Este artigo vai entrar em maiores detalhes sobre como utilizar táticas e ferramentas para efetuar ações significativas, assim como examinar a concorrência em termos de marcas competitivas e questões de marca registrada associadas com estas táticas.

Aja sobre as mensagens da concorrência

É fácil identificar seus maiores concorrentes pay-per-click utilizando o Adwords Auction Insight Report. Uma vez que você possui esta lista, dê uma olhada em suas mensagens de Ads. Considere estes fatores e reflita como você avalia:

  • Uso de propostas de venda inovadoras?
  • Ofertas que levam em consideração o fator tempo?
  • Uso de todos os trinta e cinco caracteres em cada linha de descrição?
  • Uso de intercapitalização? (Todas As Palavas em Caixa Alta)
  • Uso de comprovação social?  – “Mais de 5.000 clientes satisfeitos”, etc.
  • Uso de Call-to-Action fortes?
  • Utilizam símbolos de marca registrada ou direitos autorais?
  • Oferecem descontos?

Comparar rapidamente as mensagens dos seus concorrentes com suas próprias mensagens, vai te dar não apenas ideias para a otimização do texto de Ads, como vai também oferecer contexto para as suas próprias tendências de desempenho. Por que sua taxa de cliques segue caindo? Talvez a resposta esteja nas mensagens de um concorrente específico que esteja oferecendo o mesmo ítem à um preço menor, ganhando a atenção por estar mais alto no Ad Rank, ou atraindo mais usuários com as mensagens criadas.

Visite os Sites dos Concorrentes

Seu negócio é único. No entanto, isto não significa que você não pode aprender com seus maiores concorrentes e realizar melhorias baseadas no que eles estão fazendo certo. Visite e se engaje com seus websites. Experimente adicionar um produto à seu carrinho de compras. Descubra como eles estão organizando seu inventário. Isto pode ser extremamente útil para identificar fraquezas na funcionalidade do site do seu concorrente e promover soluções para o seu próprio site. Também pode ser útil para identificar fraquezas no seu próprio site.

Adicionalmente, visitar os sites de seus concorrentes vai te dar a oportunidade de acompanhar suas ações de Remarketing, uma vez que você passará a recebê-las.

Você pode analisar estas ações também, e identificar oportunidades de elevar o nível de sua própria estratégia de Remarketing.

Utilize as Informações de Performance da Concorrência Apenas para agregar às informações que você já tem

Isto é uma verdade em todos os níveis do seu esforço em publicidade. Assegure-se sempre de colocar as metas do seu próprio negócio em primeiro lugar, e não em caçar as do seu concorrente. Especialmente não:

  • Entre em guerras de concorrência pela posição mais alta. Estas são conhecidas como “concorrência de vaidade”. Sua posição de publicidade ideal nem sempre vai ser o lugar mais alto, devido ao elevado custo por cliques associado com este posto. Encontre a posição certa para o seu rendimento esperado.
  • Copie integralmente as mensagens de seus competidores. Por exemplo, não crie uma  publicidade quase idêntica com uma oferta de envio R$ 1,00 mais barata. Até mesmo publicidade de texto são oportunidades de marca. Faça da sua uma marca única.

Fazer lances nos Termos da Marca do Concorrente

Uma estratégia de AdWords popular e astuciosa é fazer lances nos termos da marca do seu competidor. Apesar de você não conseguir utilizar os termos da marca registrada dele em sua publicidade de texto, você pode fazer lances nas palavras-chave. Isto costuma ser proveitoso porque usuários que procuram por termos de marca, usualmente estão numa camada inferior do funil de compras, e pode ser extremamente efetivo oferecer uma alternativa justo enquanto eles estão navegando no site do concorrente para comprar.

Algumas coisas para ter em mente quando fazer lances em termos da marca:

  • Não tente enganar usuários para que cliquem em sua publicidade. Você vai encontrar maneiras criativas de utilizar os termos da marca do seu concorrente na sua publicidade sem tecnicamente violar a política de AdWords. Isto pode até ajudar nos Níveis de Qualidade por causa do aumento de palavras-chave acrescentando relevância ao texto, mas seja muito cuidadoso com isto. Não é apenas uma área delicada em termos de política, não é uma boa ideia que os usuários pensem que eles estão indo pro site do concorrente e ao invés disso, cheguem ao seu site. Eles provavelmente não vão recompensá-lo por esta esperteza, e isto vai te custar dinheiro!
  • Experimente com múltiplas correspondência de palavras-chave para termos de marca. Correspondência ampliada e de frase podem ser úteis para identificar termos mais abrangentes do concorrente, o que seria mais efetivo do que uma correspondência exata  ao nome da marca deles.
  • Utilize os dados para conferir a efetividade. Por um lado, termos de marca usualmente indicam um nível mais inferior do funil de compradores. Por outro, eles indicam um interesse específico no seu concorrente e não em você. Deixe os dados guiarem seu julgamento sobre a eficiência em fazer lances

Guia da Política de Marca Registrada do Google AdWords (Inglês)

Encontre Leilões Menos Competitivos

Utilize insights tanto do AdWords interno como de ferramentas adicionais para identificar oportunidades de menor competição. Isto pode significar:

  • Aparelhos Específicos – Olhe para os dados de sua performance através de todos os tipos de aparelhos. Por exemplo, você pode encontrar menos competição na área de telefonia móvel para alguns de seus termos de alta performance.
  • Regiões Específicas – Olhe para sua performance por localização e tente encontrar áreas de alta performance com menos competição.
  • Horários específicos – Alguns horários são menos competitivos do que outros. Use esta informação para ajustar o modificador de lances mais adequado para os horários com menos competição.
  • Utilize relatórios de Impressão Compartilhada – Identifique palavras-chave com grande performance, mas baixo compartilhamento de impressão. Aumente os lances para estes termos.
  • Utilize relatórios de Impressão Compartilhada – Identifique palavras-chave com alto compartilhamento de impressão e baixa performance. Menores lances para estes termos.
  • Palavras-chaves de Cauda-Longa – são normalmente menos competitivas porque elas são mais específicas. Utilize dados de relatórios de buscas online para montar a sua lista de palavras de cauda-longa.
  • Procure colocações baratas mas de alta performance – (Google Display Network) Utilize bem seus relatórios de colocação.
  • Faça publicidade em vídeo para expandir a marca – AdWords para vídeo é ainda muito menos competitivo do que o Google Display Network em termos do que você paga por exposição. O custo por acesso ainda é de cerca de $ 10,00.

Conclusão

  • Aja a partir de insights de ferramentas e táticas competitivas de inteligência.
  • Utilize o Relatório de Auction Insights para fazer uma lista com os maiores concorrentes
  • Acesse o sistema de mensagens da concorrência
  • Acesse o website dos concorrentes e outras presenças na web
  • Utilize os dados dos concorrentes para agregar aos seus próprios dados, não para determinar sua estratégia.
  • Não entre em guerras de concorrência – baseie sua estratégia nas metas do seu próprio negócio
  • Faça da sua publicidade algo único – considere o efeito da exposição da marca em sua publicidade
  • Identifique as fraquezas na funcionalidade do website de seus concorrentes e providencie a solução no seu site
  • Fazer lances nos termos da marca do seu competidor pode ser muito efetivo, mas tenha cuidado
  • Encontre leilões menos competitivos utilizando ferramentas do AdWords

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