Muito se fala em Marketing de Conteúdo, e diferentes empresas investem nele afim de atrair e reter clientes. Quem aposta nesse tipo de Marketing sabe que uma boa estratégia consegue conectar a notoriedade de uma marca à sua geração de leads, e com isso, trazer um bom retorno financeiro.

Ao mesmo tempo, há de se concordar que colocar uma boa estratégia em prática é um processo continuo e complexo. Para que a sua estratégia dê certo, é essencial um planejamento preciso e com foco em um objetivo claro. Por isso, se você quer aprender a montar uma estratégia efetiva de Marketing de Conteúdo, continue lendo este artigo! Simplificamos o processo em um passo a passo que você pode colocar em prática hoje mesmo. Confira:

1. Tenha uma visão clara do objetivo da empresa

Antes de criar qualquer estratégia de marketing é preciso entender de maneira clara qual é o objetivo de um negócio. Isso é necessário porque assim você vai poder analisar se o Marketing de Conteúdo é o único caminho que a empresa vai tomar, ou se ela também vai alinhar os esforços de divulgação com outras estratégias. Além disso, compreender a identidade de uma marca é fundamental para apontar o tipo de conteúdo que ela deve criar e compartilhar. Confira também os 8 objetivos que o conteúdo permite atingir.

2. Conheça o público e defina Buyer Personas

Somente conhecendo o seu público você poderá mais facilmente determinar que conteúdo você deve produzir para alcançá-lo. É provável que a empresa para qual você está criando a estratégia já tenha uma gestão segmentada de clientes ou uma lista de clientes potenciais, e se assim for, você já tem por onde começar. Use esses dados, ou desenvolva novas pesquisas para a criação de Buyer Personas, que são perfis fictícios com a idealização do público-alvo ideal. Elas são representações que refletem grupos de clientes com características demográficas e de personalidade semelhantes, e que ajudam muito a empresa a humanizar sua marca, a se aproximar do consumidor, e a direcionar melhor a sua interação com ele.

Ao criar uma buyer persona, você precisa ser o mais detalhado possível, o que pode parecer um pouco difícil a primeira vista. Já falamos neste post todo o processo de maneira clara e detalhada: Aprenda a criar buyer personas para sua estratégia de marketing de conteúdo.

3. Defina o quê e com que tom você vai compartilhar

O conteúdo certo é o que ajuda aumentar a presença online de uma marca, gerar engajamento, aproximar um consumidor e, consequentemente, aumentar suas vendas. Portanto, o Marketing de Conteúdo deve ajudar uma empresa a criar e moldar sua personalidade diante do público, por meio das fotos, vídeos, textos, e tudo o que a marca compartilha. Use o que você já sabe sobre os objetivos da sua empresa e sobre o público para definir o que e como compartilhar. Por exemplo, se você sabe que a intenção de uma empresa é se estabelecer como a voz da geração Y, e que a audiência é formada majoritariamente por membros dessa geração, sabe também que o conteúdo deve ser direcionado para atingir este objetivo e público.

Para otimizar quais os tipos de conteúdo que você deve utilizar, levando em conta o contexto da sua empresa (orçamento, especialidades da equipe e campo de atuação) e do seu público-alvo (perfil de engajamento, canais mais utilizados, preferências nas redes sociais) utilize nossa ferramenta gratuita: Matriz do Marketing de Conteúdo.

4. Construa um time que colocará a sua estratégia em prática

Você já tem um objetivo definido, já sabe para quem vai falar, e o que vai falar, agora precisa delinear “quem” vai falar. [tweetable alt=””]Para que a sua estratégia de marketing de conteúdo seja efetiva, você precisa de uma boa estrutura[/tweetable], o que significa ter um um bom editor, bons produtores de conteúdo, pessoas especializadas em SEO e analistas que cuidarão da distribuição e do controle do retorno em investimento. Veja cada função:

Editor ou Analista

Cria a estratégia, escreve e supervisiona os projetos de conteúdo para garantir a consistência da marca e o alinhamento com os objetivos dos negócios. Ele está acima de toda as funções.

Gestor de Midias Sociais

Distribui conteúdo em canais sociais e se envolve comunidades on-line. Ele responde ao Editor ou Analista.

Designer

Traduz o conteúdo textual em imagem, criando experiências visuais ricas e engajadoras. Ele responde ao Editor ou Analista, e trabalha juntamente com o Gestor.

Colaborador

Qualquer criador de conteúdo — blogueiro, fotografo, designer — que contribui para o seu projeto. Eles são supervisionados pelos Editores.

Especialista em SEO/ e Anúncios pagos

Gerencia a distribuição de conteúdo em mídias pagas. Eles trabalham juntamente com a figura do Editor.

Lembrando que esse é o time ideal, mas você deve adequar a demanda do seu trabalho ao número de profissionais que você planeja contratar.

Como criar uma cultura de marketing de conteúdo na sua empresa?

5. Crie um calendário de criação e distribuição de conteúdo

Finalmente, para uma gestão eficiente da sua estratégia é importante ter em mãos uma agenda clara de criação e distribuição de conteúdo. Um calendário é essencial porque ele é que irá ajudar a organizar o plano e as ações da sua estratégia, e você conseguirá ter uma visão clara dos gaps de conteúdo que você precisa produzir, e do que não faz sentido incluir em seu planejamento porque não condiz com os objetivos estratégicos da empresa. Lembrando que aqui no blog já oferecemos uma ferramenta gratuita para a sua organização.

E a sua estratégia, está no ponto? Como você tem estruturado a sua estratégia? Compartilhe com a gente!

Quer mais dicas como essa? Continue acompanhando o nosso blog, ou entre em contato com um de nossos especialistas! Conheça a plataforma para gerenciar todo seu time, fluxo de produção e publicação do seu conteúdo. 

plataforma de automação de marketing de conteúdo

Previous ArticleNext Article

This post has 5 Comments

5
  1. Pingback: Como fazer um planejamento de Marketing de Conteúdo? - Digital Pen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.