marketing de conteudo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de inbound marketing utilizada para atrair e engajar o público alvo de uma marca através de conteúdos práticos e relevantes. A ideia é criar valor a atrair a atenção das pessoas, oferecendo conteúdo que seja útil até que elas sejam conduzidas ao estágio de compra. A maior diferença está em não bombardear essas pessoas com anúncios, como geralmente acontece.

Investir em conteúdo de qualidade tem sido uma estratégia muito adotada nos últimos anos, já que as empresa tem percebido a importância desse modelo de marketing. Mas ainda há muitas pessoas que não entendem, ou não não acreditam, nos benefícios do marketing de conteúdo para a geração de leads e o crescimento do negócio.

Pensando em como as agências, muitas vezes, encontram desafios na hora de vender o marketing de conteúdo, trouxemos algumas informações que podem ajudar a explicar a importância dele para os seus clientes.

Como explicar a importância da nutrição de leads para o cliente?

A nutrição é uma parte essencial ao definir a estratégia de marketing de conteúdo. Ela consiste em alimentar os leads com conteúdo relevante para que eles evoluam nos estágios do funil de vendas. Isso não só conquista a atenção do cliente, mas também facilita o aumento das oportunidades de negócio, qualificando os leads e economizando tempo, pois elimina aqueles que não tem real propensão à aquisição do seu serviço.

Não se esqueça que é importante conhecer os leads de cada cliente para que seja mais fácil estabelecer um relacionamento com eles, entendendo o que eles procuram e tornando as campanhas de nutrição mais assertivas. Cada vez que um novo fluxo é criado, novos testes para atrair o consumidor devem ser feitos, analisando por exemplo a linguagem e a taxa de conversão de call to action.

Mas por que a nutrição de leads é importante para a empresa do seu cliente?

  • Ajuda no relacionamento com seus futuros consumidores;
  • Proporciona maiores possibilidade de compra e melhor experiência com essa compra;
  • Contribui para fortalecer a marca e conquistar liderança no mercado;
  • Ajuda economizar esforços do time de marketing e principalmente do time de vendas (fechando melhores negócios);
  • Reduz o ciclo de de compras e traz retorno financeiro para sua empresa.

Falando em números, dados do Forrester Research mostram que:

  • Investir em campanhas de nutrição pode aumentar em 50% o volume de vendas de uma empresa a partir da sua base de contatos;
  • O custo é 33% menor do que a empresa teria para conquistar novos contatos.

Por que o seu cliente deve se tornar autoridade no assunto?

Quando as pessoas procuram saber mais sobre determinado produto ou serviço, normalmente recorrem ao Google. Por isso, é importante mostrar ao seu cliente que uma boa estratégia de conteúdo ajuda a ganhar autoridade online, pois a marca aparecerá nos primeiros resultados da busca. Uma boa forma de fazer isso isso é criando um blog.

Dentre os benefícios de se tornar autoridade estão:

Admiração: as pessoas irão admirar a empresa e os resultados que ela alcança;
Respeito: as pessoas irão respeitar tudo o que a empresa disser sobre determinado assunto, ela se tornará referência.
Relacionamento: será bem mais fácil a empresa se relacionar com o público, ela ganhará mais atenção.
Parcerias: as pessoas irão procurar pela marca para oferecer parcerias de diversos tipos.
Crescimento financeiro: quanto mais as pessoas prestarem atenção na marca de forma positiva, maiores serão as vendas de produtos.

Por que o seu cliente precisa de engajamento?

Quando uma empresa produz conteúdo relevante e que seja útil às pessoas, elas interagem e agradecem. Isso, além de aumentar sua autoridade, fortalece o relacionamento com o cliente, gerando maior engajamento.
Para que isso ocorra, é preciso identificar as necessidades das pessoas e oferecer soluções que as ajudem. É importante também analisar os conteúdos que mais interessam seus clientes e seu histórico de compra.

Através do marketing de conteúdo é possível se aproximar dos clientes sem invadir o espaço deles, facilitando um up-sell (venda de versões mais avançadas) ou cross-sell (venda de produtos ou serviços complementares aos já adquiridos).
Isso costuma ser a base das estratégias para convencê-los a comprarem outros produtos ou serviços complementares.

Como ajudar o seu cliente a aparecer nas buscas orgânicas?

Como dito anteriormente, para saber sobre um determinado assunto, produto ou serviço, as pessoas geralmente recorrem à uma ferramenta de busca, como o Google. Sempre que é feita uma pesquisa, milhares de sites são encontrados, mas só alguns deles conseguem se manter no topo da página de pesquisa. Isso ocorre pois o Google usa diversos critérios para determinar o posicionamento dos sites em seus resultados de busca orgânica e o principal critério a ser avaliado é justamente a qualidade do conteúdo das páginas de um site/blog.

Esse posicionamento orgânico fará com que a marca seja vista mais facilmente, atraindo a atenção das pessoas e aumentando sua credibilidade.

Para alcançar melhores resultados, é preciso otimizar o site/blog. Alguns fatores devem ser considerados para melhorar o posicionamento busca orgânica:

  • Produzir conteúdo original e relevante;
  • Sempre atualizar o site/blog;
  • Incluir links para outras páginas internas e também externas;
  • Selecionar palavras-chave condizentes ao modelo de negócio;
  • Usar heading tags para hierarquizar a importância das informações das páginas;
  • Ter sempre URL’s amigáveis.

Como explicar a importância da geração de leads para seus clientes?

No marketing de conteúdo, um dos principais objetivos é gerar leads, potencializando o negócio por meio de conversões. É fundamental explicar que é possível identificar e conduzir leads no funil do marketing até o momento em eles que estiverem preparados para se transformar em leads qualificados e comprarem um produto ou serviço.

Visitantes – leads – leads qualificados – clientes

Para isso é preciso criar conteúdo que atrai, sempre alinhado aos interesses do seu cliente e do público dele. Criar conteúdo rico, como ebooks e webinars também é ótimo para obter informações de visitantes através de formulários. Não deixe que seus clientes esqueçam que um bom call-to-action é fundamental para gerar conversões.

 

 

Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelo seu time na venda de marketing de conteúdo? Compartilhe aqui com a gente. E se tiver mais dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores.

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