Então, você tem um blog. A primeira parte já passou, você começou suas postagens, mas ainda não conseguiu construir um tráfego significativo. O seu sonho é que o seu blog atinja milhões de visitas por mês e que essas visitas se convertam em leads qualificados, não é mesmo? Para início de conversa, é preciso ter um tráfego. Por esse motivo, no post de hoje, iremos elencar 15 táticas que aumentarão o número de visitantes no seu blog. Vamos lá?

Tática #1: Produza mais conteúdos de topo de funil

Na realidade, mais importante do que atrair visitantes, é pensar na sua estratégia de marketing de conteúdo. Isso porque, de nada adianta você ter um tráfego significativo, mas formado por uma audiência que não se interessa pela sua solução, não é mesmo? Por isso, pense na jornada de compra do seu cliente ideal para que ele se torne um visitante e então, futuramente, um lead para a sua empresa.

O conteúdo de topo de funil é a fase de conscientização do visitante, e é a parte mais larga do funil. Isso porque é quando você recebe o maior número de visitantes e tráfego orgânico. Por isso, uma boa tática é pensar nos conteúdos de topo, pois é quando você desperta o interesse do futuro cliente pela sua solução.

Tática #2: Aumente a frequência de posts em seu blog

Segundo uma pesquisa da Hubspot, 82% dos profissionais de marketing que postam diariamente em seu blog conseguem pelo menos um cliente em comparação aos 57% que só postam mensalmente. Além disso, a mesma pesquisa apontou que as empresas que publicam pelo menos 15 postagens novas por mês recebem cinco vezes mais tráfego do que as que não publicam. Por fim, a pesquisa mostra que com essas estratégias e aumentando a frequência de postagem de 3 a 5 vezes por mês para 6 a 8 vezes por mês, as empresas conseguem dobrar suas oportunidades de vendas. Com esses dados, conseguimos perceber que planejar uma estratégia de conteúdo levando em conta o funil de vendas e a frequência das postagens já são ótimas estratégias para aumentar o tráfego do seu blog. Contudo, ainda podemos tentar outras táticas, veja a seguir.

Tática #3: Faça e receba guest posts

Uma ótima maneira de aumentar o tráfego do seu blog é através do compartilhamento de audiência. Para isso, você pode postar um conteúdo de sua autoria em portais e sites de referência do seu segmento e também solicitar que autoridades nas temáticas do seu segmento postem artigos em seu blog. Sendo assim, você conquistará a audiência do blog em que você postar e também a audiência do influenciador, que serão visitantes qualificados, pois já se interessam por assuntos do setor.

Tática #4: Faça link building

Conseguir links em outros sites também é muito bom para aumentar o tráfego do seu blog. Converse com outros portais e sites de referência, peça para eles linkarem algum conteúdo do seu blog, estimule o compartilhamento. Faça uma parceria de troca de links, por exemplo. Contudo, tome cuidado. Faça isso apenas com blogs complementares ao seu e com conteúdo de qualidade. Você não quer se associar a qualquer um, não é mesmo?

Tática #5: Faça co-marketing

Ainda na onda das parcerias, outra estratégia que acelera seus resultados com marketing de conteúdo e, consequentemente, aumenta o tráfego do seu blog, é o co-marketing. Com essa estratégia, você aumenta sua credibilidade e reduz custos, ao mesmo tempo que aumenta o poder do impacto promocional e consegue atingir um nome público de maneira rápida e eficiente.

Tática #6: Utilize tags em seu conteúdo direcionadas para uma audiência propensa a compartilhar

Uma forma de aumentar o tráfego do seu blog é através do compartilhamento realizado por outros usuários. Por isso, quando você for elaborar sua estratégia de escrita, considere a capacidade do público em compartilhar seu conteúdo. Procure temáticas para uma audiência evangelizadora, como grupos de discussão.

Tática #7: Distribua o conteúdo nas redes sociais e grupos de discussão com temas complementares ao seu conteúdo

Além de utilizar os grupos de discussão como evangelizadores de seu conteúdo, você mesmo pode fazer uso do compartilhamento. Utilize as redes sociais e grupos como um meio de distribuição do conteúdo do seu blog. Contudo, foque nos grupos com temas complementares e relacionados ao seu conteúdo, de maneira a atingir uma audiência qualificada.

Tática #8: Participe de comunidades sobre as temáticas do seu blog

Outra forma de aumentar o tráfego é através de networking e relacionamento. Participe de comunidades sobre as temáticas relacionadas ao seu blog para descobrir quais os temas mais abordados, dar sua opinião e aproveitar para distribuir seu conteúdo e divulgar seu blog. Contudo, antes de partir para a parte da “propaganda”, construa um relacionamento sólido, entenda as dores e desafios da comunidade e participe ativamente.

Tática #9: Tenha um conteúdo SEO-friendly

Você precisa trabalhar com as palavras-chave em uma boa densidade e também tirar vantagem do SEO. Veja se o seu post está bem otimizado, para isso existem vários plug-ins. Veja como está a descrição do seu post, o título, a introdução e se a densidade e o SEO estão bons. Isso ajudará na hora do tráfego orgânico gerado pelos motores de busca.

