Até que ponto você deixa os eventos imprevisíveis da economia e da política tomarem conta da direção da sua empresa? Muitos dos nossos planos, sonhos e metas para o empreendimento acabam ficando de lado quando ligamos o piloto automático e nos deixamos levar pelas tendências negativas do mercado. No entanto, nessa época de começo de ano surge a oportunidade de reverter esse quadro. Esse é o momento perfeito para refletir sobre os resultado alcançados pela sua agência nos últimos meses e também a oportunidade ideal de se questionar se está satisfeito com eles e o que pode-se fazer melhor.  O que acha de reservar espaço na agenda para reflexão, avaliação e celebração das conquistas (por que não?) para acertar o compasso dos próximos passos?

Toda essa reflexão é importante ainda mais quando oferece-se serviços de marketing digital. Sabe-se que é mercado dinâmico, com uma concorrência acirrada e propostas de serviços muito parecidas.  A maioria das agências nem se dá conta de que estão apenas realizando os mesmos movimentos, sem sair do lugar. Para sair da mesmice, a pergunta “Quais serão os meus objetivos para o ano?” é uma das principais para ser respondida. Assim como existem alguns outros pontos importantes para serem reflexionados.

Para começar o ano com força total e largar na frente da concorrência, separamos nesse post algumas resoluções essenciais para serem tomadas em 2016. Seguindo-as, vai ser mais fácil começar o ano alavancando resultados altamente positivos. Vamos lá?

3 passos para sua agência digital crescer em 2016

1 – Invista continuamente em melhoria de processos

Aprimorar os processos é uma ação que precisa ser constantemente revista. Sem organizar o fluxo de trabalho da agência e mapeá-lo é impossível evitar erros, cortar custos e atingir um crescimento orgânico significativo.  Não podemos incrementar aquilo que não entendemos profundamente. Assim, decida qual processo que deve ser melhorado e detalhe especificamente cada etapa. Isso ajuda a identificar quais são as áreas que necessitam ser aperfeiçoadas e priorizadas. Quais são os gargalos, onde está havendo retrabalho, de que seu cliente reclama? Identifique os problemas e reorganize os processos: uma reunião de brainstorming com a sua equipe pode ser uma boa maneira de começar. Crie cenários, analise como as ideias funcionariam em uma situação considerada concreta. E assim, redesenhe o processo acrescentando fluidez e eficácia. E não se esqueça de monitorá-lo!

2 – Estimule sua equipe e aumente a produtividade

A rotina de uma agência é uma das mais agitadas e pesadas. E para manter o ritmo, é essencial  investir em treinamento. Apenas um time capacitado consegue manter-se atualizado e alinhado para entregar os melhores resultados possíveis. Cada componente precisa entender a fundo como funciona o processo de execução e as entregas dos serviços de marketing digital oferecidos. Além de, claro, compreender a conexão entre as ações, as estratégias, quais são os resultados que são esperados e ainda as métricas que precisam ser analisadas para alcançá-los. E mais do que entender como funciona o processo, é importante que o colaborador saiba exatamente qual a sua função dentro dele. Se sua equipe é do tipo que faz tudo, mudar a estrutura e redefinir tarefas é uma ótima resolução para esse ano. Além disso,  oferecer um bom plano de carreira é uma das armas para manter a sua equipe produtiva e motivada.

3 – Entregue diferenciais, apresente inovações

Para destacar-se no mercado e sair do senso comum, é necessário oferecer inovação. O que existe de melhor e mais recente no mercado para oferecer ao seu cliente?  Sabia que segundo a Resultados Digitais, 83,1% das agências digitais trabalham com gestão e monitoramento das mídias sociais? Ainda 76,5% criam campanhas de e-mail marketing? Mas apenas pouco mais de 30% oferecem soluções de automação de marketing.  Saia do senso comum!  Invista em pacotes novos, vá além do que seja considerável básico e agregue valor a seu negócio. O marketing de conteúdo e o Inbound Marketing são estratégias que estão em alta e você não pode simplesmente esperar que seu cliente peça esses serviços. Uma ótima forma de vencer a concorrência é oferecer diferenciais, inovações e trabalhar com ferramentas que facilitem o processo e otimize o tempo de execução. Vá além do feijão com arroz e verá como consequência a entrega de estratégia e a ampliação do resultado.

Agora é hora de arregaçar as mangas e mãos a obra. Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você. Qualquer dúvida, estamos aqui para ajudá-lo. E se tiver mais alguma opinião sobre o assunto, não esqueça de opinar. 

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