A Contentools agora é GrowthHackers Workflow.
Veja mais: https://growthhackers.com/workflow

Growth Hackers

Esta última postagem da nossa série sobre AdWords para Vídeo (APV) focará em como obter o melhor resultado de suas campanhas em vídeo usando a otimização para melhorar o crescimento e performance. Os posts anteriores enfatizaram a imensa oportunidade que esta plataforma oferece para anunciantes de todos os tipos, exploraram estratégias e as melhores práticas para construir uma presença efetiva no YouTube através da combinação de campanhas em vídeo bem estruturadas e um página bem feita no canal.

Agora vamos ver como gerenciar suas campanhas para obter o máximo de resultados!

Otimizando de acordo com os Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs)

Antes de começar a explorar formas de obter um melhor desempenho em suas campanhas, é crucial focar no objetivo das mesmas.

  • Desenvolvimento da Marca (Branding) — Direcione visitantes de topo de funil para o seu website ou para o seu canal no youtube. O vídeo é um ótimo primeiro contato graças à sua poderosa capacidade de contar uma história.
  • Resposta Direta / Vendas — Se você está tentando impulsionar as vendas com anúncios em vídeo, você deve dosar suas expectativas adequadamente. (O vídeo pode ser muito útil para este propósito, mas tenha cuidado ao esperar que suas campanhas de Adwords par vídeos, produzam os mesmos tipos de resultados obtidos em suas campanhas do Google Search Network e de Remarketing).
  • Marketing de Conteúdo — Direcione usuários para seu canal do youtube, onde você apresentará recursos de vídeo que seu público-alvo achará úteis.  Por exemplo: se você vende ioiôs online, criar uma página com vídeos exibindo truques e manobras para usar ioiôs pode ser uma boa estratégia. Os usuários receberão informações úteis sobre truques para usar ioiôs e provavelmente terão  sua marca em mente na próxima vez que forem comprar um novo ioiô.

Métricas de Branding vs. Direct Response: por que não otimizar ambos?

Enquanto seu conteúdo pode variar em função dos objetivos específicos de sua campanha – se o direct response for mais voltado às particularidades do produto, por exemplo – certifique-se de dar atenção aos dois tipos de métricas para campanhas em vídeo. Afinal, é provável que algum efeito de divulgação da marca seja produzido, independente do tipo de anúncio que você veicule, então preste atenção nessas métricas!

Principais Métricas de Direct Response para APV:

  • Conversões
  • Valor da Conversão (retorno)
  • CPA (custo por aquisição)
  • Índice de Conversão

Principais Métricas de Branding  para APV:

  • índice de Visualização — (Índice de usuários que optaram por não pular seu vídeo)
  • Exibições do Vídeo — (porcentagem do vídeo que foi assistida)
  • CTR (click through rate)  — (Índice de usuários que clicaram para acessar seu site)
  • Métricas do Google Analytics — (para os usuários que acessaram o site)

Use os Relatórios do Google Analytics

O Google Analytics agora apresenta relatórios personalizados para campanhas de Vídeos do AdWords. A recente adição deste relatório representa um grandioso passo para o monitoramento de APV. Anteriormente, uma visualização segmentada do desempenho do vídeo no Google Analytics tinha que ser customizada. O novo padrão de relatório mostra os dados do desempenho do APV separados do resto dos seus dados do AdWords e inclui métricas adicionais que antes não estavam disponíveis no Google Analytics.

Use este relatório para entender como seu tráfego para vídeos está se comportando em seu site das seguintes formas:

  • Engajamento com o site e Comportamento — Use essas informações para otimizar suas campanhas e assim melhorar o engajamento dos usuários com seu site. Métricas de comportamento como taxa de rejeição, tempo de visitação no site e visualizações de página podem ser úteis aqui. Certifique-se de ter reunido dados suficientes antes de tirar conclusões e faça ajuste em suas campanhas a partir deles.
  • Micro-conversões – Claro que você deve medir macro-conversões em suas campanhas de vídeos. Isso pode ser visualizado na interface do usuário do GA ou APV. Mas não se esqueça também de suas micro-conversões. Ações como visualizações de páginas chave, download de e-books e inscrição na newsletter têm valor e devem ser mensuradas para otimizar sua campanha..

