Muitas mudanças ocorrem no Google o tempo todo. Os algoritmos mudam, como no ano passado, com o Google Hummingbird; mudam por exemplo as formas como eles interpretam a otimização de um site ou as estratégias de indexação. Isso quer dizer que, para conseguir um resultado satisfatório em SEO, é preciso de um trabalho duro, constante e com conteúdo de qualidade.

Segundo a HubSpot, as empresas que utilizam blogs para publicação de seus conteúdos têm 97% mais links inbound do que as que não utilizam. Contudo, se você chegou até aqui, já sabe que ter um bom blog é muito importante para sua estratégia de inbound marketing e, principalmente, para sua estratégia de marketing de conteúdo.

Mas o que fazer quando é necessário aumentar o tráfego para o seu blog? Como conseguir mais visitas e, consequentemente, aumentar suas vendas?

Precisamos destacar que há outras maneiras de conseguir mais tráfego para o seu blog além do esforço solitário em construir grandes conteúdos e uma delas chama-se guest post. Isso não significa que você não terá um trabalho duro pela frente, mas que contará com a ajuda de alguém para gerar mais tráfego: o convidado do guest post. Como fazer isso? É este tema que abordaremos no post de hoje: como conseguir mais tráfego para o seu blog com guest post. Preparado para conseguir algumas respostas? Então, vamos em frente!

O que é um guest post?

Antes de responder à pergunta de ouro do post, precisamos definir o que é um guest post. Em linhas gerais, basicamente, um guest post é a publicação de um conteúdo escrito por um convidado em seu site. Ou então, ao contrário: você cria um conteúdo e publica no site de outra pessoa. Agora, entenderemos a importância do guest post. Vamos lá?

Qual a importância do guest post?

Existem diversas vantagens em utilizar a estratégia de guest post. Para a empresa que “hospeda” o convidado, a estratégia permite que ela alcance novos públicos, e o convidado, é claro, também.

Além disso, para o convidado, é a chance de aumentar sua credibilidade e notoriedade perante o Google e seu público-alvo. Para a empresa que hospeda, por sua vez, é a chance de ter grandes nomes do segmento postando conteúdo original em seu blog.

Mas como utilizar a estratégia de guest post? Bom, primeiro você precisa seguir alguns passos.

Determine quem são seus clientes

Nenhuma estratégia de guest post irá funcionar assertivamente se você não souber quem é a sua audiência. Qual é o tráfego do seu blog? Qual é o comportamento e quais as necessidades dos seus leitores?

Se você souber o que eles estão buscando e quais os conteúdos mais acessados, você conseguirá prever qual é o tipo de convidado e o tipo de conteúdo ideal para sua estratégia de guest post.

Sem essas informações, você não conseguirá bolar uma boa estratégia.

Determine onde estão seus clientes

De onde vem seu tráfego? Quais são as mídias sociais mais acessadas pelo seu público-alvo? Qual a região em que se concentram seus clientes? Quais são os sites que eles visitam e que são relevantes para os seus produtos, serviços e conteúdo? Você precisa responder essas perguntas antes de ter um convidado escrevendo em seu blog.

Tenha um blog com bons conteúdos

Em um mundo onde todo mundo é blogueiro e todo mundo tem um blog, você precisa se destacar. Parcerias são baseadas em benefícios mútuos e o seu convidado precisa perceber que você cria conteúdo que se destaca e que realmente oferece valor para o seu público. Caso contrário, ele não irá querer se associar a você.

Mas como ter um blog com bons conteúdos? Uma dica muito simples é: escreva sobre questões que as pessoas querem ler. Por exemplo, o Pokémon GO é a nova tendência do momento. Como você poderia escrever um conteúdo relacionado a isso? Uma agência de Marketing, por exemplo, escreveria sobre como as marcas estão utilizam o Pokémon GO para se destacar. E você, como escrevia sobre o jogo?

Mas além das tendências, você precisa estar de olho nas dores e necessidades dos seus clientes. Uma maneira de fazer isso é observar os comentários deixados: o que eles estão pedindo?

Outra maneira de atrair o público é falar sobre determinado problema e a solução que você oferece. Talvez existam pessoas lá fora com essa mesma questão. Afinal, não foi isso que o levou a construir sua solução, em primeiro lugar?

