Muitos empreendedores começaram a investir no marketing de conteúdo e viram que é uma estratégia que realmente funciona. Satisfeitos com os resultados colhidos, esses mesmos empresários agora querem saber como medir a eficácia dos seus esforços em marketing de conteúdo. Existem muitas métricas diferentes e enquanto algumas são indicadas para um tipo de cliente, como número de páginas visualizadas e número de visitantes, outras são aconselhadas para outros tipos de empreendimentos. A parte boa é que existem métricas de marketing de conteúdo para praticamente cada nível do funil. Separamos abaixo algumas das principais métricas, acompanhe:

Métricas de consumo

Como o próprio nome indica, estamos falando de medir como anda o consumo do seu conteúdo detalhadamente. Para isso, é importante acompanhar quantas e quais páginas os visitantes estão acessando, quantos usuários acessaram a sua página em determinado período de tempo, qual o tempo médio gasto em cada uma das páginas, quantas pessoas abriram seu e-mail marketing e em qual momento do dia, quais os links dentro do seu e-mail foram mais acessados e quantos formulários foram preenchidos com informações válidas.

Métricas de retenção

O seu conteúdo é interessante o suficiente para prender a atenção do público e fazer com que ele retorne? A taxa de retorno, uma das métricas de retenção, mostra quantos visitantes são antigos e quantos são novos. É sempre bom misturar a taxa entre pessoas que voltaram e visitantes novos, isso ajuda a criar um relacionamento diferente com cada grupo. Além disso, é possível calcular o número de pessoas que sai da sua página sem interagir com ela, é a chamada taxa de rejeição. Com essas informações em mãos, é possível avaliar quais são as páginas que precisam ser reformuladas.

Métricas de compartilhamento

Mostra quais conteúdos estão sendo compartilhados, quem os está compartilhando, como e onde eles estão sendo compartilhados. Para analisar essas questões e outras estatísticas de compartilhamento, uma sugestão é a ferramenta SharedCount.

Métricas de engajamento

Será que o seu conteúdo inspira os usuários a tomar algum tipo de ação? Que tipo de ação eles estão tomando e com que frequência? O número de comentários, por exemplo, mostra como o conteúdo foi aceito pelo público-alvo. Mas tenha em mente que muitas conversas acontecem dentro das mídias sociais e não apenas no espaço reservado para comentários nos blogs.

Métricas de leads

As métricas de leads respondem a questões como quantos leads foram gerados, quantos desses leads interagiram com o seu conteúdo e com qual conteúdo eles interagiram. Também é possível avaliar o que neste conteúdo ajudou a converter um lead que estava no topo do funil para o meio do funil e do meio para o fundo do funil.

Métricas de vendas

Aplicam-se a consumidores que se encontram no fundo do funil e concluíram uma compra. Você vai analisar o que este cliente consumiu anteriormente – se o conteúdo X, Y ou Z. As métricas de vendas ajudam a entender o quanto seu conteúdo está influenciando no fundo de funil e qual conteúdo está gerando receita.

Métricas de produção

Sua equipe está cumprindo os prazos do calendário editorial? Quanto tempo ela leva para transformar uma ideia em um conteúdo publicado? Quanto material você publica em um determinado período de tempo? Mensurar esses dados pode oferecer insights de como melhorar o processo de produção.

Métricas de custo

Quais são os seus custos globais com marketing de conteúdo? Quanto custa a produção por post?  E por recurso criativo? Calcule, por exemplo, quando custa um material baseando-se no tempo do freelancer. E quanto aos custos de distribuição nas mídias sociais? Essa métrica ajuda a dimensionar melhor o orçamento e planejar os próximos passos.

Os benefícios trazidos por cada métrica podem ser concluídos por si só, mas nunca é demais lembrar: elas indicam se a sua estratégia está sendo eficiente e o ajudam a planejar os passos seguintes. Portanto, fique atento ao que elas dizem.

Selecionamos esse infográfico com mais dicas caso você se interesse:

infografico curata

Fonte: Curata

Esse conteúdo foi interessante para você? Caso reste alguma dúvida, sinta-se totalmente à vontade de deixar seus comentários e questionamentos! Estamos aqui para ajudá-lo!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.