
Diferente do mercado offline, medir o alcance de uma estratégia de marketing digital é bem mais preciso. A partir de algumas ferramentas gratuitas é possível entender como anda o marketing de conteúdo de empresas do seu setor. Mais do que “espionar” a concorrência, a ideia é se inspirar em casesdo seu mercado. Ou, ainda, observar possíveis falhas para ir além com a sua própria estratégia de conteúdo.
Em muitos casos, ferramentas que ajudam a monitorar o seu desempenho no marketing digital também podem ajudar a coletar dados sobre seus concorrentes. Vamos conhecer algumas possibilidades?
1. Alertas do Google – Monitoramento de menções online
Com os alertas do Google você fica informado de tudo o que é publicado com relação aos seus concorrentes ou com relação a você mesmo. Você define palavras-chave que se referem ao seu mercado e recebe em seu e-mail sempre quando é publicado algum conteúdo relacionado àquela expressão.
Preço: Gratuito.
2. SocialMention – Estatísticas de menções online
Com o SocialMention você também fica a par do que acontece com seus concorrentes pesquisando como eles estão se saindo. Diferentemente dos Alertas do Google, ele fornece dados sobre como a marca ou o produto concorrente estão se apresentando em redes sociais, sites de notícias e blogs especializados.
Preço: Gratuito.
3. Topsy – Monitoramento para Twitter
O Topsy é focado no Twitter e a ferramenta é muito interessante. Nela você pode entender como está a influência do concorrente e até mesmo da sua marca, analisando os dados de engajamento em twittes atuais e antigos (desde 2006).
Preço: Gratuito (com limitação para conteúdo em tempo real e relatórios muito detalhados), a conta PRO custa US$ 12 mil/ano.
4. Competitive Research & Keyword Research Gadget
Nesse sistema você interliga ao seu site permitindo a extração de dados sobre as visitas e os visitantes. Com ele você pode usar outras ferramentas que ajudem a comparar os dados do seu site com os dados dos seus concorrentes, de modo a interpretar como seu site pode melhorar.
Preço: Gratuito.
5. InfiniGraph – Conhecendo o seu público via mídias sociais
Você sabe quais as marcas, produtos e conteúdo estão sendo compartilhados nas redes pelas pessoas que seguem a sua empresa nas mídias sociais? Com o InfiniGraph você pode fica por dentro desses dados e de outras coisas que o seu público também gosta. A ferramenta permite que você conheça outras tendências do seu setor de modo a entender mais profundamente o público dos seus produtos e serviços.
Preço: Gratuito.
6. Google Keyword Planner – Escolha as palavras certas
Essa ferramenta, à primeira vista, não parece útil para análise de concorrentes, mas o importante mesmo é olhar nas entrelinhas. Ela permite que você entenda o seu mercado e como ele é visto online. Ou seja, pode ser o ponto de partida para uma análise profunda de como tratar o seu conteúdo digital.
Preço: É gratuito, mas é necessária uma conta Google AdWords, que também é gratuita.
7. Instapaper – Não perca as leituras, guarde-as para quando puder.
O Instapaper é um sistema de favoritos no qual você pode guardar todo o conteúdo que você abre durante o dia, mas não tem tempo para ler. Ajuda principalmente na organização do seu trabalho e monitoramento.
Preço: Gratuito.
8. SEMRush – Dados de palavras-chave
O SEMRush é um ferramenta realmente focada em entender o concorrente. Com dados de palavras-chave orgânicas e classificação, palavras-chave do anúncio e o tráfego por tais palavras, você terá em mãos os dados que precisa para um acompanhamento do mercado.
Preço: A pesquisa via homepage é gratuita e com muitos dados, mas se você quiser dados realmente detalhados você pode melhorar seu plano por US$ 69,95 por mês.
9. Alexa – acompanhe o ranking
Esta é uma das ferramentas mais avançadas disponíveis hoje e há um bom tempo classifica a relevância de websites. O Alexa faz tudo quando se trata de acompanhar a concorrência: fornece dados sobre links, tráfego, palavras-chave e mais. É um excelente recurso especialmente se os seus concorrentes são internacionais.
Preço: é possível checar overviews gratuitamente, mas as opções mais avançadas são vinculadas à assinatura dos planos. A versão básica custa US$ 9,99 por mês.
10. Open Site Explorer – monitoramento de link building
Nessa ferramenta você pode ver dados de PageRank, autoridade, domínios e links de quem está referenciando o seu site e os sites da concorrência. Pode também comparar os dados, para melhorar sua estratégia digital a partir deles.
Preço: Você pode obter alguns dados de graça imediatamente, mas a versão completa custa US$ 99/mês.
Você já usa algumas dessas ferramentas ou conhece outras que gostaria de compartilhar? Conte para a gente nos comentários!
Conteúdo originalmente publicado em 22 de maio de 2014.
No título da postagem está: 10 ferramentas GRATUITAS e aí você vai até elas e tem que pagar. Não entendi.
Muito bom, Google Alertas é ótimo até para criar Backlinks, sempre uso essa ferramenta. Já o Google Keyword Planner é ótimo para criar conteúdo!!
Excelente artigo, começamos a usar esses métodos como forma de analisar e entender as métricas que trazem resultados à nossos concorrentes.
Lembrando que também tem o Ahrefs, ele é muito bom…
Obrigado por compartilhar…
Alan
Excelentes dicas, parabéns!
Excelentes ferramentas para analisar os competidores, eu acho que o melhor é o SemRush, pois eles entregam excelentes análises de forma gratuita, além de que eles dão as páginas mas bem indexadas no Google da página.
Obrigado por Compartilhar.
Muito top!
Estou utilizando aqui na agência grande parte dessas ferramentas indicadas.
Parabéns!
Exelente dicas , estou começando agora trabalhar na web e aprendendo muito.
Muito bom o artigo. Eu recomendo também o Klipbox. Essa plataforma monitora notícias, assim como o Google Alertas, mas com muito mais recursos. https://klipbox.com.br
Excelentes Ferramentas, uso a maioria!