Há algum tempo venho recebendo e-mails em resposta aos que envio pela Contentools com perguntas como: o que faz um Content Manager? Como encontro alguém para desenvolver o que você faz pela Contentools na minha empresa? Que atribuições esta pessoa precisa ter?

Bom, normalmente, eu respondo listando minhas atividades principais, mas como nesse finalzinho de ano consegui dar uma respirada, resolvi explicar com mais detalhes como é meu dia a dia como Content Manager e falar sobre as atribuições comuns a esta função.

1- Por que ter um Content Manager?

O objetivo de produzir conteúdo em um momento em que o processo de compra dos consumidores está tão diferente, é uma boa forma de fazer com que seus leitores o identifiquem como líder no seu segmento, compartilhem suas mensagens nas redes, interajam com a marca e se tornem promotores da empresa.

Mas para que isto aconteça, é necessário, antes de mais nada, produzir conteúdo de qualidade. Você precisa de material rico para interagir com seus potenciais clientes nas mídias sociais, para criar campanhas de e-mail marketing, para guiar seu leitor com e-mails no fluxo de nutrição e entregar conteúdos ricos que sejam úteis ao seu desenvolvimento.

Isso só pode ser feito por meio de um planejamento que respeite a jornada de compra das suas personas, que acompanhe suas tendências, que seja inovador e inspirador.

Como cozinheira amadora, sei o que um bom tempero pode despertar em uma pessoa, e sei que tanto na cozinha como na produção de conteúdos, é necessário ter ingredientes selecionados para incitar uma resposta no leitor.

Receita:

  • ¼ xic de conteúdo de alta qualidade
  • 1/4 col chá de conteúdo valioso a ponto de atrair
  • 2 col bem cheias de informação
  • uma pitada de inovação a gosto

Mexa com delicadeza de forma que envolva o público sem deixar de promover a marca da sua empresa.

Show de bola, né? Mas eu sei que não é tão fácil quanto listar dicas. O Marketing de Conteúdo é relativamente novo para o marketing B2B e as grandes questões são como saber como começar, como determinar a frequência das publicações, como saber quais tipos de conteúdo são ideais, como operacionalizar e como estabelecer o tamanho da equipe.

O que faz um Content Manager?

Um Content Manager é alguém que gerencia o conteúdo oferecido por uma empresa ao seu público por meio de sites, blogs, social medias, e-mails e qualquer publicação de conteúdo feita pela empresa, seja escrito, seja em vídeo, em áudio ou imagem.

Ele também pode ser responsável pela criação, edição, publicação, atualização e, principalmente, planejamento e coordenação dos conteúdos que serão oferecidos pela empresa.

Alguns Content Managers restringem seu foco ao conteúdo do blog e sua distribuição, mas também há colegas que, como eu, gerenciam o conteúdo em todos os canais de distribuição da empresa.

Independentemente do canal, a responsabilidade do Content Manager é manter as informações atualizadas, informativas e atraentes, gerenciando os conteúdos para alcançar os objetivos do negócio.

2- Características de um Content Manager

Enfrentando a rotina de Content Manager,  posso falar sobre as habilidade que penso que são necessárias para fazer um bom trabalho e sobre como ainda estou me desenvolvendo. Um bom gerente de conteúdo precisa:

  • Ter criatividade
  • Habilidades de liderança (caso você gerencie um time)
  • Saber improvisar 
  • Ter resiliência
  • Saber gerir projetos
  • Entender Content Marketing
  • Entender de Inbound

Acredito que o profissional também precise ser altamente focado em resultados e entregas, ser  analítico e ter bom humor (como falei, ainda estou desenvolvendo!). Ah, e, principalmente, ler, escrever e publicar com qualidade e frequência.

3 – Ferramentas necessárias a um Content Manager

Eu ainda não te apontei todas as atividades do meu dia a dia -, já chegaremos lá -, mas tenha certeza de que, você vai precisar de ferramentas que te deem suporte e aumentem a eficiência no trabalho.

O trabalho de um Content Manager envolve pesquisa, produção, edição e publicação. Mesmo que você tenha redatores e editores na sua equipe, a revisão final de todo conteúdo sempre será sua responsabilidade, bem como o planejamento das publicações.

Muitos Content Managers, principalmente em empresas americanas, utilizam uma Content Management Platform, um software que permite que o profissional concentre suas atividades em uma única plataforma. Você desenha seu workflow de trabalho, centraliza as informações da estratégia e as compartilha com seu time, comunica-se com eles, produz conteúdos já nos padrões pré-definidos e, principalmente, organiza seu calendário de publicações.

Uma das maiores vantagens de um CMS é poder organizar seu calendário de forma que se na semana seguinte você estiver descansando em uma praia, não precisará se preocupar se os conteúdos estão ou não em dia: eles estarão. Seguindo o fluxo  planejado por você, com datas e canais de publicação determinados, você terá garantia de que tudo correrá bem e de forma automatizada 🙂

Obs: Se sua produção de conteúdos ainda não precisa deste tipo de automação, você pode utilizar outras ferramentas e planilhas. Na Biblioteca da Contentools apresentamos opções caso você precise de modelos!

