Com o valor do investimento em mídias próprias (owned media) cada vez mais acessível, está mais fácil para as empresas criarem conteúdo. E as agências fazem parte desse mercado. Se você tem uma agência de marketing e deseja atrair novos negócios ou estreitar os laços com seu cliente, o conteúdo pode ser uma ótima ferramenta. No entanto, apenas gerar conteúdo não basta, é preciso ser relevante e entregar valor ao leitor.

É bem comum ver agências digitais que acabam pecando na própria estratégia de marketing. Sabe aquela história de que em casa de ferreiro o espeto é de pau? Se você fosse um consumidor procurando uma agência, iria acreditar em marketing de conteúdo se a própria agência não utiliza essa estratégia para alcançar seus clientes? Provavelmente ficaria desconfiado. E é o que acontece quando você oferece um serviço e não o utiliza para benefício próprio.

As pesquisas deixam evidente os benefícios de uma boa estratégia de marketing de conteúdo, e se você oferece o serviço para seus clientes, provavelmente acredita nos resultados que o modelo pode gerar. De acordo com o Content Marketing Institute, por exemplo, 70% dos clientes criaram uma relação mais próxima com as empresas que oferecem conteúdo útil e gratuito na internet. Ou seja: se você ainda fica falando “nós, nós, nós” a todo o momento, pare! Entregue conteúdo relevante e deixe que os consumidores percebam o que sua agência tem de melhor. E, é claro, que repliquem essa opinião para outros possíveis clientes.

Crie um blog

Para começar com conteúdo, você precisa primeiro criar um blog para sua agência. Lá, você e sua equipe poderão falar sobre problemas e soluções da área, como geração de leads, marketing B2B, inbound marketing, marketing de conteúdo, etc. Para criar conteúdo relevante para seu público-alvo, pense como seu cliente e coloque-se no lugar dele. Aposte nos conteúdos mais completos, didáticos, e que respondam as dúvidas do seu público-alvo, já que depois de publicados, continuam trazendo tráfego orgânico ao longo dos anos.

Caso sua agência atenda a nichos específicos, uma boa ideia é criar um blog de ​​marketing separado do site da agência. Se há variedade de clientes com nichos diferentes, criar vários blogs pode ser uma boa alternativa, embora seja bem mais trabalhoso. Digamos que sua agência tenha como clientes startups e empresas do nicho de moda. Ao escrever sobre marketing de modo generalizado, você será só mais um nas buscas do Google e certamente levará bastante tempo para conquistar autoridade. Por que então não falar sobre marketing para startups em um blog e para o setor de moda em outro? Dessa forma, você vai atrair leads bem mais qualificados e adequados ao ramo de negócios que você tem experiência em atuar.

Melhor errar com você do que com o cliente

Quando a sua própria agência é o cliente número um, você pode e deve testar novas ideias, ferramentas e táticas de marketing de conteúdo antes de oferecer o serviço aos clientes. Se algo não funcionar bem, seus clientes não serão prejudicados; se funcionar, há menos risco para o cliente. Isso significa que ao começar a produzir e automatizar conteúdo primeiro para si mesmo, você vai aprender com os erros, entender mais profundamente sobre estratégia, pegar tração nas ferramentas, etc.

Seja um exemplo

Começando com conteúdo próprio, sua agência será seu primeiro case de sucesso.

No livro The Art of Social Media, Guy Kawasaki não recomenda a contratação de qualquer serviço se a agência não está demonstrando a sua própria proficiência por aquilo que oferece. É como ser o Dono da Mercedes e andar de Peugeot. Sua agência tem que ser o exemplo de que o serviço funciona. Se o blog e as redes sociais da empresa estão desatualizados, por que o cliente iria acreditar que no caso dele será diferente?

Torne-se autoridade no mercado de agências

Como se diferenciar da concorrência e se tornar autoridade no segmento? Reforçando sua imagem e mostrando que sabe o que faz. Publicar conteúdos sobre assuntos que ninguém abordou ainda (ou abordá-los de outra forma, talvez mais próximo das dores de seu público-alvo) pode ajudar sua agência a tornar-se referência. O objetivo é evangelizar seu mercado e mostrar para ele que ao postergar a contratação do seu serviço, a empresa está perdendo dinheiro e oportunidade de crescer. Por isso, publique no blog, faça webinars, escreva ebooks, promova seu conteúdo nas redes sociais e responda as dúvidas dos clientes.

Em suma, é preciso disciplina para gerar conteúdo relevante para agência de forma constante. Lembre-se de que quanto mais conteúdo de qualidade você criar, mais fácil será atrair novos clientes.

Aproveite para conhecer o E-book e engajar seus clientes!

cta_ebook_abradi_contentools

 

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.