A publicidade tradicional, focada em campanhas e com ferramentas como criação de anúncios para rádio, TV, revistas e outdoors, ainda parece suficiente para você? O mercado atual é centrado no consumidor, na conexão e no engajamento dos clientes. Nesse novo cenário, é o conteúdo que ajuda a elaborar uma história sobre o seu negócio, a entregar sua proposta de valor muito antes de os clientes o procurarem.

Dar os primeiros passos no marketing de conteúdo pode ser desafiador – ainda mais de você não tiver as ferramentas certas para fazer esse trabalho. O primeiro passo é pensar como um jornalista (e ao mesmo tempo um analista de marketing) para oferecer conteúdo que seja ao mesmo tempo útil e divertido, como fazem os veículos de mídia. Lembre que o foco de todo bom jornalista é o interesse dos leitores. E os seus leitores são seus clientes em potencial. O que eles querem de verdade?

Feita essa descoberta, você poderá se beneficiar de algumas ferramentas de conteúdo que selecionamos e que são capazes de reforçar qualquer estratégia. Vamos a elas!

Para encontrar ideias e novos temas

1. Feedly – Desde o fim do Google Reader é uma das melhores opções para uso de feed RSS.

2. Pulse – Adquirido pelo LinkedIn, o Pulse é um aplicativo misto que permite acompanhamento de feed RSS e outras fontes curadas através de seus contatos e interesses na rede social.

3. Quora – É uma popular plataforma de rede social para discussões e identificação de tendências a partir das perguntas mais solicitadas. Quer saber o que realmente interessa seu público? Pergunte lá!

4. Paper.li – Com o Paper.li você publica periódicos e boletins on-line com curadoria de conteúdo focada no seu público.

5. Alltop – Plataforma de conteúdo indexado a partir de uma grande variedade de publicações online, permitindo o acesso a conteúdos de cada tema em específico.

6. Twitter – Na rede sociais de microblogs você pode pesquisar tópicos de tendência segmentado por região e ver o que é popular no mundo inteiro. Procure as hashtags que são relevantes para a sua área e indústria para saber o que seu público está falando.

7. Reddit – Descubra o que é tendência no mundo todo. O Reddit é uma rede que concentra o conteúdo e os tópicos mais compartilhados da web.

Para se organizar melhor

8. Evernote – É uma plataforma organizacional multiuso para lembrar de tudo, desde o seu negócio para a vida pessoal. Com ele você tem controle de suas ideias de conteúdo e calendário editorial a partir do computador ou do telefone móvel.

9. Google Calendar – Com ele você pode de uma forma eficaz organizar o seu calendário editorial e de produção de conteúdo. Lembre que frequência de publicações e disciplina são fundamentais para trazer resultados concretos.

10. Wunderlist – Organize o seu trabalho fazendo listas do que precisa produzir, possibilitando guardar lá suas ideias de conteúdo direto de seu desktop ou no celular.

11. Pinterest – Com ele você pode organizar suas fontes de conteúdo e sites favoritos para ter de inspiração para imagens e gráficos.

12. Pocket – Com esse sistema de favoritos você pode salvar vídeos, artigos e outros materiais para ler ou assistir depois, ajudando com a organização de todo o conteúdo com que você se depara todos os dias.

Para criar seu conteúdo

13. GIMP – Ajuda a criar recursos visuais para o seu conteúdo, de forma gratuita e bem mais simples que o Photoshop. Incluir imagens no blog, nos ebooks e redes sociais causa impacto extremamente positivo na audiência. Afinal, 40% das pessoas respondem melhor a informação visual do que a textos planos.

14. Canva – Essa é outra opção de ferramenta de criação de recursos visuais e mesmo gráficos. Simples de usar, o Canva.com dispõe de mais de mil imagens  para tratar de forma mais fácil que o Paint (e com ótima qualidade), mas nem todas são gratuitas.

15. Google Keyword Tool – Use o planejador de palavras-chave do Google Adwords para descobrir as expressões que seu público usa ao tirar dúvidas ou buscar por seu produto ou serviço online. É uma forma de descobrir as palavras mais buscadas, validar aquelas palavras da cauda longa e, com o Google Trends, você pode ainda comparar as expressões para descobrir a melhor forma de fazer com que seu conteúdo seja encontrado pelos futuros clientes.

Para fazer chegar até os clientes

16. Buffer – Com ele você pode agendar o seu conteúdo no Facebook, LinkedIn e Twitter para postar no melhor horário e simplificar o processo de distribuição de conteúdo para cada canal.

17. Slideshare – A ferramenta lhe permite chamar a atenção para um recurso ou serviço em seu site na forma de apresentações compartilháveis.

18. MailChimp – É uma das plataformas de e-mail marketing mais fáceis de usar, com padrões de layouts para e-mail, e pode lhe ajudar a construir uma lista de e-mails, caso você ainda não tenha uma.

19. Anúncios Facebook – Com as ferramentas você pode segmentar os anúncios por público e aumentar o número de acessos do seu site. Funciona muito bem para divulgação de conteúdos ricos que levam a landing page para captura de contatos e leads.

20. Tweriod – Essa ferramenta lhe ajuda a determinar o melhor horário para você fazer posts no Twitter e quantos dos seus seguidores estão online em cada horário do dia.

Você conhece outras ferramentas de conteúdo para ajudar na organização ou no processo de criação? Compartilhe suas dicas com a gente nos comentários!

Conteúdo produzido por um redator profissional da base da Contentools.

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