Um dos principais pontos de uma estratégia de marketing digital é a definição dos objetivos. Parece fácil definir objetivos, mas, na prática não costuma ser, especialmente para quem está começando.

Se é o seu caso, fique tranquilo. Neste artigo conversaremos sobre isso. Você verá uma lista de objetivos que podem ser alcançados com marketing digital e assim ficará mais fácil definir os seus. Acompanhe!

7 objetivos que podem ser alcançados com marketing digital

Veja, a seguir, quais são os objetivos mais comuns que as empresas que investem em marketing digital costumam adotar:

1. Construir percepção de marca e autoridade no tema

Negócios que estão iniciando ou que acabaram de entrar no mundo digital precisam construir percepção de marca em meio a tanto conteúdo disponível na web. E isso se dá à medida que a empresa estrutura canais digitais (site, blog, redes sociais etc.) e passa a entregar conteúdo relevante para seu público-alvo.

A construção da percepção de marca está intimamente ligada à autoridade no tema. Ou seja, o público precisa perceber que está diante de uma empresa que conhece seu universo de atuação e tem condições de atender as suas necessidades. Quando isso acontece, é possível conquistar uma audiência apaixonada que sempre volta para consumir os conteúdos e faz questão de compartilhar e ampliar o alcance das publicações.

2. Melhorar o ranqueamento nas ferramentas de busca

A cada segundo, milhões de conteúdos em vídeo, áudio, texto e imagens são publicados na internet. Logo, fica difícil ser encontrado pelo público quando este faz pesquisas no Google, por exemplo.

Ao investir em marketing digital, a empresa passa a fazer ações estruturadas para elevar sua posição nos resultados de busca e, assim, aumenta as chances de ser encontrada pelas pessoas no momento em que elas estiverem pesquisando sobre os assuntos relacionados ao seu negócio.

3. Conversão e nutrição de leads

As pessoas que vêm até os canais digitais da empresa precisam ser qualificadas. Em outras palavras: é preciso entender quem são os interessados e quem são os potenciais clientes (os leads); após identificá-los, é preciso gerar um relacionamento com eles por meio de contatos frequentes, via e-mail marketing, por exemplo. Este trabalho é chamado de nutrição de leads. A ideia é mantê-los sempre interessados e bem informados para convertê-los em clientes.

4. Conversão de novos clientes

Outro objetivo que pode ser alcançado com uma boa estratégia de marketing digital é a conquista de novos clientes. Quanto mais pessoas encontrarem os canais digitais da empresa e quanto mais elas se interessarem e sentirem confiança nos conteúdos disponibilizados na web, maiores serão as chances de se tornarem clientes.

Uma boa estratégia visa conduzir este público qualificado (leads) pelo funil de vendas, que é dividido entre as seguintes fases: atração, relacionamento e conversão (topo, meio e fundo do funil, respectivamente).

5. Suporte e atendimento ao cliente

Usar os meios digitais para atender e dar suporte aos clientes também é um objetivo interessante. As pessoas estão cada vez mais conectadas e já não têm mais paciência para aguardar a resposta de um e-mail ou ficar mais do que cinco minutos esperando por um atendimento telefônico.

Para isso, é possível usar as redes sociais, aplicativos de conversa instantâneas, aplicações de chat online etc.

6. Retenção e fidelização de clientes

Manter-se na mente dos clientes e fidelizá-los diante da concorrência cada vez mais acirrada é um desafio que pode ser vencido através de uma boa estratégia de marketing digital.

Isso pode ser feito através de um bom relacionamento com o cliente, de um suporte e atendimento eficientes, da entrega de conteúdo etc. Saiba mais sobre fidelização de clientes neste Guia completo: como usar conteúdo para atender melhor e fidelizar clientes.

7. Aumentar as vendas

Ampliar os resultados comerciais também é possível com o marketing digital. Uma empresa que sempre foi offline pode abrir uma loja virtual, por exemplo. Assim, consegue vender para pessoas que até então desconheciam a marca ou que não têm representantes da marca em sua região. Isso pode dar mais escalabilidade nas vendas.

Dose a quantidade de objetivos da sua estratégia de marketing digital 

Para finalizar, é preciso dizer que você não deve colocar os sete objetivos listados aqui como metas da sua estratégia de marketing digital. O ideal é começar escolhendo três objetivos para depois, conforme os resultados começarem a aparecer, ir agregando outros.

Você não pode, por exemplo, querer aumentar as vendas com a internet se a sua empresa acabou de entrar no ambiente digital. Primeiro é preciso ganhar percepção e autoridade de marca para depois pensar em vendas online.

Os objetivos de marketing digital da sua empresa estão bem definidos? Você gostou destas dicas? Deixe um comen

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.