A Contentools foi a primeira empresa a oferecer produtos de marketing de conteúdo no Brasil. Quando começamos, ainda era baixa a adesão de empresas a estratégias digitais envolvendo conteúdo. Hoje, pouco mais de dois anos depois:

  • 83% das empresas B2B afirmam investir em marketing de conteúdo, segundo pesquisa realizada pela Tracto Content Marketing;
  • As buscas por esse tema mais do que triplicaram no Brasil;
  • 76% dos analistas de marketing estão ampliando o investimento em suas estratégias de conteúdo;
  • 68% dos líderes mundiais de marketing de conteúdo estão buscando investir em tecnologia, de acordo com o Content Marketing Institute.

Esses são apenas alguns sinais de que a maturidade do mercado mudou bastante. O marketing digital somado a um novo comportamento de compra criou todo um conjunto de oportunidades e desafios para quem pratica marketing de conteúdo. A nova geração de analistas de marketing produz receitas significativas para as empresas, que por sua vez ampliam esforços para impulsionar ainda mais leads e mais clientes.

A Contentools começou unindo produtores de conteúdo a empresas que precisam de conteúdo recorrente em seus blogs e redes sociais. Logo percebemos que produzir conteúdo para gerar resultados online apresenta aos times de marketing das empresas uma lista de problemas, como:

  1. Organizar um time interno ou misto (com redatores, editores, designers e gestores tanto dentro da empresa quanto fora);
  2. Criar conteúdo com qualidade suficiente em uma frequência regular, seja semanal ou diária;
  3. Acompanhar a produção de todos — em geral isso termina em listas de emails de cobrança e diferentes versões dos mesmos conteúdos, pré-revisão, pós-revisão, pré e pós aprovação;
  4. Distribuir conteúdos através de múltiplos canais, incluindo publicação no blog e a promoção nas redes sociais;
  5. Medir o impacto do conteúdo, para descobrir o que está e o que não está funcionando.
Primeira versão da plataforma Contentools (antiga Tex.do)
Primeira versão da plataforma Contentools (antiga Tex.do)

Em pouco tempo entendemos que a primeira versão do nosso sistema seria insuficiente para atender todos esses problemas. Criar novos produtos para serem usados em paralelo também não facilitaria a vida de nossos clientes. A partir de sugestões e pedidos deles, passamos a desenvolver algo ainda maior: uma plataforma para gestão de toda a produção de conteúdo. Um sistema que unisse toda a produção, time, estratégia, fluxos de trabalho de uma equipe multidisciplinar, publicação em diferentes mídias. Enfim, uma plataforma de marketing de conteúdo.

O que é (e o que não é) uma plataforma de marketing de conteúdo

Uma Plataforma de Marketing de Conteúdo  é um software que ajuda os profissionais de marketing a terem mais sucesso na gestão da produção de conteúdo voltado a trazer leads e receita. Esta plataforma permite uma abordagem orientada a dados, escalável e multi-canal através de cinco áreas de processo: estratégia, produção, processos (incluindo calendários, time e workflows), distribuição (publicação e promoção) e análise.

Uma Plataforma de Marketing de Conteúdo não é um CMS (Content Management Systems), como o WordPress, Drupal e Joomla!. Esses sistemas são usados para rodar websites e blogs e armazenar conteúdo. Uma Plataforma de Marketing de Conteúdo pode ser integrada a esses sistemas para facilitar a fase de distribuição.

Uma Plataforma de Marketing de Conteúdo também não é uma MAP (Marketing Automation Platform), como Hubspot, Marketo e RDStation. Essas plataformas são destinadas à gestão de campanhas de inbound marketing, como criação de landing pages, captura de leads, envio de email marketing. Para usar um MAP e extrair ROI é aconselhável ter uma estratégia de conteúdo recorrente.

Apresentando: a Plataforma de Marketing de Conteúdo Contentools

A nova plataforma Contentools permite que empresas tenham total controle de sua produção de conteúdo. Se sua empresa está apenas começando, ou já faz marketing de conteúdo e precisa organizar ou até escalar, nosso sistema de gestão de times soluciona esse problema.

Alinhamento da equipe de conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo de alto impacto requer alinhamento e interação com muitas pessoas dentro e fora da equipe de marketing. Equipes de vendas e de engenharia podem participar de fases importantes do processo de produção: como sugestão de ideias e aprovação final de conceitos. A plataforma Contentools permite a colaboração entre estas diferentes equipes, com a criação de alertas para que as pessoas certas apenas sejam acionadas no momento certo da produção.

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Documentação da estratégia e mapa de conteúdos

Outro problema identificado foi a organização da estratégia. Muito se fala sobre personas, estágios de compra e objetivos, mas até então não existia uma solução para isso. Agora existe.

Estratégia de marketing de Conteúdo

Entre as principais funcionalidades da nova plataforma estão: calendário editorial, integrações com as principais mídias, configuração do fluxo de trabalho, criação de diferentes tipos de conteúdo (blog posts, mídias sociais, webinars, ebooks, newsletters), gestão de ideias e pautas, permissões e funções de cada colaborador (redator, editor, designer, etc).

Acreditamos que o futuro do marketing de conteúdo está na aproximação dos envolvidos na produção — e não no controle da intermediação. Somente aproximando todos os envolvidos é possível potencializar o máximo de qualidade e eficiência.

Nossa missão não mudou: seguimos trabalhando para ajudar empresas a compartilhar conhecimento e educar mercado através da produção de conteúdo. Este é apenas o início da jornada.

Atenciosamente,

Elton Miranda
Diretor de Produto da Contentools.

plataforma de automação de marketing de conteúdo

 

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