CMP gestão de conteúdo

Criar uma cultura de organização dentro da empresa ajuda a deixar todos alinhados, fornecendo uma visão clara do futuro crescimento. Sem essa organização, no entanto, a missão, objetivos e a rotina diária dos colaboradores podem se tornar nebulosos e muitas vezes invisível para as pessoas que não acompanham os processos de perto.

Quando se trata das necessidades de marketing – especialmente conteúdo – manter os processos organizados é muito importante. Para ter sucesso com os esforços, você precisa ter um planejamento de produção de conteúdo bem estruturado para que você possa acompanhar todas as etapas do processo de criação, tais como: quem está responsável por cada etapa e quando cada etapa será finalizada, assim como, quando você receberá o conteúdo finalizado, desta forma você poderá gerenciar a distribuição de acordo com os prazos de entrega.

Ter todas as etapas organizadas e fluindo de acordo com o planejado é a chave para que todo o processo funcione como esperado. A verdade é que, perder uma etapa ou tomar a ação errada pode destruir meses de trabalho em cima de uma campanha.

A maioria dos gestores de marketing estão cientes desta necessidade. Mas infelizmente, a maioria ainda sofre para encontrar a melhor solução para gerenciar projetos como um todo. Aqueles que já tentaram dar um próximo passo para ter o processo centralizado, acabam criando a famosa “Frankstool”, ou seja, a combinação de diversas ferramentas, como planilhas e calendários, que devem ser atualizadas manualmente ou acabam contando com uma ferramenta de gestão de projetos para suprir essa necessidade.

Por mais que essas opções funcionem, nenhuma permite que você tenha um processo centralizado de produção de conteúdo como teria em uma “CMP” (Content Marketing Platform – Ferramenta de Marketing de Conteúdo).

Escolher a opção certa ajudará você a criar um fluxo de trabalho sólido, bem estruturado que integrará todo o time, além de ter uma organização de todas as etapas e transformar qualquer problema em solução. Mas eaí, qual a diferença entre uma ferramenta de gestão de projetos e uma CMP, e qual se encaixa melhor nas suas necessidade? Vem comigo que te mostro! 🙂

Como é o seu planejamento de conteúdo?

Sabemos que não podemos fazer marketing de conteúdo sem um planejamento, se queremos obter resultado com essa estratégia, certo? No entanto, você ainda pode se perder entre tantas planilhas, lembretes em post-its grudados na parede com tarefas importantes e ainda tem as notificações do calendário alertando que você não conseguirá entregar um projeto no prazo definido.

Se alguma dessas situações soa familiar para você, então quem sabe está na hora de focar em como você está gerenciando o seu planejamento de conteúdo. Por um momento, você pode perder suas notas, esquecer de fazer acompanhamento em alguma etapa ou até mesmo esquecer o prazo de postagem. Essa situação além de dar uma dor de cabeça, também não é boa para o sucesso do seu marketing de conteúdo.

Em um mundo ideal, você imagina o seu processo de marketing de conteúdo simplificado,  que permita você definir e designar tarefas facilmente, visualizar todos os passos do processo desde o brainstorm até a produção, distribuição e analisar a efetividade da sua campanha. Seu trabalho iria fluir em todas as etapas. Mas, de novo, isso é apenas um sonho.. ou não?

O que é uma ferramenta de gestão de projeto? É o suficiente para cobrir tudo o que você precisa?

Ferramentas para gestão de projeto foram projetadas para ajudar times a trabalharem juntos em qualquer tipo de projeto. No geral, elas permitem você a criar etapas para o seu projeto e uma linha do tempo para a sua conclusão, porém esses detalhes do software vai depender do que você escolher. E são ótimas ferramentas para ajudar o seu time a se comunicarem melhor.

Se você está atualmente usando uma ferramenta de gestão de projetos ou se está considerando isso, tenha em mente que eles não são desenhados especificamente para marketing de conteúdo. E – enquanto eles têm algumas vantagens para outros tipos de projetos – quando se trata de contemplar todo o seu planejamento de conteúdo, você de repente queira focar em uma plataforma feita especificamente para isso.

O que é uma plataforma de marketing de conteúdo – e o que pode fazer por você?

