Sabemos que introduzir uma cultura de marketing de conteúdo dentro da empresa é um grande desafio, não é mesmo? Diversos são os fatores que causam certa resistência por parte dos gestores e até já abordamos esta questão no nosso blog. Contudo, é possível, sim, criar essa cultura e engajar toda a empresa com o seu marketing de conteúdo. Agora você deve estar se perguntando: mas, como? Fique tranquilo!

A seguir, daremos quatro dicas para tornar esse engajamento mais fácil e prazeroso para todas as áreas da empresa. Vamos lá? Acompanhe:

1. Esclareça qual a sua estratégia de conteúdo

O primeiro passo para um bom engajamento é transmitir a importância da estratégia de conteúdo para toda empresa e, principalmente, explicar para todas as áreas qual é essa estratégia.

Para esclarecer qual a sua estratégia, monte um planejamento estratégico de marketing e compartilhe com todos, deixe-os tirar suas dúvidas e até mesmo colaborar para torná-lo completo. Para isso, deixe transparente em um único lugar o calendário editorial, com prazos e datas de publicação. Todos precisam estar alinhados ao cronograma!

Outro ponto fundamental é a maneira de mostrar a relevância dessa estratégia para a empresa como um todo, para isso, dois pontos são essenciais:

  • Dê exemplos: forneça cases de outras empresas que utilizam estratégias de conteúdo bem definidas e que são bem-sucedidas no mercado. Essa atitude irá auxiliar na hora de mostrar o valor e o resultado que o marketing de conteúdo traz para a empresa;
  • Mostre o valor agregado: falando em valor, é essencial mostrar aos funcionários como o marketing de conteúdo torna o trabalho mais fácil. Quer alguns exemplos para utilizar? Veja a seguir:

– Equipe de vendas, por exemplo: redução de tempo no processo de vendas;

– Customer Success: redução de tickets abertos; mais clientes qualificados; facilitação do upsell e, consequentemente, tornam-se promotores da marca.

2. Encoraje a contribuição de todos os colaboradores

Agora é a hora de aproveitar os especialistas de cada área! Fazer com que os colaboradores participem do processo de marketing de conteúdo, além de educá-los sobre sua importância e qual a estratégia, tornando-os motivados a quererem mostrar mais suas aptidões.

Para a empresa esta também é uma excelente dica, já que diminui os custos com contratações de redatores de conteúdo, por exemplo.

Para realizar essa tarefa é muito importante que você siga dois pontos:

  •   Forneça tópicos: não adianta querer que sua equipe entenda do dia para a noite a estratégia de conteúdo. Por isso, guie-os no início, informando quais tópicos seriam interessantes de serem abordados, que linha você deseja seguir, entre outros;
  •   Não sobrecarregue ninguém: por mais que você tenha um especialista se destacando entre os outros, dê oportunidade para todos participarem. Não sobrecarregue ninguém com o desenvolvimento do conteúdo, ao menos que você diminua a carga dessa pessoa de outras atividades. Contudo, é interessante um pouco de competição para fomentar ideias e relevar aptidões. Não deixe tudo nas mãos de uma pessoa só!
  •   Valorize a especialidade de cada um: faça o colaborador se sentir especial pelo conteúdo produzido e pelo seu conhecimento compartilhado.

3. Peça críticas e feedbacks

Como já afirmamos anteriormente, é importante que os colaboradores se sintam como parte do processo. Por isso, peça constantemente por críticas e feedbacks. Afinal, muitas vezes, quem está de fora consegue perceber melhor as falhas de algum processo ou conteúdo, não é mesmo?

Não subestime seus colaboradores. Eles são espertos, engajados na web e querem ajudar. Por isso, valorize essas atitudes. Recompense!

Para ter esse alinhamento com seus colaboradores, estabeleça um canal único de comunicação. Nele, será possível sugerir temas, aprovar ideias (é importante que tenha um centralizador nesta tarefa!) e até mesmo que eles se habilitem a produzir o conteúdo. Algumas ferramentas interessantes de serem utilizadas neste ponto são: Excel, Docs, Trello, alguma plataforma de marketing de conteúdo (como a própria Contentools).

4. Compartilhe a informação

De nada adianta você solicitar que seus colaboradores compreendam a estratégia, entendam a importância, conheçam os benefícios, participem do processo e até mesmo sugiram modificações ou temas se eles não podem ver os resultados obtidos. Por isso, é fundamental que você compartilhe essa informação com o grupo.

Divulgue os materiais produzidos no canal de comunicação da empresa, parabenize os participantes, incentive os outros através desse reconhecimento e promova reuniões para informar como está a estratégia de conteúdo, como ela impactou cada área da empresa, quais foram as críticas e feedbacks e o que está sendo feito para aproveitá-las.

Agora que você compreendeu a importância de engajar a empresa toda no marketing de conteúdo, que tal aprender como organizar esse time? Assista aqui a um webinar exclusivo sobre o assunto!

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