Há aproximadamente um ano tive a oportunidade de assistir ao Ricardo Jordão, da BizRevolution, falar sobre o futuro do marketing durante o RD Summit de 2014. De uma forma divertida e espontânea, ele comentou sobre a necessidade de interação entre todas as áreas da empresa para conquistar novos clientes, compartilhando esta responsabilidade com mais equipes além da comercial. Porém o que mais me chamou atenção sobre a sua palestra foi a seguinte pergunta feita ao público:

“Quanto você  download e quanto você upload?”

Diariamente consumimos gratuitamente diversos produtos da internet (arquivos, músicas, vídeos, conteúdos) provenientes de diferentes perfis de pessoas ou empresas sem ao menos refletirmos sobre como podemos retribuir. Neste post, quero mostrar porque devemos começar a compartilhar nosso conhecimento por meio de conteúdo e como esta “generosidade” pode trazer muitos benefícios a sua empresa e principalmente a você.

Escrevendo para você (pessoal)

Antes de mais nada, quero mostrar os benefícios pessoais de se escrever e os benefícios que esta atividade traz.

Desenvolver novas (e velhas) habilidades

Escrever é, acima de tudo, um processo de criação. Independentemente do assunto a ser escrito, é necessário refletir sobre a melhor forma de transferir suas ideias para o “papel”. Você desenvolve suas habilidades de comunicação, argumentação e escrita ao tentar se expressar com clareza e efetividade.

Expandir conhecimento

Não se restringindo a novas habilidades, mas também pensando em conhecimento, a leitura de conteúdos similares proporciona descobertas sobre o que está sendo escrito. Encontrar novas opiniões, metodologias, ferramentas, dicas em conteúdos relacionados ao tema aumenta seu conhecimento e estimula o surgimento de novas ideias.

Conhecer novas pessoas

Escrever sobre assuntos de seu interesse gera interações com pessoas que tem interesses similares. Estar aberto a outras opiniões permite adquirir novos aprendizados, trocar experiências e desenvolver relacionamentos com outras pessoas.

Escrevendo para você (profissional)

Quem nunca ouviu falar do Flávio Augusto (criador do Geração de Valor e de outras organizações)? Ou do Conrado Adolpho (Conrado) e do Érico Rocha (Ignição Digital)? Estes são alguns dos profissionais que se tornaram referência nas suas áreas por causa de seus conteúdos que são lidos por milhares de pessoas diariamente. Abaixo, listo alguns dos benefícios que escrever sobre sua área de atuação profissional pode trazer:

Criar novas oportunidades para você e sua empresa

Você já ouviu falar que “quem não é visto, não é lembrado”, certo? A publicação de conteúdos torna você e sua empresa visível a todos que buscam mais informações sobre o assunto de que você trata. Não existem barreiras geográficas para que seu conteúdo seja encontrado. Consequentemente, produzir conteúdo vai auxiliar na geração de leads e no surgimento de oportunidades de negócios.

Construir o posicionamento da sua marca online

Produzir conteúdo ajuda a construir sua “presença online”. Mas por que isso importa? Porque estar presente online abre portas para novas oportunidades e novos negócios, ajuda a dar credibilidade à empresa e a facilitar a comunicação com os clientes.  Estar online possibilita  “estar aberto ao inesperado” – o que pode lhe trazer ótimas surpresas.

Tornar-se um expert no assunto

Produzir conteúdos permite que você se torne referência em determinado assunto. Seja sobre empreendedorismo, seja sobre moda ou qualquer outro segmento em que você atua, compartilhar seus conhecimentos auxilia no seu desenvolvimento e no de todos que leem seu conteúdo. Seja generoso! Esta atitude frequentemente traz muito retorno.

Escrevendo para sua empresa

Uma coisa é certa, o Inbound Marketing veio para ficar. Com a ajuda do Marketing de Conteúdo, esta metodologia está gerando excelentes resultados para quem a executa da forma correta. Além de todos os benefícios gerados para você, confira abaixo como escrever também gera retornos positivos para sua empresa:

Gerar tráfego para o site

Frequentemente, quando precisamos de algum produto ou serviço disponibilizado online a primeira coisa que fazemos é procurar sobre o assunto nos motores de busca na web. Seja com palavras relacionadas à solução ou até mesmo buscando o nome do produto, como resultado sempre encontramos diferentes conteúdos em diversos tipos de sites. É por isso que escrever sobre temas relacionados ao seu negócio é tão importante, já que é uma forma eficiente de melhorar a indexação de seu site e, consequentemente, gerar mais tráfego para ele.

Converter visitantes em leads

Depois de adquirir mais tráfego ao seu site por meio de conteúdos, a utilização de Calls to Action Hiperlinks pode conduzir estes visitantes para demais páginas até convertê-los em leads. A partir daí, algumas táticas podem ser utilizadas para que ele percorra o funil de vendas até se tornar um novo cliente.

Aumentar ROI

Conteúdo não tem prazo de validade. Diariamente descobrimos novas informações em conteúdos que foram publicados a meses ou até mesmo anos atrás. Uma vez que você escreve um post, este poderá ficar online por tempo indeterminado, o que faz com que continue gerando resultados ao longo do tempo. O vídeo do Marco Veio viralizou muito tempo após ser publicado e este é o melhor exemplo para descrever como o retorno sobre investimento aumenta no longo prazo.

O começo é difícil, mas depois melhora!

Frequentemente vejo pessoas colocando limitações nelas mesmas sobre o que conseguem ou não alcançar. Sejam objetivos pessoais, sejam profissionais, é sempre mais fácil arranjar uma desculpa do que tentar sair da nossa zona de conforto.

No início deste ano estabeleci como um objetivo correr uma meia maratona (21km de puro suor) e, após procrastinar durante meses, iniciei meus treinos. Na primeira semana foi realmente difícil. Correr 3km parecia impossível. Porém, logo vieram mais 3km, e depois mais 5km, e depois 8km e, de repente, os 10km que anteriormente pareciam inatingíveis se tornaram uma distância que alcançava toda semana.

O que quero dizer com isso é que escrever é muito parecido com a corrida ou com a prática de qualquer atividade que exige disciplina e perseverança. No início surgirão diversas dúvidas: sobre o que escrever? Por onde começar? Como escrever? Possivelmente, haverá receio sobre a aceitação ou até mesmo a qualidade do conteúdo, mas uma coisa posso dizer com propriedade: o começo de algo novo é sempre mais difícil, mas depois melhora.

*Anderson Wustro é Business Developer da Contentools e mandou muito bem na Corrida pela paz essa semana! 

Pronto para fazer mais uploads daqui em diante? Eu já me convenci de escrever mais, e você? Se precisar de mais ajuda, acesse nosso artigo sobre como escrever posts de qualidade .

DICA extra: o Henrique Carvalho, da Viver de Blog escreveu um post bem interessante para ajudá-lo a escrever. Confira clicando aqui.

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This post has 3 Comments

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  1. Marketing de conteúdo ocorre bastante como você mesmo citou, através da escrita. A produção de conteúdo é sem dúvida, um ingrediente fundamental a quem deseja bom rankeamento em seu site, desde que o conteúdo seja relevante e não apenas mais réplica daquilo que já temos.

    Parabéns pelo post!

  2. Pingback: Como fazer marketing de conteúdo com orçamento limitado | SEVNA

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