O crescimento no uso de plataformas de vídeo online fez com que profissionais de marketing tivessem que combinar o poder de segmentação e análise das campanhas de Ads online com a efetividade única de contar histórias através de vídeos.

Com mais de um bilhão de usuários mensais apenas no YouTube, esse crescimento representa uma oportunidade excitante de usar a combinação que essa plataforma oferece de alcance, acessibilidade e prestação de contas para aumentar a exposição da sua marca. O AdWords para Vídeo é a plataforma de anúncios em vídeo do Google no YouTube e no Google Display Network. 

Vantagens do AdWords para Vídeo para os anunciantes:

  • Maior acessibilidade – Com o custo por visualização médio ainda pairando em torno de $0.10, o AdWords para Vídeo é ainda extremamente acessível, especialmente se comparado a outros canais de publicidade de marca, como exibição de anúncios no Google Display Network;
  • Opções avançadas de segmentação  – Use todas as opções de segmentação do Display Network para a publicidade em vídeo, incluindo o remarketing;
  • Relatórios abrangentes  – O Google oferece uma coleção extremamente confiável de métricas para mensurar performance de campanhas;
  • Integração com o Google Analytics – Para os anunciantes que escolhem usar anúncios em vídeo para direcionar tráfego para seus sites, o Google Display Network  oferece um relatório customizado para análise de tráfego de vídeo do AdWords para vídeo;
  • Alcance – Com mais de um bilhão de usuários no YouTube todo mês, o alcance é virtualmente ilimitado.

O YouTube também é interessante porque é uma ferramenta de busca e uma plataforma social ao mesmo tempo. O Google integrou o comportamento social no YouTube com o Google+. Ele também é estruturado para ser interativo dentro da plataforma. Com anúncios capazes de direcionar tráfego tanto para seu site quanto para seu canal no YouTube, ele provê grande flexibilidade em relação ao modo como pode ser usado.

 Formatos de Anúncio Disponíveis

O AdWords para Vídeo está evoluindo rapidamente e foi um pouco difícil para os anunciantes acompanhar os progressos e mudanças de terminologia. Em sua forma atual, existem dois formatos de anúncios disponíveis:

  • Anúncios TrueView In-Stream — Neste formato os anúncios são exibidos no YouTube antes do conteúdo principal e é oferecido ao usuário a opção de pular o anúncio após cinco segundos. Os anunciantes são cobrados apenas quando seus anúncios são exibidos por 30 segundos ou até o fim dos mesmos;
  • Anúncios TrueView In-Display – Neste outro formato os anúncios aparecem ao lado dos vídeos apresentados nas Watch pages do YouTube e nas Watch pages de outros perfis de vídeo disponíveis no Google Display Network.

O Google recentemente simplificou seus formatos de anúncio TrueView de quatro opções disponíveis para apenas estas duas.

Opções de Segmentação Disponíveis

  • Segmentação por interesse – segmenta usuários que demonstraram interesse em um produto ou serviço específico;
  • Segmentação de localização – segmenta endereços específicos escolhidos por você;
  • Segmentação contextual – combina listas de palavras-chave com conteúdo do site para encontrar endereços interessantes;
  • Segmentação de Assuntos – segmenta endereços sobre assuntos específicos;
  • Público / Remarketing – segmenta usuários que já visitaram seu site;
  • Idade / Gênero – segmenta usuários de faixas etárias específicas e de um gênero específico (apenas para usuários que estejam logados com seu perfil no Google).

Oportunidades no Marketing de Conteúdo

O YouTube oferece uma excelente oportunidade para o marketing de conteúdo. A chave do marketing de conteúdo é oferecer conteúdo gratuito para os usuários em troca do direito de interagir com os mesmos. Construir um ótimo canal no YouTube que reverencia seu site e oferece recursos adicionais para usuários é uma ótima forma de propiciar um primeiro contato positivo com sua marca a novos visitantes através de anúncios, bem como uma forma de manter seu relacionamento com seu público atual e assim fidelizar seus clientes.

Remarketing no AdWords para Vídeo

Você também pode integrar a publicidade em vídeo com outros canais criando listas de remarketing, a partir do tráfego de vídeo para direcionar para o Google Display Network. Do mesmo modo, use listas tradicionais do Google Display Network para fazer remarketing dentro do AdWords para Vídeo.

O AdWords para Vídeo dá resultado!

Veja Histórias de sucesso do AdWords para Vídeo em diferentes indústrias e setores.

Conclusão

O AdWords para Vídeo oferece:

  • Uma ótima forma de expandir sua presença online;
  • Custo por visualização (médio) abaixo $0.10;
  • Formatos flexíveis de anúncio que direcionam para o seu site e seu canal no YouTube;
  • Opções de segmentação compreensíveis;
  • Relatórios abrangentes;
  • Integração com o Google Analytics para insights mais completos;
  • Excelente  oportunidades no marketing de conteúdo
  • Uma ótima forma de gerar listas de remarketing.

Gostou desse primeiro artigo da série de Adwords para vídeo? Caso tenha perguntas ou comentários não deixe de enviar por aqui ou fale com o time da Contentools.

*Link do conteúdo em inglês

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.