Você não costuma escrever emails para você mesmo ler, não é? O marketing de conteúdo da sua empresa, da mesma forma, tem foco no fortalecimento da marca e dos negócios. Se vocês investem tempo e energia para criar conteúdo atraente, é de se esperar que queiram ver os resultados na forma de conversões.

Os botões de ação (conhecidos como calls to action) são essenciais na criação de um link entre conteúdo e conversão. Eles devem ser centrais em sua estratégia de marketing de conteúdo e precisam aparecer em diferentes formas ao longo de todo o site, assim como as conexões para contas em redes sociais.

Você já deve ter analisado as diferentes maneiras de incorporar as melhores práticas de calls to action em seu site, mas sabia que cada peça de conteúdo que você publica pode – e deve – conter um call to action?

Não se trata de bombardear seus visitantes com chamadas de “Compre agora!” e “Clique aqui!”. Mas você pode facilmente capturar a atenção, direcionar a ação, envolver o público e mantê-los interessados em voltar mais e mais vezes ao seu site com as três sugestões que vamos mostrar a seguir:

1. Seu público em primeiro lugar

As pessoas adoram ver seus nomes na tela. Elas também gostam de saber que marcas ou organizações apreciam suas interações e, em troca disso, estão dispostas a conceder fidelidade a essas empresas.

Transforme leitores em embaixadores da sua marca através da criação de conteúdo atraente que os convida a contribuir. Forneça a eles uma plataforma para compartilhar suas opiniões – e vá além dos comentários.

Centralize e priorize as respostas ao seu conteúdo, seja capturando-as nas redes sociais para apresentá-las usando ferramentas como o Storify ou escrevendo um post sobre algum tema popular e pedindo-lhes que enviem seu próprio conteúdo relevante para você publicar.

Pedir que compartilhem seus pensamentos e opiniões é uma forma não-invasiva de convidar o público a participar de sua marca e também fornece insights sobre como eles veem sua empresa e seu setor. São informações valiosas que você poderá aproveitar para futuros ajustes em sua estratégia de conteúdo .

2. Faça com que sua audiência sinta-se vencedora

Quem não gosta de vencer? Faça com que os membros da sua audiência sintam-se ganhadores com estratégias de gamification de conteúdo que os premia pela leitura, pela interação e pela recorrência. Essa tática também é uma forma de incentivar o público a lhe fornecer dados adicionais, incluindo informações de contato.

A plataforma WordPress tem vários plug-ins para gamification que concedem badges e pontos, usados para agradecer e reconhecer os leitores pelas respostas e pelo apoio. Por exemplo, se você estiver executando uma promoção especial ou uma série, você pode configurar mensagens secretas que os leitores tentarão descobrir, com uma “caça ao tesouro” para mantê-los engajados em sua campanha por mais tempo. Pode ainda criar um concurso que permite desbloquear algum conteúdo especial para quem responder corretamente a perguntas sobre sua empresa ou mercado.

Enquanto ganhar badges e pontos pode ser muito divertido, fechar negócios é ainda melhor. Você pode considerar trocar os pontos alcançados pelo seu público por descontos em seus produtos ou serviços – que podem ser apenas o incentivo que seus membros precisavam para fazer uma compra ou instigá-los a explorar o que você tem a oferecer.

3. Quem doa recebe em dobro

Crie material extra com seu conteúdo, como Ebooks para download ou infográficos com código para incorporar (embed) e que seu público possa acessar somente após postar um tweet, publicar uma mensagem no facebook sobre a oferta ou preencher um formulário de contato.

Muitas marcas oferecem Ebooks ou informações adicionais em troca de preenchimento de um formulário, mas se estes materiais extras estiverem acompanhados por um post completo no blog, eles se tornam muito mais valiosos e sensíveis às necessidades do seu público.

Por exemplo, se você estiver planejando um post sobre uma nova funcionalidade do seu produto, inclua um tutorial para download que demonstre como usar esse recurso, passo a passo. Isso reduz os detalhes técnicos que você precisa incluir em seu post e torna ambos os conteúdos mais interessantes aos leitores. Ele também permite aos membros do público compartilhar o post, fazer o download do tutorial, ou fazer as duas coisas – sem incomodá-los se eles não estiverem interessados em tantos detalhes.

Conclusão

As pessoas adoram brindes. Se o seu conteúdo for sempre de qualidade e seus materiais extra forem únicos e relevantes, o público vai notar como sua empresa busca ir além de satisfazer suas necessidades e interesses pontuais – e irá se envolver para buscar mais conhecimento e conteúdo fornecido por você.

Embora essas táticas possam não parecer como calls to action tradicionais, elas conduzem à conversão, transformando seus leitores em clientes e, eventualmente, em embaixadores da sua marca. Ou seja, em pessoas engajadas para ajudá-lo a ampliar seu alcance e impacto.

Esse conteúdo foi útil para você? Queremos saber sua opinião, então deixe nos comentários abaixo. E caso precise de alguma ajuda sobre como implementar os CTA’s em suas produções, entre em contato com nossos consultores.

Previous ArticleNext Article

This post has 1 Comment

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.