Customizar o blog empresarial feito no WordPress e obter melhores resultados fica fácil quando se instala os plugins certos. Essa é, inclusive, uma das razões que fez do WordPress um dos mais populares sistemas de gestão de conteúdo para blogs e sites na internet. Ele conquistou muitos usuários por permitir que mesmo alguém com pouco conhecimento técnico pudesse criar páginas relativamente sofisticadas. Cada usuário pode adaptar o sistema para seu uso específico, instalando um template e plugins de acordo com suas necessidades.

Já usuários técnicos podem entrar na API com facilidade e levar a plataforma a novos e interessantes caminhos. As constantes atualizações garantem um código sempre organizado e simples, favorecendo a “leitura” pelos robôs dos buscadores – e, com isso, melhorando o ranqueamento de um blog empresarial.

E ao instalar alguns dos inúmeros plugins oferecidos gratuitamente é possível realmente turbinar esses resultados. Vamos conferir os principais?

Para turbinar o desempenho do blog empresarial

1. W3 Total Cache

Com ele você melhora a velocidade do seu site independente da quantidade de conteúdo que você já tenha hospedado nele.

2. WordPress Mobile Pack

Ajuda a otimizar o seu site para usuários mobile, tornando seu conteúdo responsivo e fácil de ler em celulares e tablets – uma das maiores demandas atuais.

3. Related posts

Quer que os leitores passem mais tempo dentro do seu site, aumentando o número de páginas visitadas e o engajamento? Esse é o plugin certo para você! Ele melhora o rendimento do seu blog indicando aos leitores posts relacionados aos que eles acabaram de ler.

Para administrar melhor o blog

4. Aksimet

É um plugin super popular, que ajuda a proteger seu site de spammers e hackers.

5. Thank Me Later

Ele permite captar emails de leitores e de quem deixa comentários no blog para agradecê-los após cada interação. Ótimo para estreitar o relacionamento, oferecer outros conteúdos e ajudar seus clientes em potencial a dar um passinho a mais rumo à ponta do funil de vendas.

6. Broken Link Checker

Nada mais frustrante do que acessar um conteúdo, tentar saber mais e se deparar com uma página inválida, não é? Este plugin ajuda a fazer com que seus posts nunca fiquem com links externos quebrados, checando todo o conteúdo já postado.

7. Post Layout

Ele permite criar padrões para posts, podendo colocar caixas de anúncio banners no início, meio ou fim de cada um. Ótimo para usar calls to action relacionados ao tema do conteúdo, por exemplo.

8. Google XML Sitemaps

Ao criar mapas do seu site com esse plugin você consegue otimizá-lo para ter melhores resultados junto aos mecanismos de busca.

9. All in One SEO Pack

É um dos plugins mais populares para checar se as configurações básicas de SEO foram cumpridas. Será que a palavra-chave de foco está sendo usada no título? E nos sub-títulos? E a descrição que os leitores verão nas redes sociais, está no tamanho adequado? Esse plugin dá essas e outros respostas que ajudam a melhorar a indexação dos seus posts.

10. Shareholic

Um dos mais populares plugins de compartilhamento social da internet, muito útil para manter seu site compartilhável.

Para analisar o público-alvo

11. Google Analytics for WordPress

Permite acompanhar o site de forma fácil, com muitos metadados que o Analytics apresenta, como consultas por autor e categoria, rastreamento automático de cliques e as tão importantes pageviews.

12. WP-Stats-Dashboard

Também mostra estatísticas do tráfego do blog, mas insere dados também sobre engajamento e influência social diretamente no painel. Além disso, permite conferir a posição no ranking do Alexa e como anda a autoridade no Technorati.

13. Search Meter

Controla quais são as palavras e expressões mais buscadas dentro do seu blog. Bom para ter ideias de temas, sabendo o conteúdo que seu público mais quer consumir e a forma que ele se expressão ao procurá-lo.

14. Disqus Comment System

Permite levar o campo de comentários a um outro nível: com ele, cada usuário avalia o comentário do outro e as conversas possam gerar mais discussões de qualidade.

Então, já sabe quais os plugins fazem mais sentido para acompanhar suas métricas e alcançar seus objetivos no Marketing de Conteúdo? Vale também baixar todos eles, só não vale deixar o painel do blog um deserto… Ou uma árvore de Natal, com tantos plugins pendurados que você mal consegue acompanhar metade deles. Seja assertivo nessa escolha, tenha disciplina e certamente os resultados virão!

Você conhece outros plugins interessantes para um blog empresarial? Compartilhe a dica com a gente nos comentários!

ebook - Produtividade no marketing de conteúdo

Previous ArticleNext Article

This post has 7 Comments

7
  1. Pingback: Como publicar no Facebook a cada atualização do blog Wordpress - MARKETING DE CONTEÚDO
  2. Pingback: Saiba porque o WordPress é a melhor escolha para o seu blog corporativo - Marketing de Conteúdo
  3. Pingback: Os primeiros passos para a criação de um blog corporativo - MARKETING DE CONTEÚDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.