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A produção de conteúdo do cliente deve ficar sob a responsabilidade de quem? Essa é uma questão que suscita fortes e variadas respostas dependendo do modelo de negócio de cada agência.

Eu vim de um ambiente mais centralizador, que desejava abraçar todas as demandas da clientela como um polvo, embora sempre faltassem braços. Isso obrigava a equipe a gastar muito mais tempo com a parte braçal do dia a dia e não tanto quanto gostaríamos com estratégias de curto, médio e longo prazos. E bem sabemos que a estratégia é um dos 12 fatores cruciais ao crescimento escalável de agências digitais.

Então eis que surge a Sétimo Dígito, uma consultoria de aquisição e growth parceira da Contentools, com a proposta diferente de dar autonomia à produção de conteúdo dos clientes. Mas será que o diferente é eficiente para trazer resultados?

Setimo Digito

Bruno Lorscheiter, fundador da Sétimo Dígito, é quem compartilha essa informação conosco aqui no blog.

Os primeiros gostos com produção de conteúdo

A parceria de Bruno com a Contentools é de longa data. O primeiro contato foi ainda na época em que ele era gerente na Beppler, reconhecida hamburgueria de Florianópolis.

Bruno já era apaixonado por Inbound Marketing e adotou essa estratégia na comunicação da empresa, com um ROI muito positivo, especialmente de tráfego orgânico. O segredo estava em focar na produção de conteúdo a partir das necessidades dos clientes, como entender o ponto da carne, para propiciar uma boa experiência deste o primeiro contato on-line.

“Utilizar a Contentools foi essencial para centralizar a gestão dos conteúdos para cada etapa da jornada de compra do cliente, principalmente auxiliando no programa de fidelidade que implementamos.”

E como o hambúrguer virou growth?

Em seguida, o novo desafio de Bruno foi em uma agência. Ali não pôde contar com a Contentools e a equipe tentava se virar adaptando várias ferramentas diferentes, montando o fluxo de produção e atualizando as informações na mão. Isso acabava fazendo com que a produção de conteúdo não fosse para a frente. A ideia sumia, alguém apagava o card do Trello e não se tinha controle total nem no planejamento nem na produção.

É algo muito parecido com este outro case de gestão de conteúdo, não acha? É uma triste realidade de muitas empresas.

Então você deve imaginar a frustração de um profissional que espera resultados em meio a essa situação. Mas Bruno reagiu da melhor forma: montou sua própria agência, com a ferramenta certa e foco na qualidade de conteúdo e na autonomia dos clientes. Assim surgiu a Sétimo Dígito.

Como agências podem dar poder a seus clientes

Esse modelo de agência proposto por Bruno é enxuto, mas não se pode dizer que seja um caso de “one man show”. Os clientes deixam de ter um papel passivo de aprovação e assumem o comando da produção de conteúdo por meio da plataforma Contentools. É uma parceria em que cada um dedica-se a fazer o que sabe de melhor.

O modelo de trabalho da Sétimo Dígito funciona da seguinte forma:

1. Onboarding na Contentools

O primeiro passo com seus clientes é ensinar a ferramenta que permitirá essa autonomia, que confiam mais no trabalho com o software por trás da operação. Bruno deixa tudo pronto para que o processo de produção de conteúdo flua naturalmente nas fases seguintes.

Plataforma Contentools

2. Elaboração da estratégia

Aqui entra a especialidade da Sétimo Dígito, podendo dedicar-se com mais cuidado a essa tarefa. A Comunidade Contentools tem um papel fundamental para isso, pois é por meio dela que os clientes encontram profissionais qualificados para executarem a estratégia elaborada.

“Fazemos um brainstorming com o cliente no início sobre demanda, personas e planejamento da estratégia de growth no geral. A partir disso, conseguimos definir que profissional vamos precisar, quanto tempo vai dedicar, se já tem experiência prévia no ramo…”

3. Definição de objetivos

Neste momento são traçados os milestones que devem ser alcançados com o trabalho. Cada cliente tem objetivos de marketing digital próprios a alcançar, conforme sua realidade. Desde uma loja de produtos naturais e suplementos, passando por loja de joias e semijoias, fábrica de móveis sob medida, profissionais de psicologia, advocacia e até a ACP Brasil, que conquistou 600 leads e bateu 300% da meta de visitas no site em 2 meses de trabalho, essa definição é importante para manter “o dedo no pulso” do cliente e garantir a eficácia da estratégia.

4. Autonomia de produção de conteúdo do cliente

Por fim, entra a parte do dia a dia do cliente, sem a Sétimo Dígito precisar controlar cada conteúdo produzido. Para um modelo de agência isso é muito bom, porque permite atender a mais clientes sem mexer em equipe e focar sempre na entrega de inteligência de comunicação.

“O ongoing é onde o cliente assume e fica muito mais fácil e coordenado, visto que já tem profissionais definidos, alinhamento de pautas, quantidade de conteúdos e processo de produção elaborado. Basta o cliente sugerir pautas e aprovar os conteúdos prontos.”

Agora é a sua vez!

A lição que Bruno da Sétimo Dígito nos deixa é da importância de dar autonomia à produção de conteúdo para garantir os resultados da estratégia. É possível – e até recomendável – focar em especialidades de atuação, em vez de querer abraçar tudo ao mesmo tempo.

Com a Contentools, esse modelo de agência fica muito mais fácil. Em uma só plataforma, agências e clientes podem elaborar a estratégia ideal para o negócio, fazer o planejamento, criação e distribuição de conteúdo, além de contarem com os profissionais especialistas da própria Comunidade Contentools para chegar às metas definidas.

Nossos consultores estão esperando seu alô para mostrar tudo isso na prática. Agende uma conversa!

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