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Sua empresa oferece algo novo, inédito no mercado? Então você vai se identificar com a Luz.vc, uma loja online de modelos de planilhas em Excel. Lançada em 2009, a Luz.vc representava um grande desafio para seus empreendedores: tinha um produto até então desconhecido e, portanto, pouco buscado.

A primeira tentativa de gerar atenção de clientes online foi usando anúncios. “Esta estratégia não funcionava para gente, não tínhamos retorno nenhum! Verificamos que era preciso colocar mais etapas no processo de venda para conseguir explicar para o cliente o que a gente faz e como podemos ajudá-lo,” conta Leandro Borges, um dos fundadores da Luz.vc.

Foi então que surgiu o blog da Luz.vc, para educar os clientes em potencial. O time se dividiu internamente para produzir um post por semana – e conseguiram manter essa rotina por 1 ano e meio. “No entanto, os conteúdos não tinham muito critério, os colaboradores encaravam o processo de criação de conteúdo mais como uma terapia do que uma educação do consumidor, por isso o conteúdo era curto, com termos muito técnicos e sem muita preocupação com qualidade, estratégias de SEO ou periodicidade,” comenta Leandro.

Solução

A empresa tentou diversas estratégias por conta própria antes de procurar uma empresa especializada para ajudá-los. Foi quando descobriram a Contentools. O primeiro passo foi documentar a estratégia de conteúdo da Luz.vc no software e criar um time de conteúdo com redatores e editores especializados em finanças, negócios e em planilhas de Excel. Na sequência, a Luz.vc passou a produzir artigos para seu blog, a partir da Contentools. A tática inicial era voltada ao fundo de funil, com conteúdos em formato de tutoriais e calls to action direcionados aos produtos.

O processo de produção é facilitado pelo software de gestão. O responsável pela área de marketing insere  na plataforma os temas e palavras-chave estabelecidas na estratégia de SEO. Assim que estão aprovadas, as ideias entram em produção e Leandro recebe o conteúdo pronto. Em um clique ele aprova ou oferece comentários para redatores e editores. O artigo é publicado no blog e passa a colaborar com a atração de milhares de visitantes para o blog, todos os dias.

Outra ação que trouxe resultados super positivos para a Luz.vc foi a criação de uma série de ebooks periódicos. A estratégia era produzir materiais mais completos sobre os principais temas de interesse dos clientes da Luz.vc, como análise swot, tabelas dinâmicas e criação de gráfico em Excel. Para descobrir mais sobre o assunto, a pessoa interessada deixa um email na landing page para receber o ebook e a empresa pode seguir enviando outros materiais e ofertas com o passar do tempo.

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Resultados

O primeiro e-book trouxe resultados surpreendentes! Ao todo 2.726 pessoas quiseram saber 10 maneiras de deixar suas planilhas mais bonitas e fáceis de usar. O ebook trouxe mais de 11 mil novas visitas para o blog da Luz.vc e milhares de pessoas passaram a acompanhar os artigos e ebooks produzidos pela empresa. O retorno sobre investimento foi tão positivo que a Luz.vc já produziu outros 50 ebooks depois deste.

“A oferta de valor que a Contentools oferece é incrível. O modelo é muito bom e muitas empresas precisam deste trabalho. Eu sempre sugeri blog para nossos clientes, porque depois de um tempo os resultados são bem expressivos, e as visitas se convertem em leads e estes leads em vendas,” resume Leandro Borges.


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This post has 2 Comments

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  1. Fantástico! Vejo crescer a tendência em produzir E-books, simplesmente pelo quanto estes são úteis aos usuários e estudantes de determinado assunto. Planejo começar também a produzir os meus próprios. Obrigado pelas dicas.

  2. Nada como uma empresa especializada e pessoas capacitadas para nos dar aquela ajuda que tanto precisamos, estou iniciando no marketing digital, infelizmente com as próprias pernas, mas um dia quero ter um reforço profissional, para alavancar os negócios. ótimo artigo

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