Se você já está produzindo conteúdo, certamente já percebeu que pode ser desafiador atrair leitores para o seu blog. Mas fazer com que eles terminem de ler o artigo é ainda mais difícil: 55% dos visitantes gastam menos de 15 segundos em uma página na web. Há dez anos, no entanto, o tempo médio de permanência era de 96 segundos. O que mudou?

Hoje somos bombardeados com informações a todo instante e nosso dia a dia é cada vez mais corrido. Ou seja, não temos mais tanto tempo para nos concentrarmos no consumo de apenas um conteúdo. A maioria das pessoas vaga pela internet a procura de pedacinhos de informação e só muda este comportamento quando se depara com conteúdos realmente interessantes.

Mesmo assim, há algumas maneiras de produzir conteúdo para engajar seus leitores e construir uma audiência permanente. Falaremos de 5 delas neste post.

1. Demonstre emoções

As emoções têm um impacto direto no processo de tomada de decisão do consumidor. Afinal, frequentemente o nosso pensamento emocional funciona mais rápido do que o racional. Aposte nas emoções positivas, que tranquilizam e dão uma sensação de segurança. A dica é usar um conjunto de histórias ou imagens que se relacionem com a situação que o leitor está passando no momento.

2. Faça o leitor a concordar com você

A persuasão também deve ser utilizada em artigos da internet. Às vezes, a melhor maneira de conseguir a atenção de alguém é, primeiro, levá-los a concordar com o que você diz. O mecanismo tem nome: chama-se o “princípio da consistência”. A lógica é simples: temos o desejo de sermos consistentes dentro de nós e toda vez que concordamos com algo, estamos mais propensos a seguir e a acreditar nessa ideia. Para isso, utilize uma pergunta ou uma declaração com a qual o leitor provavelmente irá concordar e que tenha relação com algo do dia a dia dele.

3. Faça perguntas

Você sabia que desde os tempos de escola até a vida adulta aprendemos a focar nossa atenção na fonte das perguntas? Isso significa que incluir perguntas durante o texto vai prender a atenção do leitor. Espere para perguntar no meio do texto, quando a atenção do leitor já está diminuindo. Despertando a curiosidade do usuário, você vai ser capaz de manter seu interesse até o final da leitura. Use perguntas para “acelerar” a transição: “Você está pronto?”, “Pronto para começar?” ou “Vamos lá?”.

4. Mostre que você entende a dor do leitor

Seu leitor é naturalmente cético e ignora a maioria dos conselhos e informações que recebe. Por causa disso, você precisa tentar desarmar esse mecanismo de defesa (que você provavelmente também tem). Para isso, você precisa provar que suas ideias importam. Uma boa maneira de fazer isso é contando uma história. Por que não contar uma história pessoal que se conecta com os leitores? Ou usar imagens que representem como o usuário se sente diante de uma determinada situação, por exemplo?

5. Mantenha o fluxo do conteúdo

Envolver o leitor de modo que ele se torne alheio à passagem do tempo: esse é o objetivo de qualquer empresa que aposta no marketing de conteúdo. Para isso, existe uma técnica de copywriting chamada de Bucket Brigade, composta de palavras e frases que apontam e direcionam a atenção do leitor para o que você quer: a próxima frase. Assim, você garante que o leitor vai continuar a leitura até o final. Bucket brigades são palavras e frases, tais como: “é por isso”, ‘além disso”, “veja”, “aqui vai você”, “assim como”. A ideia é utilizar a técnica para começar um novo tópico ou um novo pensamento e assim garantir que a atenção do leitor permaneça no texto.

Essas são as dicas de quem produz conteúdo e que estão funcionando muito bem no blog da Contentools. Que tal começar agora a engajar seus leitores? Aproveite para conhecer dicas para se atualizar com nosso Ebook: O profissional do Marketing do Futuro.

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