Em abril, o Facebook divulgou a quantidade de usuários ao redor do mundo: 1,44 bilhão de perfis ativos. Sem sombra de dúvidas, a maior rede social na web atualmente. O que isso significa? Significa que o Facebook é um excelente canal para levar o conteúdo da sua empresa mais longe. É lá que as pessoas estão.

O desafio, no entanto, está relacionado ao alcance dos posts. Nos últimos tempos a rede social de Mark Zuckerberg tem diminuído o alcance orgânico das fanpages – alcance natural, sem artifícios como posts patrocinados, por exemplo. É motivo para se desesperar? Não! Existem maneiras relativamente baratas para sair do conforto do alcance orgânico e aproveitar a popularidade do Facebook na sua estratégia de conteúdo. Hoje vamos falar do Facebook Ads. Acompanhe!

O que é Facebook Ads

Facebook Ads é a ferramenta de anúncios do Facebook. Ela contempla texto e foto e pode, inclusive direcionar para o site ou para a fanpage do anunciante. Com ela, é possível promover anúncios por meio de posts patrocinados, eventos, seu site e até a própria fan page.

Existem três tipos de anúncios: Sidebar (barra lateral), News Feed (feed de notícias) e Mobile News Feed (dispositivos móveis):

  • Anúncios da barra lateral são as opções mais baratas, pois também têm as mais baixas taxas de cliques;

  • Anúncios no feed são os mais caros e têm as mais altas taxas de cliques média;

  • Como o nome sugere, Mobile News Feed são os anúncios projetados especificamente para exibição em dispositivos móveis (tablets e smartphones).

    Alcance do conteúdo com facebook ads

Fale com o público certo e no momento certo

Além da popularidade do Facebook, existe uma outra forte razão para você usar o Facebook Ads: a segmentação do anúncio por gênero, localização (país, cidade e estado), idade, status de relacionamento (estado civil), profissão,  interesses pessoais etc.

FB ads

Obviamente, a efetividade dos resultados, neste quesito, está relacionada à estratégia de segmentação. Por isso, é preciso total atenção na hora de programar os anúncios. Sempre que seu anúncio Facebook for visto por alguém que não faz parte do seu público-alvo, você está desperdiçando dinheiro.

Vale a pena investir em Facebook Ads?

De acordo com Moz.com, o custo para chegar a 1.000 pessoas com um anúncio de jornal é, em média, 32 dólares. O custo para chegar a 1.000 pessoas com Google Adwords é de R $ 2,75. Já os anúncios do Facebook custam apenas 25 centavos. E o melhor: é pré-pago! Você determina a quantidade de cliques que quer obter e paga antecipadamente para isso e o anúncio para de ser exibido no exato momento que você atinge seu objetivo de alcance.

3 maneiras de levar o conteúdo mais longe usando Facebook Ads

A seguir, veja 3 estratégias que você pode usar para promover blog posts, e-books, webinars ou qualquer outro conteúdo que a sua empresa está produzindo:

1) Anuncie para sua base de fãs

Se você já fez um bom trabalho para a conquista de fãs que fazem parte do seu público-alvo, as pessoas que curtiram sua página estão realmente interessadas no seu conteúdo. Promova histórias para serem mostradas a esta base.

2) Anuncie para fãs de páginas relacionadas e concorrentes

O Facebook permite que você consiga parametrizar anúncios para fãs de páginas relacionadas ao seu negócio e até de concorrentes.

3) Anuncie para visitantes do seu site/blog

A ferramenta também permite que você crie anúncios específicos para as pessoas que visitaram recentemente o seu site ou blog.

Uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida é mais do que a criação de conteúdo original e criativo. Ela também depende das ações de comercialização do conteúdo criado, ou seja, de formas inteligentes de levar o conteúdo até as pessoas certas.

Neste sentido, promover o conteúdo no Facebook é uma excelente escolha, pois esta rede social é a mais acessada do momento e, por suas características técnicas, permite um alto poder de segmentação.

#dica: Faça um teste

Procure analizar os conteúdos que tiveram mais sucesso em seu blog (qual teve mais visita, maior tempo de permanência, mais compartilhamentos…) e começe a promover no Facebook Ads esses conteúdos primeiro, aqueles que obtiveram mais sucesso na forma orgânica. Importante é testar e analisar os resultados.

O Facebook Ads já faz parte da sua estratégia de marketing de conteúdo? Compartilhe suas ideias com a gente, deixe um comentário! Confira uma forma simples para segmentar sua base de leads para uma comunicação mais efetiva.

Segmentação de leads

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.