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Chegou a hora. O Marketing de Conteúdo deixou de gerar encantamento e precisa gerar provas. Em outras palavras, é preciso convencer seu CEO de que você precisa de content marketing e só é possível fazer isso provando o sucesso comercial do Marketing de Conteúdo.

Para os profissionais de marketing, é fácil entender a importância do content marketing. Entre os inúmeros benefícios, temos:

  • educação do público-alvo com informação relevante;
  • transformação da empresa em autoridade no assunto;
  • criação de um relacionamento sólido com a base de contatos;
  • maiores e melhores oportunidades de negócio;
  • maior credibilidade e confiança por parte dos consumidores.

Entretanto, apenas falar sobre o custo-benefício e o engajamento que o content marketing proporciona não é suficiente. Afinal, negócios precisam de lucro e, para isso, é preciso provar o ROI. Em outras palavras, justificar o valor do content marketing.

Mas por que é preciso convencer o seu CEO que você precisa de content marketing?

Muitos CEOs e empresários não entendem exatamente como é a metodologia do Marketing de Conteúdo e nem como ele garante o sucesso das estratégias de marketing. Isso porque eles não entendem como funciona e muitos até mesmo ainda nem estão familiarizados com o termo “content marketing” ou “marketing de conteúdo”. Por esse motivo, é fundamental que os profissionais de marketing expliquem o valor do content marketing, seu funcionamento e provem seu valor através do ROI. É imprescindível que o seu CEO entenda e apoie sua estratégia de content marketing para que ela funcione plenamente.

Como preparar o terreno para convencer seu CEO que você precisa de content marketing?

O melhor conselho é: explique com clareza como o content marketing pode fazer a empresa atingir resultados reais. Contudo, antes de apresentar sua estratégia, é bom precaver-se com algumas ações, como:

Benchmarking: em um primeiro momento, é importante realizar uma análise de mercado e ver quais são as empresas – principalmente as concorrentes – que já estão utilizando o content marketing e quais práticas podem ser replicadas em seu negócio, principalmente em termos de informações e política editorial.

Métricas: Proponha métricas tangíveis para mostrar que o content marketing é eficiente na geração de novas oportunidades de negócios, além de ter um excelente custo-benefício na aquisição de clientes, colaborando também para o aumento das vendas. Mostre como disseminar a informação e educar o mercado é fundamental para otimizar os recursos e o time de vendas e diminuir o ciclo de venda do produto ou serviço.

Quebra de objeções: assim como com suas buyer personas, é preciso quebrar as objeções de seu CEO antes mesmo delas acontecerem, por isso esteja preparado para elas. Objeções como custo e tempo são prioridade.

Dados estratégicos: traga dados concretos sobre o tráfego orgânico gerado pelo content marketing, economizando recursos em mídias pagas. Além disso, mostre como o ROI do Marketing de Conteúdo pode ser maior do que o do link patrocinado em até 3 vezes. Como? Através de pesquisas, como a da Kapost e Eloqua. Mostre como o content marketing é fundamental para geração de leads e que o resultado é proporcional ao seu nível de autoridade – conquistado com o content marketing.

Planejamento: por fim, ilustre como será o planejamento de ações e organização do projeto, como calendário editorial, equipe responsável e temas a serem abordados. Mostre que você pode trabalhar com uma equipe enxuta, principalmente se utilizar a Plataforma da Contentools, que auxilia no gerenciamento e automatização do conteúdo e disponibiliza uma base de profissionais especialistas nos mais diversos assuntos, além da possibilidade de contratar um Content Manager para gerir sua conta.

Contra fatos não há argumentos: 18 fatos para convencer seu CEO que você precisa de content marketing

Após você mostrar ao seu CEO que o content marketing é extremamente eficaz para superar os pontos de dor do cliente, manter os clientes atuais e criar uma autoridade de marca, além de educar o mercado e criar credibilidade e confiança, chegou a hora de mostrar fatos concretos. O motivo? O principal obstáculo na hora de convencer seu CEO que você precisa de content marketing, é mostrar que essa estratégia é tão boa “na vida real” quanto no papel, e contra fatos não há argumentos. Por isso, separamos 18 fatos para convencer seu CEO que você precisa de content marketing. Vamos lá?

1.Uma imagem ainda diz muito mais do que mil palavras quando se trata de capturar a atenção do leitor e não apenas no mercado B2C. Na realidade, os consumidores do mercado B2B responde muito bem aos infográficos, e 39% desses consumidores tendem a compartilhar as imagens em suas redes sociais, colaborando para o engajamento da sua estratégia de content marketing.

