A Contentools agora é GrowthHackers Workflow.
Veja mais: https://growthhackers.com/workflow

Growth Hackers

Neste artigo vamos explorar o processo de identificar o seu público alvo. Este é um passo importante para decidir onde investir.

Estabeleça seu Público Alvo

Para determiná-lo, faça a si mesmo uma simples pergunta: Quais segmentos de usuários teriam mais chances de se comportar conforme eu preciso para que se tornem meus clientes, uma vez que eles alcancem meu site? Suas metas de conversão podem ser de qualquer tipo – vendas, leads, downloads de e-book, views em um vídeo, etc. Qualquer que seja a meta, qual público teria mais chance de se interessar?

Aqui estão alguns critérios que você pode utilizar para chegar a essa informação:

  1. Nível de renda – Se você oferece um produto ou serviço Premium;
  2. Idade e Gênero – Produtos ou serviços particularmente relevantes para certas faixas etárias e gêneros;
  3. Região – Usuários que podem se interessar por seu negócio de acordo com o local onde residem;
  4. Segmentos pré-definidos – Usuários que já interagiram com o seu conteúdo online;
  5. Tópicos específicos – Usuários com potencial de se interessar pelos seus produtos os serviços, com base em sites que eles visitaram e consultas de buscas na web.

Utilize Opções de Segmentação para Capturar estes Segmentos

Por causa da flexibilidade de opções de segmentação em oferta por estas diferentes redes, é muito provável que haja uma solução para alcançar sua população alvo com um alto nível de precisão.   Vamos pegar os quatro exemplos acima e analizar como podemos utilizar as opções de segmentação para alcançar estes segmentos.

    1. Nível de renda – Segmentação por posicionamento no Google Display Network.  Selecione websites e blogs dedicados a produtos ou serviços de alta qualidade similares aos seus, ou que sugiram um certo nível de poder aquisitivo dos consumidores. Para procurar o segmento, acrescente modificadores selecionados de palavras-chave às palavras-chave que você comprar. Por exemplo, inclua termos como “alta qualidade”.
  • Idade e Gênero  – Use o Facebook para limitar sua segmentação a usuários na sua faixa etária e gênero alvos.
  • Região – Limite a segmentação em todas as redes à sua  região alvo apenas. Por exemplo, se você vende acessórios para barcos, você pode limitar sua segmentação para áreas próximas à água.
  • Segmentos Pré-selecionados – São usuários que demarketmonstraram interesse por visitarem seu website ou outros de seus perfis online. Selecione estes usuários com o Google Remarketing ou o Facebook Website Custom Audiences.
  • Assuntos Específicos – Selecione estes usuários com a combinação de localização, palavra-chave e segmentação de tópico no Google Display Network, com o Facebook ads utilizando segmentação demográfica e com pesquisa online utilizando palavras-chave contextuais.

Utilize dados para Determinar Segmentos Chave

Presumidamente, você está utilizando algum tipo de solução analítica de web para acompanhar o comportamento de usuários no seu website (se não está, comece agora!) Utilize estes dados para ajudar a determinar seu público alvo. Por exemplo, utilizando uma ferramenta como o Google Analytics (é gratuito e incrível) você pode ganhar rapidamente uma gama enorme de informações úteis sobre os seus usuários.  Aqui estão alguns exemplos:

  • De onde vem seus usuários –Relatórios de Fontes, Canais, Indicações
  • Quais são os interesses dos seus usuários – Relatórios de interesse
  • De onde são seus usuários – Relatórios de localização
  • Aparelhos utilizados para alcançar seu site – Relatórios de Tecnologia

Utilize o Conhecimento Interno do Negócio para Entender os Segmentos Chave

Tão importante quanto dados online podem ser para entender seus usuários, não se esqueça de utilizar as vendas internas e os dados de outras performances. A performance offline deve fornecer dados para a estratégia online e esta informação pode ser extremamente poderosa quando combinada com insights de ferramentas como o Google Analytics.

Conclusão

  1. Utilize dados online e offline para identificar seu público-alvo
  2. Faça uma lista de critérios demográficos e comportamentais
  3. Considere como alcançar estes segmentos utilizando as opções de segmentação disponíveis nas redes de propaganda.
  4. Utilize os dados para refinar a segmentação

Caso tenha dúvidas entre em contato com o time Contentools!

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.