Benefits-of-content-Marketing

Algumas vezes, os benefícios do marketing de conteúdo não são tão claros. Muitas empresas ainda acreditam que o ranking em ferramentas de pesquisa é o mais importante quando falamos em resultados.

O marketing de conteúdo tornou-se uma estratégia muito popular. É interessante analisar a razão pela qual, por exemplo, 88% das empresas B2B o utilizam em suas estratégias.

Não é nenhum segredo que o conteúdo também tem um papel importante para as mídias sociais. Pois, através dele, as empresas possuem algo relevante para compartilhar em suas contas sem oferecer produtos o tempo todo.

Mas há muito mais do que você imagina! Ao definir uma estratégia de marketing de conteúdo você deve se perguntar: estou publicando apenas em meu próprio site? Estou postando conteúdo de convidados? Quais tipos de conteúdo estou postando? Ele é bom o suficiente?

Neste texto trouxemos alguns benefícios que você pode conquistar através do marketing de conteúdo e assim justificar o foco na produção.

Benefícios do marketing de conteúdo

1) Mais conteúdo para o seu site

Claro! Quanto mais conteúdo você produzir, mais material terá para publicar no seu site/blog. Isso significa que, ao publicar mais conteúdo, mais pessoas poderão encontrá-lo e consumi-lo.

Mas a produção em grande quantidade não é o único fator importante. Como sempre, é bom estar atento à qualidade do material oferecido aos leitores. Isso também irá definir quanto tempo eles passarão navegando em seu site.

2) Mais tempo em seu site

Como dito anteriormente, quanto mais conteúdo você publicar e quanto mais esse conteúdo for relevante ao leitor, mais tempo ele passará navegando em seu site.

Isso é importante, pois quanto mais tempo as pessoas gastarem no seu site, mais chances você terá de levá-los a realizar algum tipo de ação que você deseja que eles executem (como, por exemplo, a compra de algum produto ou serviço).

3) Melhores taxas de conversão de leads

Ao conseguir que os leitores passem mais tempo em seu site, provavelmente sua taxa de conversão irá aumentar. Além disso, informações valiosas no conteúdo geram confiança e isso também potencializa a possibilidade de conversões.

Os resultados para gerar conversões com o marketing de conteúdo podem não ser imediatos, mas com o tempo você perceberá que valeu a pena dedicar tempo e esforço para isso.

4) Mais conteúdo para divulgar em suas redes sociais

Se você tem dúvidas do que publicar nas mídias sociais da sua empresa, seus problemas acabaram! Ao produzir um fluxo considerável de conteúdo excepcional, você poderá compartilhá-lo em seus canais sociais.

Basta tornar o conteúdo atraente para seus seguidores, possibilitando que pessoas cheguem ao seu site não só através de uma ferramenta de busca.

5) Melhor ranqueamento nos motores de busca

O conteúdo não é o único fator de classificação nos motores de busca. Mas é claro que, quanto mais conteúdo você fornecer, mais chances você terá de ser encontrado.

O marketing de conteúdo também possui um aspecto positivo em seus esforços de SEO. O uso correto de palavras-chave e de back-links ajuda no seu ranqueamento.

6) Mais tráfego

O tráfego pode vir de motores de busca, das mídias sociais ou de uma variedade de outras fontes. Embora seja uma “lenda” que um conteúdo ganhe fama facilmente, é bem possível que um conteúdo o ajude a ganhar mais tráfego se você investir um pouco mais de dedicação ao distribuí-lo e compartilhá-lo.

7) Melhor percepção da marca

Há uma boa maneira de produzir uma grande percepção da marca: ofereça conteúdo excepcional e que gere valor aos leitores.

Além disso, se você tem conteúdos relevantes que podem ser compartilhados em suas redes sociais, já irá se diferenciar como marca, pois não estará aborrecendo seus clientes com auto-promoção.

Com isso sua marca adquire maior autoridade e reconhecimento no mercado.

8) Melhor relacionamento com seus clientes

O conteúdo gera a oportunidade da empresa estar em contato com seus clientes de uma forma mais pessoal, sem oferecer produtos ou serviços a todo momento. Ele ajuda a criar e manter o relacionamento, já que seus clientes reconhecerão seus esforços para oferecer valor com seu conteúdo.

9) Maior envolvimento com a marca

Sem dúvidas, um público engajado é um público com maior potencial de compra. O objetivo é fazer com que as pessoas não esqueçam da sua empresa.

Além disso, usuários engajados acabam promovendo sua marca sem que você tenha que promover grandes esforços para isso.

10) Imunidade contra o aumento de bloqueio de anúncios

O bloqueio de anúncios é um problema crescente para anunciantes, já que muitos usuários usam ad blockers. O marketing de conteúdo acaba sendo uma forma de contornar isso, pois não utiliza propaganda de forma direta ou agressiva.

11) Diminuição dos custos de comercialização

Muitas empresas têm a percepção de que o marketing de conteúdo é um investimento caro. A razão disso é que o retorno sobre o investimento pode não aparecer tão rápido, mas o marketing de conteúdo é altamente escalável, mesmo com alguma demora ele sempre se mostra eficiente.

12) Permite preços mais altos

Não há dúvidas de que o marketing de conteúdo é capaz de fazer dinheiro e melhorar as taxas de conversão. Mas como o conteúdo permite que você aumente o valor dos seus produtos ou serviços?

Bem, as regras são semelhantes ao marketing por influência. Quando o conteúdo divulgado é bom e relevante constrói uma confiança na experiência e conhecimento do cliente, aumentando a demanda do que você tem para oferecer.

Esse post foi útil para você? Deixe seu feedback nos comentários! E qualquer dúvida quanto ao marketing de conteúdo, entre em contato com um de nossos consultores.

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