2. 29% dos profissionais de marketing reutilizam seus conteúdos nos mais variados canais de marketing, o que otimiza os recursos voltados para a estratégia de content marketing.

3. Utilizar plataformas de gerenciamento de conteúdo, e-mail marketing e automação aumenta o alcance do marketing de conteúdo; prova disso é que 47% do mercado B2C já implementou ferramentas desse tipo em sua estratégia de content marketing.

4. A criação de vídeos possibilita um rápido crescimento no marketing de conteúdo em plataformas como o Facebook, em que 50% dos usuários assistem a, no mínimo, um vídeo por dia.

5. A variedade de canais ajuda as marcas a atingirem um público amplo, por isso é preciso utilizar diferentes tipos de conteúdos em diferentes formatos e comprimentos. Prova do sucesso desse tipo de estratégia é que 78% das empresas utilizam white papers adaptados a diferentes plataformas e audiências e 73% utilizam estudos de caso. Outros tipos de conteúdo incluem webinars, podcasts, avaliações e apresentações interativas.

6. O mobile marketing é uma ótima forma de atingir sua audiência, pois 40% dos consumidores olham três canais diferentes antes de tomar uma decisão de compra, sendo o mobile um desses canais. Fornecer conteúdo de qualidade com uma estratégia omnichannel ajuda a criar leads qualificados e consumidores informados ao longo do processo de compra.

7. Utilizar mais de um canal para entregar a mensagem da empresa é uma ótima forma de conseguir leads; no mercado B2B, por exemplo, 94% dos profissionais de marketing usam o LinkedIn como um de seus canais de distribuição.

8. O envolvimento do CEO ajuda a impulsionar a estratégia de conteúdo, pois ele possui uma visão geral da empresa. Um fato que comprova isso é que 65% das empresas têm envolvimento executivo direto com suas estratégias de marketing de conteúdo.

9. O custo do content marketing é, em média, 62% menor do que uma campanha publicitária tradicional. Essa economia de custos pode ser realocada para outros projetos de negócios ou utilizada para expandir uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida.

10. É importante manter uma continuidade na estratégia de conteúdo, pois ela ajuda a manter a atenção do público e favorece a estratégia de SEO na busca orgânica. Por isso, 48% das empresas B2C publicam novos conteúdos semanalmente e até mesmo diariamente.

11. Personalizar o conteúdo é importante para que os consumidores encontrem informações específicas e relevantes para seus interesses e necessidades. No segmento B2C, por exemplo, há uma média de 4 personas diferentes na estratégia de conteúdo para deixá-la relevante e altamente personalizada.

12. A maioria das empresas possui ajuda terceirizada para colocar sua estratégia de conteúdo em prática, reduzindo os custos dessas iniciativas em marketing. Para entender a dimensão: 62% das empresas utilizam terceirização de conteúdo para algumas ou todas as suas necessidades de content marketing.

13. O boca-a-boca ainda é um grande influenciador no comportamento do consumidor, mas o marketing de conteúdo pode aproveitar isso para gerar conteúdos de usuários, depoimentos e até cases de sucesso. 97% dos compradores confiam mais no conteúdo quando ele tem algum depoimento de cliente ou o “toque” do consumidor, de alguma forma.

14. O engajamento do cliente com a marca ajuda a aumentar a retenção dos clientes. O melhor canal para isso é o Twitter, em que 73% dos tweets recebem atenção do cliente.

15. 42% dos profissionais B2B sentem que as estratégias de content marketing são mais eficazes para cumprir as metas dos negócios, principalmente quando são documentadas.

16. O storytelling é uma prática utilizada para aumentar a fidelidade da marca com um apelo emocional ao negócio; por mostrar sua proposição de venda em forma de contação de histórias, 61% dos profissionais estão utilizando esta prática.

17. O content marketing continua sendo a garota dos olhos de muitas empresas – mais de 50% das empresas B2C pretendem criar ainda mais conteúdo no próximo ano em comparação a 2015.

18. Cada vez mais empresas estão aumentando o investimento em marketing de conteúdo, principalmente devido a eficácia do ROI geral nas metas de negócios da empresa. Prova disso é que 55% das empresas de B2B estão planejando aumentar seus esforços e orçamentos em marketing de conteúdo ao longo do próximo ano.

Este post foi útil para você? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e veja como a Plataforma da Contentools pode te auxiliar a mostrar ainda mais o valor da estratégia de content marketing e convencer seu CEO de que será possível atingir as metas do negócio e crescer ainda mais com uma estratégia documentada e centralizada em uma plataforma de gerenciamento e automação de conteúdo.

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