Conquiste mais Tráfego com o mesmo Orçamento

Graças ao alcance do YouTube e do Google Display Network é possível que aumente a quantidade e a qualidade do seu tráfego com o mesmo orçamento Você pode testar isso facilmente diminuindo seu custo máximo por visualizações para campanhas de alto desempenho antes do seu orçamento ser atingido. Você deve monitorar seus indicadores-chave de desempenho (kpi’s)  enquanto estiver tentando esta estratégia para garantir que não está recebendo uma quantidade maior de tráfego de baixa qualidade. Se você estiver realizando várias campanhas simultaneamente, cada uma delas focando em segmentos distintos, certifique-se de distribuir o orçamento de forma inteligente – maximizando o alcance de campanhas de alto desempenho antes de expandir para áreas de baixo desempenho.

 Crie Listas de Remarketing para o Google Display Network

O AdWords para Vídeo é uma oportunidade fantástica de gerar listas de remarketing. Usuários que assistiram seus anúncios por inteiro, visitaram seu canal e realizaram outras ações significativas são aqueles nos quais vale focar com o Google Display Network. Do mesmo modo, use listas de remarketing do GDN para segmentar usuários para os anúncios em vídeo ou use o remarketing para tráfego de vídeo com introdução de vídeo adicional (ótima forma de introduzir novos produtos ou promoções em seu tráfego de vídeo!) 

Monitore o Aumento Orgânico de tráfego

À proporção em que você amplia sua estratégia de marketing de vídeos no YouTube através de publicidade paga e otimização de seu canal, você provavelmente começará a ver o YouTube trazer mais tráfego orgânico para seu site. Monitore este tráfego. Ele pode ser muito útil pelas seguintes razões:

  • Oferece um overview mais completo do valor real da sua estratégia de marketing com vídeos
  • Representa uma oportunidade para disseminação cruzada entre o YouTube e seu site
  • Aumenta suas listas de remarketing para publicidade de visualizações e buscas 

Top 15 – Otimizações do AdWords para Vídeo

1.) Segmente campanhas para diferentes fins e públicos e estabeleça indicadores-chave de desempenho específicos para cada uma delas

2.) Teste múltiplos métodos de segmentação para ver quais são os mais eficazes

3.) Combine métodos de segmentação para obter segmentações mais específicas e aumente seu alcance nesses nichos

4.) Use o YouTube analytics para otimizar o conteúdo de seu canal e ajustar a estratégia de publicidade adequadamente

5.) Analise o YouTube social analytics e conteúdos de discussão para obter dados qualitativos

6.) Considere excluir determinados endereços de origem e palavras-chave em suas campanhas – seus relatórios irão exibir essas informações, então você pode facilmente eliminar páginas e termos de baixo desempenho

7.) Compare o desempenho entre as redes— YouTube vs. Google Display Network

8.) Compare o desempenho entre a busca do YouTube search e os posicionamentos de páginas de vídeo (video page placements)

9.) Compare o desempenho entre formatos de anúncios — In-stream vs. In-display

10.) Teste variações  de overlay ads nos seus call to actions

11.) Otimize as listas de remarketing de vídeo associando alto desempenho a ações específicas do usuário e listas associadas

12.) Defina limites de frequência para o remarketing de anúncios — sempre uma prática fundamental!

13.) Otimize as configurações de rotação de anúncio — você pode programá-la para otimizar conversões, visualizações ou rodar uniformemente para teste manual

14.) Estabeleça uma programação de anúncios — exiba anúncios apenas em horas do dia de alto desempenho

15.) Estabeleça dispositivos tecnológicos alvo — ao contrário das campanhas do Google Enhanced Campaign, as APV ainda disponibilizam a opção de exclusão de dispositivos.  

Gostou da última parte da série sobre Adwords para vídeos? Deixe seu comentário e caso deseje, entre em contato com a equipe Contentools!

*Link do conteúdo original

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.