Mesmo que você já tenha começado uma estratégia de marketing de conteúdo e esteja colhendo resultados altamente positivos, este ano surge a oportunidade (e a necessidade) de melhorá-la. Por quê? Porque em 2015 o mercado de conteúdo tornou-se mais competitivo. De acordo com o Content Marketing Institute, 70% dos departamentos de marketing criaram mais conteúdo em 2015 do que no ano anterior. E, naturalmente, em 2016 essa tendência deve aumentar.

Sabemos que uma estratégia de marketing de conteúdo sólida e inteligente é sempre o primeiro passo. Se você já atingiu esse objetivo e acredita que todas as suas pontas estão amarradas, saiba que ainda existem algumas questões que podem agregar valor ao seu plano. Veja a seguir 18 dicas para melhorar sua estratégia de marketing:

1. Lembre-se de que as palavras-chave são um diferencial

São elas que vão guiar os robôs do Google até seu conteúdo e assim, fazer com que seu público-alvo chegue até ele. Não se esqueça de utilizá-las principalmente na introdução, nos títulos e nos subtítulos.

2. Utilize uma voz com a qual os consumidores se identifiquem

Cuidado com o tom que você utiliza com o seu público. Lembre-se de que uma boa comunicação é uma relação bilateral e as pessoas absorvem melhor a informação quando se identificam realmente com uma voz que tenha personalidade. Qual o tom de voz da sua marca? Você faz uso de termos corporativos ou usa o bom humor na escrita? É importante definir o tom com que você conversará com seu público.

3. Construa confiança baseada na transparência

Transmita informações de qualidade, bem fundamentadas e seja sempre muito claro com a sua audiência. Somente assim você conseguirá mais do que a atenção – conquistará a sua confiança.

4. Apresente suas ideias em outros formatos

Se você discutiu um tema e percebeu que seu público gostou, por que não explorá-lo mais a fundo? Apresente-o de outras formas. O que acha de retirar as principais informações e fazer um infográfico? Ou fazer um bom compilado e transformá-las em um e-book?

5. Títulos são essenciais

Quando você entra em uma livraria em busca de um livro específico, a primeira coisa que lê são os títulos, correto? Não é diferente com os textos dentro do marketing de conteúdo. Por isso, aposte naqueles assertivos, curtos e concisos.

6. Utilize notícias e agregue novidades

Mantenha-se atualizado com notícias da sua área de atuação. Essa é uma ótima forma de pescar novas ideias e incrementar seus conteúdos.

7. Aposte na curadoria de conteúdo 

Você precisa guardar e compartilhar apenas aquele tipo de conteúdo que acha que vale realmente a pena. Por isso, faça uma boa curadoria de conteúdo. Qual  pode ser relevante para as minhas personas (e a minha empresa)? É bacana segmentar e filtrar o conteúdo para só depois compartilhá-lo com seu público.

8. Não poste apenas, engaje-se!

Não é apenas colocando a mensagem nas suas redes sociais que você vai conquistar o coração da usa audiência. Engaje-se com seu público! Comente, responda questões, interaja! Pessoas gostam de se relacionar com pessoas – e não com marcas.

9. Um bom conteúdo SEMPRE estimula conexões

Para melhorar o engajamento, sempre tenha um bom, rico e diferenciado conteúdo em mãos. Quando você adiciona valor ao seu conteúdo, as pessoas passam a precisar deles. E é assim que se consegue verdadeiras conexões.

10. Tenha um plano editorial para construir conteúdo

Manter a frequência das publicações é a base para uma estratégia bem-sucedida. Ao alimentar constantemente seus blogs, você conquista trafego orgânico, engajamento com seu público e consequentemente mais leads.

11. Inspiração vem de fontes diferentes

Busque inspiração em vários lugares. Investigue. Acompanhe notícias e artigos, identifique as melhores fontes. Use alertas do Google, RSS de blogs referência, fóruns de discussão, ferramentas, redes sociais. Vá atrás de novas ideias.

12. Qualidade é tão importante quanto quantidade

A cada 60 segundos, 168 milhões de e-mails são enviados em todo o mundo. Mais 600 vídeos entram no ar no YouTube e 1500 textos são postados em blogs de acordo com a Go-Globe.com. Diante de toda essa massificação, é muito importante ter cuidado com a qualidade do material que você oferece ao seu público.

13. Quantidade importa

Aliado à qualidade, vem a quantidade. Se a sua estratégia de conteúdo precisa de um up, a melhor forma de fazê-lo é aumentar a produção. Quanto mais materiais você coloca na rede, maiores são as chances de você se engajar com a sua audiência, conquistar mais visitantes, gerar mais leads, avaliar o desempenho das postagens e gerar oportunidades de vendas.

14. Defina sua periodicidade e seja fiel a ela

Não adianta nada definir que serão postados cinco conteúdos por semana se seu fluxo de produção simplesmente não acompanha. Defina uma meta de publicações semanal e mantenha-se fiel a ela.

15. Contextualize bem o seu conteúdo 

Não “jogue” simplesmente o conteúdo nas suas redes sociais sem nenhuma contextualização. Você precisa se esforçar para mostrar para seu público a relevância do material publicado e qual a relação dele com todos aqueles produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.

16. Acompanhe o trabalho do seu concorrente

Separe uma lista dos seus principais concorrentes. Depois, entre no site deles, localize onde os conteúdos estão dispostos e analise-os. Veja a frequência da publicação, onde foram publicados e quais são os temas abordados.

17. Use um tema para promover outro

Se você está falando de um tema A e sabe que a sua audiência costuma recebê-lo muito bem, o que acha de fazer um post e relacioná-lo com um tema B? Faça ligações entre os conteúdos e promova os dois.

18. Recicle seus melhores conteúdos 

Mensure o comportamento do seu público e veja quais conteúdos eles acolheram melhor. Depois, atualize-os com boas informações e os promova novamente.

Esperamos que esse conteúdo tenha iluminado novas ideias para a sua estratégia de marketing. Lembra de mais alguma? Comente!

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