Tática #10: Otimize o seu layout ou template

Outra tática mais técnica é a otimização do seu template, que também tem tudo a ver com SEO. Se o número de artigos da sua homepage for muito alto, por exemplo, isso pode dificultar o carregamento da página e fazer os visitantes desistirem. Outra questão são os banners; dependendo da quantidade e do tamanho eles também incomodam os visitantes, diminuindo o tráfego devido ao tempo de carregamento.

As imagens também são um ponto a ser otimizado, pois ao reduzir o peso das mesmas, você mantém um tamanho padrão, o que faz muita diferença para o carregamento da página.

Tática #11: Use as redes sociais para compartilhar seus posts e encontrar novas conexões

Ao utilizar as redes sociais com perfis completos, você aparecerá mais nas pesquisas. Além disso, conectar-se com outros usuários também é uma forma de apresentar seu trabalho e melhorar seu networking.

Pessoas influentes do seu mercado começaram a ver seus posts, e até mesmo a compartilhar seu conteúdo. Interaja com esses usuários para ganhar a sua confiança e tenha uma participação autêntica nas comunidades para transmitir credibilidade. Seus seguidores se tornarão uma audiência leal, aumentando o tráfego do seu blog.

Tática #12: Instale o Google Analytics e preste atenção nos resultados

O mínimo que um blog precisa ter para realizar análises é o Google Analytics. Com essa ferramenta você possui dados de origem de visitas, fontes de tráfego de qualidade e fica sabendo quais conteúdos estão gerando mais engajamento. Com todas essas informações, é possível melhorar sua estratégia de conteúdo para repetir seus sucessos e gerar mais conteúdo de qualidade e, consequentemente, aumentar o tráfego do seu blog.

Tática #13: Adicione gráficos, imagens e ilustrações

Crie imagens originais em seu blog com a sua marca e dessa maneira outros poderão utilizar seu conteúdo visual em seus próprios blogs; isso o beneficiará com um maior tráfego. Você pode incluir os termos de uso em seu blog para facilitar o uso correto da imagem que você criou e obter o máximo dessa estratégia.

Tática #14: Faça referência aos seus próprios posts

Não adianta só contar com o link building externo, você precisa fazer isso também. O seu objetivo é que o visitante não saia do seu site e que leia cada vez mais os seus posts. Por isso, link outros posts complementares ao post atual, não só na call-to-action, mas ao longo do texto.

Tática #15: Comente em outros blogs do seu mercado

A interação na blogosfera é essencial para o aumento do tráfego em seu blog. Faça comentários nos posts de amigos, colegas e blogs que você acompanha. Outros usuários verão seus comentários e poderão se interessar em conhecer seu trabalho. Contudo, tenha uma interação autêntica. Faça comentários prudentes e inteligentes, que despertem o interesse dos leitores.

Blogar tem a ver com consistência e qualidade. Não desista. Mantenha-se na programação do seu calendário editorial, pense em suas personas e na jornada de compra, crie conteúdos que despertem o interesse para a sua solução, pensando sempre nas dores e desafios enfrentados por sua comunidade. Procure interagir de forma autêntica, criando novas conexões e networking. Crie parcerias promissoras para co-marketing, guest posts e link building. Tenha o hábito de postar com frequência e sempre nos mesmos dias. Não escreva só por escrever, pense bem e adicione valor à vida dos seus visitantes. Lembre-se de que Marketing de Conteúdo é uma estratégia de longo prazo e o tráfego do seu blog irá crescer exponencialmente se você tiver paciência, planejamento e relevância.

Este post foi útil para você? Deixe suas dúvidas e experiências nos comentários e se precisar de ajuda para escalar sua produção, fale com nossa equipe!

Previous ArticleNext Article

This post has 10 Comments

10
  1. Dicas excelentes. Para quem enfrenta o enorme desafio de estabelecer um blog relevante, como é o meu caso, estas dicas são mais do que apenas técnicas. São inspiradoras. Obrigado por compartilhar estes conhecimentos, e ao final das contas ser um exemplo de como se faz um post de qualidade e com relevância.

  2. Achei muito interessante as dicas de como tornar um blog mais atraente e mais visitado e pretendo por em prática em um blog de FINANÇAS que criei a pouco tempo, (https://financasgepacnet.blogspot.com.br/?m=1) com o objetivo de ajudar as pessoas a terem mais informações sobre EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Pois tenho visto ao longo de minha vida como profissional de educação, a total falta deste assunto nas escolas.

  3. Quando eu comecei no marketing digital eu achava que era simplesmente fácil era só colocar um SITE no ar fazer as publicações que ia gerar um montão de visitas. E com isso fui criando vários site em varios nicho . Agora vejo que não é tão simples assim.
    A cada dia eu aprendo mais….
    Gratidão pela suas dicar – abraços

  4. Ótimo! Que post maravilhoso, é sempre bom compartilharmos o que sabemos não é mesmo? Esse post me ajudou muito e tenho certeza que ainda vai ajudar várias pessoas. Obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.