contentools e medium via zapier

Provavelmente você já se deparou em algum momento com a plataforma de compartilhamento de ideias e estórias Medium. Se ainda não, está na hora de conhecê-la.

Por isso, recomendo a leitura deste post, que fala um pouco sobre o que é esta plataforma e seus principais trunfos, e também este post, que destrincha a plataforma e mostra os principais passos pra começar a publicar nela.

Fato é, que cada vez mais a plataforma vem crescendo, e apesar de seus fundadores não abrirem números de posts nem de usuários ativos, em janeiro de 2016 já contava com mais de 25 milhões de visitas nos posts publicados lá. A propósito, uma curiosidade é que os fundadores são os mesmos caras que criaram o Twitter!

O Medium possui um design voltado para facilitar a leitura e criação, além da inteligência na distribuição dos conteúdos para o leitor final. Dessa maneira, tem conquistado e atraído cada vez mais a atenção de escritores, blogueiros, jornalistas e pessoas que simplesmente querem contar algo para um determinado público.

Marcas que querem aumentar o alcance, atrair potenciais clientes ou testar um novo canal de distribuição, podem combinar a praticidade e organização da Contentools para criação e revisão dos conteúdos, calendário editorial e publicação. É possível fazer elas se conversarem através da plataforma de integrações Zapier.

O Zapier é um serviço que integra mais de 750 aplicações e permite que elas conversem entre si. Existem diversos materiais disponíveis online, inclusive para o público mais leigo em APIs do Zapier e automatização de tarefas. A Contentools já está lá, o que permite o usuário integrar sua conta a inúmeras outras soluções e automatizar ainda mais suas tarefas.

TLDR; o texto fica mais técnico a partir daqui, explicando como integrar as ferramentas citadas. Caso não esteja familiarizado com estas ferramentas, recomendo tirar um tempo para estudar um pouco sobre Zapier, como a Contentools pode ajudar no seu processo de criação de conteúdos e sobre APIs e suas utilidades.

Integrando Contentools e Medium via Zapier

Para publicar suas estórias e ideias no Medium utilizando a Contentools, você vai precisar de 3 coisas:

– API Key da sua conta Contentools
– Uma conta no Zapier
– API Key da sua conta no Medium

PS: O Zapier possui contas gratuitas, onde é possível utilizar até 100 vezes por mês a mesma automação (o que é suficiente para a maioria dos casos).

API Key Contentools

Caso você já tenha uma conta, é só seguir este tutorial para extrair sua API Key. Caso ainda não, solicite uma demonstração e fale com um de nossos consultores.

Conta Zapier

Para utilizar as integrações do Zapier basta ir em zapier.com e seguir os passos para criar uma nova conta gratuita.

API Key Medium

Para criar uma chave de integração, basta ir na opção Configurações que está no menu localizado ao clicar na sua foto no canto direito superior, no seu perfil do Medium. Lá você irá encontrar algo parecido com a imagem abaixo, então basta dar um nome para a integração (i.e. Zapier), e guardar a chave criada para ser usado posteriormente.

Utilizando os gatilhos e ações no Zapier

Agora que você já tem os itens necessários em mãos, basta ir no Zapier e plugá-los.

Passo 1 – Make a Zap

O Zapier chama suas automações de ‘Zap’, então vamos criar um novo zap para a nossa integração Contentools + Medium.

Passo 2 – Escolha do gatilho

O gatilho, ou trigger em inglês, é o que desencadeia a automação. Como queremos postar nosso conteúdo no Medium a partir da publicação de um conteúdo via Contentools utilizaremos o gatilho ‘New Published Content’ do app ‘Contentools’.

PS: Ao clicar em Salvar e Continuar, o Zapier irá solicitar você conectar sua conta da Contentools. Nesse passo é preciso ter em mãos sua API Key, seu email de acesso a plataforma e o subdomínio da conta (subdominiodaconta.contentools.com).

Passo 3 – Descobrindo o id do seu usuário Medium utilizando Zapier

Infelizmente, o Medium ainda não possui uma integração nativa na plataforma do Zapier. Porém é possível integrá-lo via webhooks, e para isso vamos dividir esta parte em duas etapas. A primeira é fazer uma chamada para descobrir o id do seu usuário Medium e podemos usar esta informação pra finalizar a integração na próxima etapa.

Todo gatilho no Zapier, desencadeia uma automação que executa uma ação. Para descobrir o seu Medium id, basta criar uma ação do tipo GET utilizando o app ‘Webhooks by Zapier’, como mostra a figura abaixo:

Ao continuar você irá editar as configurações dessa ação preenchendo alguns campos obrigatórios para essa ação funcionar. São eles:

URL: https://api.medium.com/v1/me
Send as JSON: Yes
JSON Key: json
Unflatten: yes
Headers: você irá criar um par com os seguintes dados
– Primeiro campo: ‘Authorization’
– Segundo campo: ‘Bearer API_KEY_MEDIUM’

Agora basta clicar em continuar e testar. Pronto! Para ver o id do seu usuário só clicar em ‘view your get’ na tela seguinte:

Com o teste efetuado com sucesso, ao clicar em visualizar o seu resultado, o Zapier irá retornar os dados relacionados ao seu usuário Medium. Guarde em separado a informação do id do seu usuário disponível no campo ‘data__id’.

Passo 4 – Integrando o Medium

Agora que temos todas as informações necessárias, a ação anterior pode ser descartada. Isto porquê nas contas gratuitas do Zapier é somente possível criar Zaps, ou automações, com duas etapas. Uma para o gatilho (trigger) e outra para a ação (action). Contas pagas podem criar automações com múltiplos passos. O passo anterior só era necessário para descobrir o id do seu usuário no Medium. Feito isso basta criar no local dela uma nova ação do tipo Post utilizando o mesmo app ‘Webhooks by Zapier’.

A diferença para o passo anterior são os campos a serem preenchidos na automação. São eles:

URL: https://api.medium.com/v1/users/[seu_id_de_usuario_medium_salvo_na_passo_anterior]/posts
Payload Type: Json
Data: criar os seguintes pares

Wrap request in array: no
Headers: igual ao passo anterior (‘Authorization’ e ‘Bearer API_KEY_MEDIUM’)

PS: eu optei em publicar meus posts como rascunho para fazer uma última revisão antes de liberar para o público. Porém caso você queira publicar em modo público diretamente basta mudar de ‘draft’ para ‘public’ no item publishStatus.

Clique em Salvar e continuar e teste sua integração. Se tudo ocorreu bem, você receberá uma mensagem de confirmação e seu conteúdo será publicado no seu perfil do Medium.

E agora?

A partir de agora com sua automação rodando normalmente, basta criar suas estórias na Contentools e agendá-las para publicação. Quando chegar na data de publicação, a Contentools e o Zapier fazem o trabalho de publicação no Medium para você. Assim, você ganha mais tempo e praticidade para organizar suas ideias, seu calendário editorial, bem como facilitar seu processo de criação e revisão dos conteúdos criados por você.

Até a próxima integração!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.