Planejamento e estratégia não são sinônimos, embora algumas empresas utilizem essas palavras como se assim fosse. Isso explica alguns erros básicos na execução de marketing de conteúdo. Enquanto o planejamento diz respeito a questões quantitativas, como frequência de publicação do conteúdo, a estratégia é um conceito ligado à qualidade do conteúdo produzido. As agências precisam entender essa diferença para que possam delimitar até onde vai o planejamento e onde começa a estratégia. Vamos aprofundar um pouco mais esses dois conceitos a seguir. Acompanhe:

Planejamento

O planejamento em marketing de conteúdo diz respeito à definição da quantidade de conteúdo a ser produzido e publicado, assim como às datas de publicação. É importante lembrar que antes de planejar é preciso estabelecer metas e definir objetivos. Quando os objetivos estiverem traçados, está na hora de planejar com que frequência o conteúdo será publicado. Em suma, o planejamento vai estabelecer um cronograma de atividades a serem executadas para alcançar o objetivo com maior eficiência. Para um planejamento eficiente, crie um calendário de conteúdo.

Estratégia de conteúdo

Já a estratégia de conteúdo é o levantamento de informações sobre o consumidor e o mercado e a colocação em prática dessas informações por meio da definição de buyer personas, temas, tipos de conteúdo, canais de distribuição, jornada de compra, fluxo de nutrição, etc. Se estamos citando termos do marketing de conteúdo para explicar o que é uma estratégia, isso não é mera coincidência: marketing de conteúdo é uma estratégia, uma estratégia que divulga o conhecimento que a empresa tem sobre o seu mercado e agrega valor ao serviço prestado. O marketing de conteúdo não é simplesmente uma forma de planejamento ou uma moda passageira; ele é uma estratégia utilizada para informar, engajar e atrair determinado público.

Vejamos agora algumas fases da estratégia de marketing de conteúdo.

Definição de Buyer Personas

Uma buyer persona é a representação de um grupo de clientes com características demográficas e personalidades semelhantes. Definir as personas do negócio do cliente é o primeiro passo para determinar que conteúdo você deve produzir para alcançar o público-alvo. Se a empresa já tiver uma gestão segmentada de clientes ou uma lista de clientes potenciais, melhor ainda. Assim, seu cliente vai conseguir se aproximar mais do consumidor e a interação com ele será melhor direcionada.

Escolha de temáticas e formatos para os conteúdos

Em uma estratégia de conteúdo, é preciso escolher quais serão os temas e de que forma eles serão abordados. Dependendo do público-alvo, vídeos serão melhor aceitos do que grandes textos, por exemplo. Se você já tem uma persona definida, essa etapa é bem mais fácil, uma vez que quando você monta uma persona, já sabe quais são suas dores, necessidades e desejos. A partir daí, a estratégia sobre o que abordar, em que plataforma produzir e em que canais distribuir será mais assertiva.

Jornada de compra

A Jornada de Compra começa no momento em que o usuário busca por informações e encontra o seu conteúdo. Por causa disso, essa etapa da estratégia é essencial para entregar o conteúdo certo na hora certa. Baseado no que o consumidor busca na internet (por meio das palavras-chave) é possível identificar em que  estágio da jornada de compra ele se encontra e direcionar conteúdo relevante para o usuário.

Fluxo de nutrição de leads

Para uma gestão eficiente da sua estratégia, além de uma agenda clara de criação e distribuição (feita no planejamento) é preciso direcionar conteúdo constantemente para os leads. A melhor forma de fazer isso é criando um fluxo estratégico de nutrição capaz de acelerar o lead em seu caminho pelas fases do funil de vendas. É preciso pensar em conteúdo para cada estágio do funil e alimentar os usuários no tempo certo. Se neste mês o objetivo é gerar leads (qualificados ou não), um conteúdo para o topo do funil pode ser mais indicado. Isso significa que para alimentar um fluxo de nutrição, sua agência vai precisar pensar estrategicamente na produção de conteúdo, priorizando ou não certos temas.

Quer saber mais sobre estratégias de conteúdo? Sugerimos para você o webinar Como começar sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Aproveite e crie sua estratégia de conteúdo aqui!

Previous ArticleNext Article

This post has 4 Comments

4
  1. Olá Gabriela,

    obrigado pelo conteúdo. Descobri alguns detalhes sobre a construção de buyer personas que ainda não tinham entrado em meu radar.

    Sou Victor Moraes e estou tirando do papel meus sonhos. Um sinal disso é que contruí um site de minha agência de MKT Digital, a Decola Marketing Digital (www.decolamkt.com.br).

    Irei aplicar as dicas.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.