4- O time do Content Manager

Cada Content Manager deve planejar seu time de acordo com os objetivos da estratégia de conteúdo que detém. É preciso levar em conta a frequência desejada de publicações de blog posts e materiais ricos, o grau de envolvimento na produção e edição do conteúdos por parte do CM e as ferramentas utilizadas para ganhar eficiência.

No meu caso, eu conto com um time misto: temos redatores internos (time de sales, customer experience, development, community experience e financeiro) e um time externo que está online mas é totalmente comprometido e engajado com nossa estratégia, valores e demandas. Esses profissionais contribuem tanto para o desenvolvimento de blog posts quanto para criação de materiais ricos (em um próximo artigo eu conto como funciona!).

Tenho uma editora que conhece muito bem a estratégia da Contentools, os redatores e principalmente, nossos objetivos com o conteúdo. Ela, além de me dar suporte revisando e editando os conteúdos, também contribui com  ideias para novos materiais e com sugestões de melhorias na estratégia e no processo de produção.

5 – Atividades de um Content Manager

Cada Content Manager pode ter atividades um pouco diversificadas de acordo com os objetivos da empresa, mas com certeza compartilhamos várias atividades. Algumas das minhas atividades principais envolvem:

  • Desenvolver conteúdos para o blog- briefing, produção, revisão e distribuição
  • Desenvolver e-books
  • Desenvolver materiais em co-marketing
  • Gerenciar o blog: curadoria e produção
  • Desenvolver Webinars ( com parceiros ou com nossos colaboradores)
  • Editar e revisar todos os conteúdos que divulgamos, assegurando que estejam de acordo com nosso branding, essência, tom de voz e que tenham a qualidade que desejamos entregar;
  • Acompanhar qualquer menção e publicação em nome da empresa e seus resultados
  • Analisar o impacto e os resultados de todas as publicações
  • Gerenciar o time de conteúdo (interno e externo)

Muitas atividades diferentes surgem diariamente e posso dizer que um dia nunca é como o outro. Se você gosta de rotina, corra! This is not for you!

Quer entender melhor como funciona meu dia a dia?

Manhã:

1- Verifico todos os e-mails de leitores, comentários no blog, menções nas mídias sociais;

2- Verifico minha produção de conteúdo:

overview

3- Verifico meu Content Calendar:

CALENDAR DEZEMBRO

Com meu Content Calendar,verifico :

  • Lançamentos e publicações para o dia
  • Conteúdos que necessitam da minha atenção (revisão, links com outros conteúdos, imagens, análise de SEO, call to actions)
  • Conteúdos que preciso produzir
  • Conteúdos em dia e em atraso
  • Alinhamentos entre editoras e redatores sobre os conteúdos
  • Agendamento de social posts e blog posts que já tenham sido finalizados

3 – Confiro o andamento dos materiais de co-marketing – sua produção, prazos e responsabilidades do parceiro, o que precisa ser diagramado, etc.

4 – Repasse ao designer das peças a serem produzidas e conferência das peças recebidas;

Final da manhã/começo da tarde

5 – Conferência do Software de automação de Marketing

  • análise dos visitantes
  • análise das conversões dos últimos materiais
  • Verificação de Landing Pages desenvolvidas ou que precisam ser desenvolvidas e editadas
  • Verificação/criação e e-mail marketing das próximas campanhas
  • Verificação/edição/criação do fluxo de nutrição em andamento e a serem lançados
  • Seleção de conteúdos a serem produzidos para novos fluxos ou que precisem de edição

6 – Lançamento de campanhas

7 – Call ou conversa com parceiros (co-marketing ou eventos)

Análise sobre a viabilidade da parceria, alinhamento das responsabilidades, fluxo de trabalho, prazos, briefings dos conteúdos, distribuição das campanhas.

8 – Conferência das publicações que foram previamente agendadas no blog e nas mídias sociais

9 – Demandas de última hora do time de Sales ou Customer Experience ou qualquer área da empresa (campanhas, e-mail marketing, conteúdos, calls com parceiros).

Eu posso ter esquecido de algo, mas geralmente, entre essas atividades, existem 3 xícaras de café e sempre que possível, sushi! 

Além das atividades que executo todos os dias, há a revisão dos resultados de cada publicação, bem como o cálculo trimestral do ROI do nosso Content Marketing. Há também o planejamento para os próximos meses em questão de  de conteúdo e parcerias, mas isso é segredo 🙂

Espero que tenha gostado do conteúdo e caso possamos ajudar é só entrar em contato! Comente como é o Content Management na sua empresa, ficarei feliz em entender como é com vocês.

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