Sabe aquele dia em que a cama parece ser mais forte que sua capacidade de levantar e você se perde no uso da soneca? O jeito é se atirar na primeira muda de roupa que encontrar e chama um Uber pra diminuir o tempo de percurso até o trabalho. Porém, justamente nesse dia, você se depara com um post-it escrito pelo diretor de marketing em sua mesa, sugerindo a produção de um conteúdo de última hora sobre brand awareness – nada do que você tinha planejado para o dia. Nesse cenário, um café forte e o Google são sua melhor companhia e fonte de inspiração.

Se isso aconteceu com você hoje, você com certeza é uma pessoa de sorte e chegou ao lugar certo, porque nós vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre brand awareness e mostrar como é possível tirar o máximo proveito desse conceito em sua estratégia.

Mas antes de começarmos, uma pergunta: você percebeu algo de diferente no primeiro parágrafo deste texto? Ele pode parecer um pouco incomum para a abertura de um conteúdo como esse, inclusive algumas palavras escolhidas, mas existe um bom motivo por trás disso. Se você prestar atenção, vai notar que alguns termos utilizados não são só palavras, mas sim, nomes de marcas. Que você pode até ter lido sem se dar conta disso.

Quando substituímos as palavras “carro de aluguel”, “bilhete autoadesivo” e “mecanismo de busca”, por “Uber”, “Post-it” e “Google”, respectivamente, estamos colocando o brand awareness em prática. Continue lendo para entender mais sobre o termo e como usá-lo a seu favor.

O que é brand awareness?

Brand awareness, que em português pode ser entendido como reconhecimento de marca, é um conceito que representa o quanto seus clientes estão familiarizados com sua marca. O termo pode indicar também o quanto sua empresa está presente na vida dos consumidores e o quanto eles se identificam com o nome, os valores e, é claro, os produtos da sua marca.

O brand awareness se difere um pouco de outras estratégias de marketing porque não pode ser medido de uma forma precisa (fato que incomoda os marketeiros obcecados por dados e números exatos). No entanto, o reconhecimento de marca não deve ser ignorado na sua estratégia, porque ele oferece um apoio importante para que você atinja os objetivos do seu negócio e aumente o alcance da sua audiência. Vamos mostrar como.

Tudo parte da confiança

Não é segredo que os consumidores estão ficando mais exigentes a cada dia quando se trata da decisão de comprar um produto novo e qual será a empresa escolhida para fazer essa aquisição. Em um mundo cada vez mais repleto de possibilidades, as marcas que se destacam são aquelas que se comprometem com as necessidades dos clientes e que conseguem transmitir confiança. E isso, como você deve saber, não é algo que acontece da noite para o dia.

O brand awareness ajuda as marcas a entrarem na vida dos clientes e a serem lembradas quando eles precisam de algo que a empresa pode oferecer. Quanto mais alguém se identifica com uma marca e, melhor ainda, com seu ideal, mais ela é lembrada por essa pessoa em diferentes situações, sem a necessidade de um gatilho (como uma propaganda, por exemplo). Com isso, além de consumidoras, essas pessoas se tornam também defensoras da marca e passam a recomendá-la para outras pessoas ao seu redor.

O famoso “boca a boca” é um método de divulgação poderoso porque alcança uma audiência qualificada e ampla que você talvez não conseguiria atingir por conta própria, ou conseguiria apenas com um esforço e investimento muito maiores. Ele traz ainda outra vantagem importante: quando um consumidor fala bem da marca, ele a valida e atesta sua confiabilidade. Uma coisa é você dizer que seu produto é bom, outra bem diferente é um usuário satisfeito fazer isso por você.

Todos nós valorizamos as recomendações que recebemos de familiares ou pessoas próximas e elas nos ajudam a tomar decisões de forma mais rápida. É claro que, então, o brand awareness também representa um encuratemento da jornada de compras do seu consumidor, resultando em taxas de conversão de vendas mais altas.

No final das contas, para manter um negócio em constante crescimento, é preciso ser reconhecido, respeitado e ter uma marca que inspira confiança. A consciência de marca aumenta a reputação da sua empresa, tornando sua comunicação mais forte e eficiente.

Como trabalhar o brand awareness?

O objetivo principal aqui é se aproximar de seus clientes e incentivar a confiança. É como uma amizade: você não considera as pessoas com quem fala só de vez em quando como seus amigos – eles são, no máximo, colegas, certo? Você também não chamaria de amigo quem só se importa com seu dinheiro.

Quando o assunto é brand awareness, acontece a mesma coisa. Você precisa ir além do produto e criar uma relação sólida com seus potenciais e atuais clientes. Veja algumas formas de fazer isso:

Crie uma personalidade para a marca

Tenha em mente que as pessoas compram de outras pessoas. Mesmo se você trabalha no mercado B2B, é uma pessoa que toma a decisão final de compra, e não uma empresa. Lembre-se sempre de que é com outro ser humano que você está se relacionando e é com ele que você deve se comunicar.

