Produzir conteúdo para Link Building é uma das estratégias de SEO utilizadas para conseguir melhorar o ranqueamento de um website. É importante porque quanto mais um site é lincado por sites com elevada reputação, mais destaque ele recebe de ferramentas de busca como o Google. Além de ganhar mais visibilidade entre os leitores, possibilitando que seja encontrado mais facilmente pelos motores de busca, o site ganhará mais autoridade entre os demais sites e passará a ser cada vez mais respeitado no seu nicho.

Embora importantes, somente quantidade não é suficiente para uma boa estratégia de SEO: a qualidade conta mais do que tudo. Então o grande desafio é fazer um site receber links de alta qualidade, de portais e blogs com elevada reputação.

 

Entendendo o Link Building

Dentro do termo existem alguns conceitos que precisam ser entendidos para montar uma boa estratégia.

Page rank: é uma métrica usada pelo Google para classificar páginas da web em uma escala de 0 a 10. O fator que determina o número é justamente o número de links apontando para este mesmo site – quanto  maior for a qualidade do site que dá os links, maior será a escala.

Idade do link: é melhor receber um link de um domínio que já tenha mais idade do que de um novo.

Nicho: o nicho influencia a qualidade do link, ou seja, para ter relevância, um link deve ser dado para um site do mesmo nicho.

As estratégias de Link Building podem ser bem sucedidas se bem planejadas e executadas a médio e longo prazo. Vale lembrar que nada adianta o esforço se você não tiver conteúdo de qualidade e relevante para o seu leitor.

Marketing de Conteúdo para um Link Building eficaz

A internet está cada vez mais sofisticada e é importante entendermos que se produz conteúdo para pessoas e não para robôs e mecanismos de busca. Portanto, de nada adianta usar as milhares de técnicas existentes para ganhar links se o seu conteúdo é irrelevante.[tweetable alt=””] A estratégia mais importante para ganhar links naturais e de qualidade é tendo um conteúdo interessante[/tweetable] e saber promovê-lo para seu público-alvo. Aqui entra o marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo nada mais é do que produzir, publicar e compartilhar, através do blog e das redes sociais materiais úteis para o público. Um conteúdo rico de informações, que resolve problemas, que ajuda, é um conteúdo que possui qualidade e passível de ser lincado em sites e blogs renomados.

Link Building: estratégias simples para começar

Redes sociais

Publicar chamadas dos conteúdos do blog em redes socias como Twitter, Facebook, Linkedin e Google+ ajuda a atrair público qualificado para o site. Ao mesmo tempo, por obter maior conversão de visitas, o site ganha aos poucos autoridade perante os organismos de busca e passa a ser melhor ranqueado.

Aponte para outros sites

Sempre que considerar útil a outros leitores, coloque em seus artigos links direcionando para outros conteúdos que tenham a ver com o seu. Muitas empresas retribuirão o favor e farão o mesmo. E mesmo que eles não façam isso, seus leitores reconhecerão suas boas ações, principalmente se os links representarem uma ajuda verdadeira.

Comente em outros blogs

Você deve ler dezenas de blogs como o seu, o que custa fazer um comentário nele? Claro que não estamos falando de qualquer comentário. Informações que agreguem valor ao artigo aumenta as suas chances de ganhar acessos. Além de contribuir para enriquecer o debate e o conteúdo, você pode argumentar lincando para posts que tenha publicado no seu próprio blog.

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