Você já deve saber da importância de produzir conteúdo para o blog da sua empresa. O marketing de conteúdo ajuda a direcionar um grande número de visitantes para o seu site, melhora o rankeamento da sua marca nos resultados orgânicos de diversos mecanismos de busca, além de auxiliar a posicionar a sua marca como líder ou referência no mercado em que atua, sendo uma forma poderosa de desenvolver melhores relações com os seus clientes.

No entanto, muitas empresas que já possuem um blog corporativo e já colocam uma estratégia de marketing de conteúdo em prática sentem dificuldades na hora de divulgar o conteúdo produzido. Para ajudar você, separamos uma lista com 14 excelentes ferramentas para divulgar o conteúdo publicado, acompanhe:

Redes Sociais

As redes sociais são excelentes ferramentas para, além de interagir com o público, divulgar conteúdos do seu blog corporativo. Conheça mais sobre cada uma delas, e veja qual se adequa melhor ao seu negócio e público-alvo.

1. Twitter – O Twitter é uma plataforma que funciona como um mini-blog, e permite que os usuários postem mensagens de até 140 caracteres, além de fotos, vídeos, links e etc. Nele você encontra uma excelente forma de compartilhar o que você produziu em seu blog. Mais eis uma dica: evite simplesmente copiar o título do seu blog post e divulgá-lo com o link. Adeque a mensagem para que ela pareça mais chamativa, curiosa, e criativa. Lembre-se de usar hashtags para facilitar a busca do seu conteúdo.

2. Facebook – É uma das redes sociais mais populares, com mais de um bilhão de usuários em todo mundo. Nela você pode compartilhar fotos, vídeos, links, fazer enquetes e etc. A vantagem é que você pode, além de divulgar organicamente, promover os posts para que eles alcancem uma audiência determinada por você no momento da criação do anúncio.

Dica: experimente conhecer mais sobre a técnica de Seeding, que basicamente é quando você participa de grupos relacionados ao seu negócio, e compartilha seus conteúdos por lá – respeitando as regras de cada grupo, é claro.

3. Pinterest Fez um infográfico bacana? Tem uma imagem chamativa em seu blog? Você pode usar a rede Pinterest para a divulgação deste conteúdo, lembrando sempre de otimizar o título dos seus “pins” e de linkar para o seu blog.

4. LinkedIn Especialmente se você tem um negócio bastante formal, e focado em network, o Linkedin é uma excelente ferramenta. Você pode compartilhar o conteúdo do seu blog com seguidores e em grupos. Uma boa forma de aumentar o alcance do seu blog é compartilhá-lo em discussões que já estejam ativas, e que tenham relação com o seu negócio.

5. Google+ – O G+ é excelente porque ajuda o Google a indexar o seu conteúdo de forma mais rápida. Ele também permite que você compartilhe links, fotos e vídeos, e crie mensagens para públicos direcionados. Uma ideia interessante é criar Hangouts para tratar de assuntos comuns ao seu blog, e ao final, convidar o seu publico à acessá-lo.

6. Vine   A rede permite que você crie vídeos de 6 segundos, e compartilhe em redes sociais como Twitter, Tumblr e Facebook. Você pode usá-la para fazer um vídeo anunciando determinado conteúdo do seu blog. Pode ser uma pequena animação com o título, ou um time-lapse dos bastidores da produção. Use a criatividade e não esqueça de linkar!

Ferramentas

Algumas ferramentas específicas foram feitas para levar o seu conteúdo o mais longe possível:

7. ShareThis: O botão ShareThis é um widget “tudo-em-um” que permite que as pessoas compartilhem qualquer conteúdo na web com os amigos via e-mail, redes sociais, e até mesmo mensagem de texto. Use em seu blog para que as pessoas possam recomendar o seu conteúdo.

8. Disqus : Esta é uma plataforma que funciona como uma seção de comentários de um blog e ajuda a envolver os leitores e criar discussões entre o público.

9. BuzzStream: excelente ferramenta que ajuda você a criar um “buzz” em torno de determinado conteúdo. Isso porque ele tem um painel com uma visão geral das suas contas de redes sociais, e que assuntos estão sendo mais comentados, para que você possa entrar nas conversas e interagir divulgando o próprio conteúdo.

Automação de marketing

Algumas ferramentas facilitam o seu trabalho por permitirem que você automatize várias ações. Separamos a mais conhecida delas.

10.  Hootsuite: Ele foi originalmente projetado para otimizar e gerenciar contas de Twitter, mas agora também permite que você publique a partir de contas do Facebook e LinkedIn. A capacidade de agendar mensagens é a opção mais eficiente do HootSuite, porque permite que você possa planejar com antecedência o seu conteúdo, e assim mantenha suas contas ativamente engajadas com seu público. A ferramenta, porém, é paga.

Outras opções:

11. Email Marketing: Colete as informações de contato do seu público e envie e-mails contando as últimas novidades do seu blog. Algumas ferramentas e plugins podem ser utilizadas para coleta de informação e disparo de email.

Ferramenta: RDStation, Hubspot, MailChimp, LeadLovers.

Plugins para WordPress: Contact form 7, InbounNow (captura e gestão de leads), Hello Bar, Ninja Popups.

12. Fóruns: há milhares de fóruns na internet com usuários dispostos a debater e trocar informações sobre os mais variados temas. Encontre fóruns que conversem com o seu nicho de mercado e divulgue seus melhores artigos.

13. Agregadores de conteúdo: Compartilhe seus posts em agregadores de conteúdo, como o site Ueba! A vantagem é que enquanto você divulga seu conteúdo, pode descobrir links interessantes dentro do seu nicho de atuação.

14. Links Patrocinados: Faça anúncios de links patrocinados no Google, Yahoo, MSN e outros. Já falamos do assunto neste post sobre qual a melhor estratégia: SEO ou Links Patrocinados?

Pronto, aí estão 14 ferramentas poderosas! Crie entusiasmo e engajamento em torno do conteúdo do seu blog e use essas plataformas para colocar o seu conteúdo nas mãos de potenciais clientes!

Conhece mais alguma ferramenta de marketing importante de divulgação? Conte para a gente nos comentários!

Conheça 14 super plugins que vão acelerar seu blog empresarial.

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