Entenda quem é sua persona e concentre sua comunicação nas necessidades dela. Desenvolva uma abordagem humanizada que coloque você lado a lado com seus potenciais clientes e que faça com que você se torne a principal referência deles sempre que eles precisarem de algo que você oferece.

Programas de referências

Já sabemos que o boca a boca é importante, mas há uma maneira de estimular seus clientes a fazerem indicações: através de programas de referência. Depois de estabelecer um bom relacionamento, peça que seus melhores clientes divulguem sua marca e ofereça a eles algo em troca pela recomendação. É uma situação ganha-ganha para ambos os lados e todos ficam satisfeitos.

Patrocine eventos

Esta é uma ótima forma de propagar o nome da sua marca sem necessariamente divulgar seu produto. Mapeie conferências, feiras, exposições e outros eventos que possam ter relação com seu negócio e com a personalidade da marca. Então, negocie um patrocínio em troca de associar sua marca à comunicação do evento.

Assim, você pode incluir sua marca em todos os materiais de divulgação que a organização usa antes, durante e depois do evento para fazer com que sua marca fique na mente dos participantes. Outras estratégias podem ser pensadas para reforçar a sua presença no dia do evento, e uma ação simples é distribuir presentes personalizados para que os participantes se lembrem do seu nome.

Parcerias com influenciadores

Os influenciadores de mídias sociais estão presentes na vida de todos e têm o incrível poder de instigar pessoas a tomarem decisões ou a conhecerem coisas novas. Descubra quem são os maiores influenciadores do seu nicho de mercado e peça para eles experimentarem seu produto e recomendem aos seguidores deles.

Essa é uma estratégia de brand awareness muito eficiente porque mostra o seu produto sendo testado na prática e sob uma perspectiva positiva, para uma audiência ampla e qualificada. Seu nome ainda será o centro da ação, mas seu produto aparecerá de uma forma mais sutil do que seria se você mesmo estivesse promovendo.

Crie conteúdo gratuito e relevante

A melhor maneira de criar um relacionamento forte com seu público é conversando diretamente com ele e mostrando que você é um ativo valioso e que agrega valor. As redes sociais são canais chave para deixar claro para sua audiência que ela pode se beneficiar de estar perto de você.

Sua estratégia de marketing de conteúdo inteira precisa ser desenhada para deixar seu discurso e sua comunicação visual harmonizada em todos os pontos de contato que você tem com seus clientes. Isso não apenas faz com que sua comunicação seja mais consistente, mas também ajuda você a se conectar com seu público e a construir confiança.

A gente sabe que pode ser difícil produzir conteúdo personalizado para cada um dos seus canais e encontrar um equilíbrio entre produto e marca com todas as tarefas envolvidas neste processo. É por isso que estamos aqui: para deixar todos os passos mais fáceis para você. Assim, você economiza tempo com tarefas operacionais e pode se concentrar no planejamento estratégico e garantir que tudo está funcionando como deveria.

Como saber se a estratégia de brand awareness está funcionando?

Se você é o tipo de profissional de marketing que adora medir todas as ações que realiza, então o que falamos sobre não poder medir com precisão os esforços de brand awareness provavelmente ainda está pairando em sua mente. Mas não se preocupe: existem algumas formas de analisar se a estratégia está indo na direção certa e nós mostraremos quais.

Engajamento social

Como dissemos antes, o brand awareness foca em como seus consumidores percebem a sua marca e como eles se relacionam com ela. A melhor forma de saber o quão próximos os clientes estão da marca é pedir que interajam com você em diferentes pontos de contato.

Olhe para os seus diferentes canais de distribuição de conteúdo para observar a taxa de resposta da sua audiência. As metas mais importantes que você pode acessar aqui são:

1. Número de comentários e discussões gerados;

2. Número de curtidas em suas postagens;

3. Número de compartilhamentos;

4. Menções a sua marca em posts de clientes.

Pesquisas

Esta é, de longe, a melhor opção para medir o impacto da sua estratégia de brand awareness. Crie um formulário fácil e rápido de responder e envie para sua base de contatos com o objetivo de avaliar como sua marca é percebida por eles e também buscando entender o que mais você pode fazer para aumentar o engajamento deles com você.

Agora é sua vez!

Depois de ler esse post, temos certeza de que você sabe tudo o que precisa para fortalecer sua estratégia de branding e aumentar o brand awareness de sua marca. Tá esperando o que? Coloque sua estratégia para rodar e compartilhar seus resultados com a gente aqui nos comentários depois.

 

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.