produtividade no marketing de conteúdo. Para que prazos sejam cumpridos e o conteúdo esteja sempre em dia, é necessário delegar funções e estipular datas de entrega. Criar um calendário de publicações ajuda bastante nesse processo.

4. Utilize ferramentas para aumentar a produtividade no marketing de conteúdo

Soluções que disponibilizam informações de maneira rápida e precisa costumam aumentar bastante a produtividade da equipe. Existem ferramentas gratuitas e pagas com diversas possibilidades, desde o agendamento de tarefas, até o cálculo de quanto tempo a equipe levou para concluir um projeto. Isso significa que é possível fazer gestão de tarefas, de tempo e até de desempenho. Pesquise e escolha aquela que melhor se adequar ao perfil da equipe e à cultura organizacional da sua empresa.

5. Utilize ferramentas para gerenciar a estratégia

Assim como ferramentas de gerenciamento de equipe, existem soluções específicas para gestão e automação de estratégias de marketing de conteúdo. Desse modo, a publicação de posts e canais nas redes sociais pode ser automatizada, por exemplo. Além disso, você pode centralizar todas as atividades do marketing de conteúdo em um só local, evitando falhas na comunicação e retrabalho.

Se você quer mais dicas para aumentar a produtividade no marketing de conteúdo da sua empresa, recomendamos a leitura do e-book “8 formas de ser mais produtivo no marketing de conteúdo”, produzido em parceria com a Runrun.it. Você pode baixá-lo clicando na imagem abaixo.

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