Vamos analisar o seguinte exemplo:

Você acabou de se inscrever na sua primeira meia-maratona e teve que programar um rigoroso treinamento. Mas, antes de começar, você tem que comprar tênis novos. Agora, você sabe que não é qualquer sapato que vai satisfazer as suas necessidades de corredor. Você tem que deixar de lado as opções como chinelos, saltos e até o seu velho All Star. O que você precisa é um par de tênis de correr novos. Encontrar o tênis certo irá deixar os seus pés confortáveis para iniciar os treinos.

A plataforma de marketing de conteúdo é tênis de correr perfeito. É a plataforma que irá permitir você de ter um processo de produção de conteúdo redondinho, pois ela foi desenha para fazer apenas isso.

Diferente de ferramentas de gestão de projetos, uma plataforma de marketing de conteúdo é feita com o propósito de trazer o seu time e seu conteúdo diretamente para a sua persona ideal da maneira mais eficaz e eficiente. Como você trabalha para desenvolver a estratégia de conteúdo que irá trazer os resultados que você está buscando, essa plataforma ajudará você a manter seu planejamento no caminho certo para que você alcance o resultado desejado e obtenha o maior ROI dos seus esforços de marketing.

Para entender um pouco mais a fundo as plataformas de marketing de conteúdo, algumas funções que você irá encontrar:

  • Fluxo de trabalho personalizado permitindo você de definir a função de cada colaborador do time, os quais terão um pipeline para acompanhar os processos.
  • Um calendário de distribuição para controlar o cronograma de publicações. Isso significa que você conseguirá manter a constância das publicações sem perder os prazos de entrega.
  • Integração e comunicação do time. Essa plataforma será o ambiente perfeito para seu time manter as ideias e processos unificados e simplificados.
  • Integrações com as principais ferramenta. Além de deixar a produção muito mais simples, com apenas um clique seu conteúdo irá diretamente para seu canal de distribuição.

Como saber se você precisa de uma Plataforma de Marketing de Conteúdo?

Se você está pronto para ter uma solução específica para  sua produção de conteúdo, então uma plataforma de marketing de conteúdo é o que você precisa. Para simplificar, optar por uma ferramenta de gestão de projetos, é como correr a meia-maratona de chinelos – você chegará até a linha final, mas não será um fácil.

Você está pronto para levar seu negócio para um outro nível, o que significa que você precisa desenvolver uma estratégia de conteúdo sólida. E, nenhuma estratégia vai trazer resultados, a não ser que se torne um plano contínuo. Para isso, você precisa tomar ações em todas as etapas que te levará onde você planeja, tais ações como:

  • Ter um lugar onde você e o seu time possam se reunir para compartilhar ideias, debater tópicos, e criar uma base clara e sólida para a sua próxima campanha de marketing de conteúdo.
  • Aprovar, programar e monitorar os conteúdos de acordo com as etapas que ele passa no pipeline.
  • Deixar pré programado a distribuição dos conteúdos para o blog e as mídias sociais, assim você não precisa se preocupar com gaps na publicação.
  • Metrificar os resultados das campanhas. Você alcançou a audiência programada? Você teve a taxa de clicks e respostas que estava buscando? Ter acesso claro às suas análises é crucial para atingir o público certo e entender a resposta correta.

Esses passos – e outros – podem facilitar o gerenciamento dos conteúdo e torna-lo mais efetivo. Tudo que você precisa para começar é uma ferramenta bem planejada de marketing de conteúdo.

Comece um plano de marketing de conteúdo na sua vida hoje

A hora é agora. Desenvolvemos a Contentools, uma plataforma de marketing de conteúdo com todos os benefícios para a sua empresa.

  • Tenha controle sob o seu time de marketing.
  • Crie uma experiência visual para a sua estratégia de marketing de conteúdo, com uma clara visualização de um dashboard com todas as informações necessárias.
  • Mantenha seu calendário editorial em apenas um lugar. Veja o que já está pronto para ser publicado, assim como quando e aonde será.
  • Faça decisões inteligentes baseadas nos resultados mensurados que você receberá.
  • Conecte-se com milhares de ferramentas disponíveis que se integram perfeitamente para ajudá-lo a automatizar todos os lados do seu marketing e ir ainda mais longe.

Se você está pronto para descobrir como ter um planejamento melhor de conteúdo, está na hora de ser parceiro Contentools. Solicite um contato com os nossos especialistas hoje, que irão entender qual a melhor versão da nossa CMP que te atenderá melhor.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.