Um bom conteúdo é grande parte da equação que resulta em milhares de leitores para um blog ou site corporativo. Mas criar posts otimizados, levando em conta palavras-chave relevantes para o público-alvo, é apenas um dos fatores. A divulgação também tem peso na matemática do tráfego. Promover a publicação é parte importantíssima para alcançar sucesso no Marketing de Conteúdo.

7 formas avançadas de promover conteúdo

Vamos conferir como fazer esta divulgação, indo além das funções conhecidas do Facebook e Twitter?

1. Convide um expert a opinar sobre o assunto

Antes de publicar seu novo artigo, pesquise quem são os formadores de opinião na sua área de atuação. Diga-lhes o tema do seu conteúdo e pergunte se eles estariam dispostos a fornecer um ponto de vista. Contate-os via e-mail e mídias sociais. Se obtiver resposta, inclua sua opinião no conteúdo e utilize-o para divulgação.

2. Crie 10 social posts para compartilhamento

Um social post pode ser: variações do título, declarações curtas a partir do texto, estatísticas incluídas no post e tudo mais o que sua criatividade permitir! Compartilhe estes trechos nas mídias sociais nas semanas seguintes à publicação. Se observar o crescimento de leitores, continue fazendo a promoção ao longo das semanas seguintes, intercalando com a promoção de novos conteúdos.

3. Conheça as ferramentas de compartilhamento

Existem alguns plugins do WordPress e ferramentas que tornam mais fácil para twittar conteúdo antigo: Tweet Old Post, Tweetily e Evergreen Post Tweeter. Buffer também é uma ótima ferramenta para compartilhamento de mensagens, novas e antigas em mídia social. Você pode enfileirar um número ilimitado de mensagens e criar agendas personalizadas para quando deseja compartilhá-las.

4. Mencione suas fontes “especialistas” para promover conteúdo

Depois de publicar, promover o conteúdo em mídias sociais e mencionar as pessoas às quais você se referiu pode dar uma força na viralização. Podem ser parte dos trechos sugeridos anteriormente. Pode ser o nome de um designer ou decorador famoso, use a criatividade. As pessoas que você menciona vão ver que foram mencionadas e alguns responderão. Se for um “expert” conhecido, isso vai chamar a atenção das pessoas.

5. Mensagens diretas aos formadores de opinião no LinkedIn com link para o conteúdo

Postar na caixa de entrada de um formador de opinião da área em que atua é uma ação muito poderosa, mas nem sempre é possível. Com o LinkedIn, você pode entrar na caixa de entrada de um formador de opinião, mesmo se você não tem o seu endereço de e-mail. No entanto, você precisa ter uma conexão com ele no LinkedIn primeiro.

Assim, com suas conexões, trabalhe o seu caminho em rede. Conecte-se com as conexões dos formadores de opinião. É mais fácil fazer uma conexão com alguém se você é um segundo grau de conexão.

Uma maneira ainda melhor para se conectar com uma pessoa no LinkedIn é olhar para o perfil da pessoa para encontrar os grupos aos quais pertence. Junte-se a um desses grupos. Como membro de um grupo, você vai poder enviar uma solicitação de conexão.

No Linkedin também é possível interagir e publicar conteúdo em grupos de discussão. Dependendo da vertical de negócio da empresa, essa pode ser uma ótima fonte para atrair tráfego qualificado e criar autoridade no seu mercado.

6. Contate pessoas que se interessaram por conteúdos semelhantes

Encontrar pessoas que se interessaram por conteúdo semelhante já publicado por você permite fazer contato com elas oferecendo seu conteúdo novo (e melhor). É uma excelente forma de divulgação direcionada. Existem várias ferramentas que permitem que você encontre quem forneceu link de seu site, como Ahrefs e Open Site Explorer. Identifique o conteúdo semelhante ao seu, copie a URL e insira na ferramenta escolhida. Você verá uma lista de páginas e usuários que indicaram o link e que poderão receber comentário ou contato.

Uma simples pesquisa do link via Twitter também permite localizar usuários que o compartilharam, para interagir e sugerir a leitura aprofundada sobre o mesmo tema.promover_conteudo

7. Transforme o conteúdo em um conjunto de slides para atrair outro tipo de audiência

Transforme o seu conteúdo em um conjunto de slides no SlideShare. Estima-se que ele recebe dezenas de milhões de visitantes novos por mês. Esse é um dos maiores públicos na web. Otimize o título e a descrição. O SlideShare também permite a indexação do conteúdo pelos mecanismos de busca, como Google e Bing.

Como você faz para promover conteúdo depois de publicá-lo? Compartilhe suas dicas aqui nos comentários!

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.