Investir em conteúdo de qualidade tem sido uma estratégia adotada amplamente nos últimos anos por empresas que perceberam a importância desse modelo de marketing. No entanto, ainda há líderes de organizações que não acreditam nos benefícios do content marketing para a geração de leads e o crescimento dos negócios. Pensando nos desafios que as agências têm na hora da venda de marketing de conteúdo, trouxemos alguns gatilhos para que seu time consiga explicar a importância desse modelo para os clientes.

Relevância

Para potencializar uma mensagem, sua empresa precisa fortalecer a imagem de emissora. Em um plano de marketing de conteúdo, o controle dessa imagem fica por conta da empresa, já que é estabelecido um canal direto com o consumidor. O conteúdo gera e alimenta um ativo próprio, posicionando a marca como autoridade no segmento. E o melhor: os resultados do conteúdo duram por muito mais tempo, assim como a relevância da marca para o consumidor.

Autoridade

Quando uma pessoa quer saber mais sobre produtos e serviços, normalmente acaba em uma ferramenta de busca, como o Google. Mostre para o seu cliente que uma boa estratégia de conteúdo ajuda a empresa a ganhar autoridade online; ela aparecerá nos primeiros resultados da busca.

Reputação

Explique que é possível monitorar o alcance das publicações, identificar quais assuntos mais despertam o interesse do seu público-alvo e acompanhar as menções sobre a marca na web. Ou seja, uma estratégia de conteúdo precisa prever a publicação do conteúdo nas mídias sociais, mas também o monitoramento delas. Assim, é possível medir o sucesso da estratégia e como os usuários estão vendo a marca.

Busca orgânica

Uma boa estratégia de conteúdo prevê a melhora do posicionamento da marca no ranking dos resultados dos motores de busca. O resultado disso é que a empresa conseguirá ser vista mais facilmente, atrairá a atenção dos consumidores e aumentará sua credibilidade, pois estar posicionado nas primeiras posições quando o consumidor faz uma pesquisa demonstra a autoridade da empresa no assunto.

Conversão

Um dos objetivos principais do content marketing é justamente gerar leads e potencializar negócios por meio de conversões. Explique que é possível identificar leads e conduzi-los no funil de marketing até o momento em que estiverem preparados e se transformarem em leads qualificados. A partir daí, a empresa já pode se aproximar com um discurso mais voltado para a venda. O marketing de conteúdo é um dos meios para gerar conversões: de visitantes a leads, de leads a leads qualificados e, finalmente, de leads qualificados a clientes.

Nutrição

A nutrição também faz parte de uma estratégia de content marketing e consiste em alimentar leads com conteúdo relevante para que eles evoluam nos estágios do funil de vendas. Ou seja, a nutrição ajuda a aumentar as oportunidades de negócio, qualificar os leads, conquistar a atenção, economizar tempo e também aumentar o número de vendas. Para se ter uma ideia da importância dela, dados do Forrester Research mostram que investir em campanhas de nutrição pode aumentar em 50% o volume de vendas de uma empresa a partir da sua base de contatos. E o melhor: a um custo 33% menor do que a empresa teria para conquistar novos contatos.

Vantagem competitiva

Empresas que constroem relações mais próximas e com transparência, ganham prioridade de compra. Isto é que o marketing de conteúdo ajuda a fazer: aproximar a marca do consumidor por meio de uma relação de confiança. A empresa fornece conteúdo relevante sobre seu segmento (e tudo o que estiver relacionado a ele) e os consumidores fornecem seu tempo e contato em troca.

Economia

Orçamentos de content marketing são em média 50% mais baratos do que os de publicidade online ou offline. Além disso, os leads gerados por meio de conteúdo são oito vezes mais propensos a comprar. E o melhor de tudo é que todas as empresas podem fazer: pequenas, médias e grandes.

Por fim, explique para o seu cliente em potencial que para tudo isso acontecer, é necessário elaborar um processo alinhado aos objetivos do negócio. Deixe claro que uma estratégia de marketing de conteúdo precisa ser contínua para gerar resultados. Não adianta esperar resultados excelentes nos primeiros três meses. Eles até podem vir, mas a estratégia precisa continuar mesmo que eles não apareçam tão rápido.

Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelo seu time na venda de marketing de conteúdo? Compartilhe! Quer aprender mais? Então dê uma olhada no ebook Marketing de Conteúdo – o que você precisa saber para começar.

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