A 99Biz é uma rede de marketplaces de geração de negócios para pequenas e médias empresas, constituida por 2 plataformas: a BrazilBiz e a oHub. A BrazilBiz é especializada em Comércio exterior, insumos industriais e produtos finalizados, enquanto a oHub é uma ferramenta com foco na prestação de serviços para empresas.
A oHub permite que compradores localizem novos fornecedores de uma maneira simples e eficiente, além de poder comparar propostas.
Desafio
Para prospectar seus clientes a oHub utiliza o conteúdo gerado pelo próprio usuário com foco em compradores e fornecedores. O principal desafio da empresa era educar este cliente que fornece o conteúdo com material qualificado e frequente.
O cliente já faz parte da plataforma, mas era preciso explicar o que é o mercado de marketplace, como funciona o comércio de bens e serviços em um espaço virtual.
Como é o processo de compra e venda e quais os benefícios de fazer negócio através do marketplace? Como a oHub poderia contribuir para as negociações?
Explicar este passo a passo era uma estratégia essencial para que os usuários pudessem permanecer no negócio e melhorar o conteúdo produzido por eles, para atrair mais clientes tanto para o negócio deles, como para a oHub.
[tweetable alt=””]”Nossa grande dificuldade era poder gerar um conteúdo de boa qualidade frequentemente”[/tweetable]. Alexandre Pajola, oHub.
Solução
Como a Contentools sempre foi referência quando o assunto é marketing de conteúdo, a oHub contratou o software para a gestão de conteúdo especializado, com frequência suficiente para ajudar com o processo de engajamento dos clientes atuais.
O primeiro passo foi treinar os clientes atuais através de conteúdos que facilitam o processo de utilização da plataforma. Em seguida, os clientes têm à disposição artigos do canal oHub Ideias, com dicas de desenvolvimento de negócios. Além de educar o mercado consumidor, os artigos contribuem para aumentar a taxa de permanência e o engajamento dos usuários.
Foram criados diversos artigos de qualidade e relevância voltados para o cliente e os fornecedores que são postados e enviados regularmente. Além de materiais visuais como vídeos e infográficos para um aprendizado rápido garantindo que o cliente utilize a plataforma sozinho, possa divulgar melhor seu produto e prepare bem requisitos para mostrar os serviços prestados. Estas postagens contribuem para educar o cliente, que retornam ao site com frequência e comentam nos textos contribuindo para discussões e melhorias.
Além de treinar o cliente, foi primordial ter estratégias de conteúdo com o objetivo de reter os visitantes, os quais pretendem encontrar respostas de forma rápida e que resolvam seu problema, as landing pages foram excelentes para atrair a atenção deste público que é bastante objetivo.
Resultado
Contratar a Contentools, que possui redatores especializados em diversos segmentos, para elaborar um conteúdo exclusivo, ter a plataforma para criar, gerenciar e publicar este conteúdo foi excelente para educar os clientes contribuindo para que eles explorassem melhor os recursos oferecidos pela oHub, aumentando não só a retenção dos usuários, mas a qualidade do material que eles produzem.
“[tweetable alt=””]Recomendo devido à qualidade dos textos, quando não está bom eu peço para refazer tudo e sai do jeito que eu quero.[/tweetable] Pegam bem o espírito do negócio, além de ser super atenciosos no atendimento”. Alexandre Pajola, Fundador da 99Biz e oHub.