A Zendesk foi fundada em 2007 na Dinamarca por três amigos em um loft. Depois de receber investimentos e mostrar intenso crescimento em 2009, mudou seu QG para São Francisco, na Califórnia. Atualmente a Zendesk tem escritório em oito países e atende  mais de 60 mil clientes pelo mundo todo. No Brasil empresas como Cacau Show, Whirlpool, Buscapé e Contentools utilizam a plataforma para atender seus clientes.

Um dos diferenciais do software é sua notável capacidade de integração com dezenas de sistemas de gerenciamento de conteúdo, relacionamento com clientes e aplicações web.

A solução da empresa é uma plataforma multicanal SaaS, de gestão de tickets para Help Desk e Service Desk, oferecendo suporte  a mais de 65 milhões de clientes ao redor do mundo. O sistema recebeu o prêmio CODiE de Melhor Solução de Gerenciamento de Relacionamento com clientes.

Para conquistar mais clientes no Brasil, uma das principais estratégias de marketing da Zendesk é investir na produção e divulgação de conteúdo sobre relacionamento e suporte a clientes. Para fazer a gestão de artigos, ebooks e outros materiais educativos no dia a dia, o responsável pelo Marketing da empresa na América Latina, Pedro Muller, usa a plataforma Contentools. Confira a seguir como funciona o dia a dia da empresa com o marketing de conteúdo.

DESAFIO: ir além da localização

Antes de contratar a Contentools, a Zendesk Brasil reproduzia conteúdos desenvolvidos em inglês, elaborados pelo departamento de Marketing da empresa em São Francisco. Esses conteúdos muitas vezes não atendiam a realidade e os desafios do público brasileiro. A primeira tentativa foi produzir alguns conteúdos localmente. As publicações tinham baixa frequência e eram feitas de forma dispersa à estratégia e não demorou para que a empresa percebesse que para atender os objetivos do marketing, seria preciso ir além das traduções.

Com o objetivo de brand awareness e geração de leads através de conteúdo, seria preciso que a operação tivesse escalabilidade e foco nas personas que melhor representassem o público brasileiro. A solução foi procurar um parceiro que atendesse a essa demanda com conteúdo de qualidade e um processo escalável.

SOLUÇÃO: foco em escalabilidade

Como referência quando o assunto é marketing de conteúdo, a Contentools surgiu como parceira para a Zendesk ao oferecer conteúdo especializado através de um software que otimiza e permite a gestão da produção de conteúdo. Pedro conta que:

A Contentools ofereceu uma maneira de gerarmos conteúdo de forma estratégica, fácil e com muito potencial para escalabilidade. 

A Zendesk hoje conta com um time de conteúdo com redatores e editores certificados pela Contentools. Esse time executa a estratégia traçada pela empresa e entrega materiais de alta qualidade que mantêm a essência da Zendesk na forma de abordar o relacionamento com clientes.

RESULTADO: milhares de leads qualificados

Os materiais geram tráfego orgânico qualificado para o blog, que converte em trials para o software da empresa. Já nos dois primeiros ebooks foi possível perceber o potencial da estratégia para o público local. Foram milhares de leads interessados em aprender mais sobre relacionamento com clientes. O alto interesse deu origem ainda a um webinar focado na vertical de ecommerces, que gerou conversão de oportunidades e novos clientes para a Zendesk.

Hoje produzimos mais conteúdos com relevância local. Pude perceber um aumento de visitantes no nosso blog e utilizamos menos recursos internos, que devido ao nosso modelo de negócio em mercados emergentes facilitou muito a minha vida como responsável pela marketing no Brasil.

O objetivo de produzir conteúdo mais relevante para o mercado brasileiro sem demandar esforços do time foi alcançado! E com nota 10 da Zendesk ao time de conteúdo montado pela Contentools. O processo exclusivo da plataforma Contentools permite alcançar alto retorno no valor investido.

Com certeza, além de economizar conseguimos oferecer um conteúdo top de linha, que por meio de freelancer costuma ser difícil de controlar.

Quer conhecer a plataforma que a Zendesk usou para escalar sua  produção de conteúdos com a Contentools? Fale com um de nossos consultores:

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