Essa função é para leitura de textos em formato de HTML. Entre os exemplos temos templates, newsletters, infográficos, whitepapers ou outras peças de conteúdo que envolvem a parte gráfica do material.
Sobre os benefícios trazidos por esta função, podemos citar a possibilidade de customização gráfica das peças, bem como o contrário: você customizou um texto através do editor e quer que ele apareça exatamente igual em outro leitor: basta dar um copiar + colar através do Source.


Primeiro símbolo é o de RECORTAR (cut). Basicamente o que esta função faz é retirar do ar a parte sublinhada do seu texto. Isso pode ser utilizado apenas para “deletar” parte do conteúdo ou para Recortar quando deseja Colar novamente depois.

O segundo símbolo é o de COPIAR (copy). Também conhecido pelo ctrl C, ele copiará a parte grifada do seu texto para que você possa colar (ctrl V) em algum outro editor.

Os dois símbolos seguintes são o de COLAR (paste). A diferença entre ambos é que um pode ser usado para qualquer conteúdo que não possua código (exemplo o simple text de um bloco de notas) e o outro é usado para colar conteúdos diretamente do Microsoft Word. Isso porque um conteúdo .doc, .docx extraído do word possui determinadas formatações que podem gerar desconfiguração no conteúdo após o mesmo ser colado.

Já as setas para frente e para trás representam o “Desfazer” ou “Refazer”, respectivamente.


O primeiro símbolo (lupa), é usado para encontrar palavras escritas ao longo do texto.
Isso pode ser buscado através de 3 principais variações:
i) encontrar parte de uma palavra, ii) encontrar palavra inteira, iii) encontrar parte ou
palavra inteira. Esta é uma função também disponibilizada por alguns
sistemas operacionais e navegadores, porém, eles irão buscar em toda tela
e não apenas no espaço de edição.

 

 

Já quando o objetivo for o de encontrar palavras e substituí-las por outras automaticamente, o correto é utilizar o segundo símbolo da categoria – além de possibilitar as mesmas buscas que o modal descrito no item anterior.
Digamos que uma palavra foi escrita errada repetidamente. Ao invés de buscar uma por uma, basta escrever a palavra a ser buscada em ‘Find what’ e adicionar a palavra a ser inserida em ‘Replace with’

 

 

Já o último símbolo desta categoria é utilizado para sublinhar (highlight) o texto inteiro. Outro atalho utilizado para a função é o Ctrl A.


B = Negrito (atalho Ctrl B)

I = Itálico (atalho Ctrl I)

U = Sublinhado (atalho Ctrl U)

S = Cortado

= elevar letra/número para o canto superior

X2 = rebaixar letra número para o canto inferior

Tx = retirar qualquer formatação condicional feita anteriormente. Ex: tirar sublinhado, negrito, etc..


  1. inserção de bullet points por ordem numérica;
  • Inserção de bullet points por pontos

O terceiro e quarto símbolo da categoria permite que você insira uma margem de recuo,como no exemplo aqui descrito.

Já o símbolo de aspas permite que você faça uma citação. Toda vez que clicado, ele irá inserir uma barra vertical do lado esquerdo do conteúdo e deixará a frase em itálico.

 Já o quinto símbolo DIV </> permite que você crie uma caixa especial para inserção de uma palavra/frase/texto, etc..
Além disso, você pode ir até as configurações avançadas (aba direita do modal) e fazer além:

Já os últimos simbolos desta categoria são usados para que você possa formatar o alinhamento do seu texto, seja justificado, centralizado na esquerda, centralizado na direita ou apenas centralizado.


Os dois primeiros ícones da categoria servem para hyperlinkar e retirar a hyperlinkagem respectivamente. Outra novidade do editor é que, conteúdos hyperlinkados agora aparecem sublinhados e em azul. Facilitando o controle de edição e formatação para SEO.
Caso você clique duas vezes no conteúdo hyperlinkado, ele te dará ainda mais opções de customização. Tais como: a definição se o conteúdo deve abrir na mesma janela ou em uma nova janela; se prefere abrir uma nova aba; se deseja abrir na mesma aba entre outras opções.

Seguem abaixo imagens das possibilidades de customização dos hyperlinks:

 


O primeiro ícone dessa categoria é para inserir imagens. Para inserção de imagens ao longo do texto as mesmas devem estar obrigatoriamente armazenadas em uma página da web.
Caso você tenha alguma outra imagem armazenada no seu computador (um print screen por exemplo), que você deseje adicionar no texto, basta fazer o upload da imagem em um site de hospedagem (sugiro o uso do tumblr ou 4share).
Após a inserção da imagem, o novo editor oferece muitas possibilidades de customização como ajuste do tamanho/comprimento, adicionar a borda, escolher a grossura da borda, definir o alinhamento a direito ou a esquerda.

Já o segundo ícone é relacionado à criação de tabelas Ao clicar no link você pode escolher o número de colunas e linhas contídas
Há ainda a possibilidade de mais customização ao clicar em Advance settings Tais como o estilo, abertura, centralização, etc..

Já o terceiro ícone adiciona LINHAS ao longo de todo o corpo do texto, por exemplo, a separação entre uma categoria e outra ao longo deste texto.

O quarto símbolo é relacionado aos CARACTERES ESPECIAIS. Ou seja, qualquer caractere que não está contído no seu teclado ou esteja à vista aparentemente, tais como: Ù, Ŵ, Æ, ¶, ÿ, ¥, ß, Ö, Ø, ►, etc..

E o sexto símbolo serve para inserção de vídeos do youtube, basta inserir a URL aonde o vídeo está armazenado.
O editor ainda permite customização do tamanho, autoplay ligado ou desligado, sugestão de outros videos ao final, etc.. Ex:


 

  Diferentes possibilidades de customização de palavras.

 Heading 1, Heading 2, Heading 3, Heading 4 e os demais critérios de SEO customizáveis

 Fonte utilizada ao longo do texto.

 Tamanho

 Cor da palavra, Cor de fundo


O primeiro ícone serve para expandir a página de edição, assim você pode focar na escrita e não nas informações que aparecerão na sua tela. É uma nova versão do CLEAN MODE!

Já o segundo ítem, quebra o editor em diversas línhas customizáveis para que você possa fazer as divisões de forma apropriada.

E então? Gostou do que viu até então? Caso queira conhecer nosso marketplace e nossa plataforma, comece hoje mesmo seu trial gratuitamente por 14 dias, publique, agende e escale seu conteúdo em um só lugar! Conheça a Plataforma Contentools!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.