Faça networking e construa relacionamentos

Além de ter um blog com uma boa escrita, você também precisa construir um bom networking com outros blogs. Construa relacionamentos antes de sair convidando-os para fazer um guest post.

Uma boa maneira de fazer isso é ter a referência de alguém. Um ponto de ligação pode motivá-los a publicar com você.

A verdade é que apenas 10% dos blogueiros que você convidar irão realmente participar da sua estratégia de guest post. Por isso, procure muito, liste os melhores e os intermediários e construa um relacionamento com eles. Cada pessoa pode gerar uma oportunidade, por isso, alimente todas.

Agora que você já sabe quem são seus clientes, onde eles estão, tem um blog com conteúdo de qualidade e uma rede de relacionamento forte, é hora de respondermos à pergunta:

Como conseguir mais tráfego para o seu blog com guest post?

Agora, finalmente vamos elencar os fatores fundamentais para você conseguir mais tráfego através do guest post. Acompanhe!

1. Determine o objetivo do seu guest post

O que você deseja atingir com sua estratégia de guest post? Antes de começar sua busca por um convidado, é fundamental que você saiba qual é o seu objetivo. Isso porque, definindo a sua meta com antecedência, você consegue determinar o tipo certo de blogs para enviar mensagens e convidá-los para publicar algo em seu blog.

Os principais objetivos, são:

  • posicionar-se como uma marca conhecida através de suas conexões;
  • construir backlinks para o seu site;
  • gerar mais tráfego para o seu blog (o objetivo trabalhado aqui).

Para gerar mais tráfego, você precisa conhecer os blogs e identificar quais deles têm uma autoridade forte. Você pode fazer isso através de ferramentas como as oferecidas pela Moz. Por isso, conhecer seu objetivo antes de começar irá te ajudar – e muito – a determinar qual blog escolher para uma parceria.

Além disso, você precisa saber o que deseja atingir com o conteúdo para conseguir conversar com o convidado sobre o que seria mais atrativo para o público-alvo dos dois: sobre o que escrever? Escrever para topo, meio ou fundo de funil? Qual call-to-action utilizar? Tudo isso deve ser conversado e debatido.

2. Busque um convidado com um público-alvo semelhante ao seu

Como você deve ter percebido, o objetivo é o princípio de tudo. E o seu convidado também terá um objetivo definido ao fechar uma parceria com você. Pode não ser o mesmo objetivo, mas, por algum motivo, ele gostou do que você tem a oferecer. Sendo assim, partimos para o segundo ponto: vocês têm um público-alvo semelhante?

Vocês precisam ter um público com dores e necessidades similares. Caso contrário, a parceria não fará sentido. Por isso, antes de propor algo para alguém, pense nisso. Dentre todos os blogueiros com quem você construiu um relacionamento, quais realmente tem um público-alvo similar?

Se você deseja gerar mais tráfego, os visitantes do parceiro e os seus precisam ter comportamentos em comum, precisam acessar as mesmas redes sociais e ter os mesmos interesses. É claro que haverá divergências, mas em sua maioria, serão um grupo parecido.

Isso contribuirá para sua estratégia, pois ambos os públicos estarão interessados no que o convidado terá a dizer; isso significa que o público do seu convidado virá até o seu blog, aumentando o seu tráfego. E, como as dores e necessidades são similares, uma grande parte passará a consumir o seu conteúdo também – por isso a importância de um conteúdo de qualidade! É possível também que a sua solução seja o que eles estavam buscando, aumentando sua conversão em vendas.

3. Tenha uma estratégia definida para que o guest post seja assertivo

Você esqueceu do funil de vendas? Espero que não, pois ele deve estar presente em sua estratégia de guest post também. Aliás, perceba que você precisa de uma estratégia definida para que o seu guest post seja assertivo.

Você já sabe que deseja gerar mais tráfego para o seu blog, mas e depois disso? Que ações você deseja que os visitantes do convidado tomem? Que conteúdos você deseja que eles acessem? Que tipo de valor você quer passar? Como é a jornada de compra de um visitante vindo do blog parceiro?

Para gerar mais tráfego e aproveitar esse tráfego já qualificado – o que é maravilhoso! –, você precisa definir como será sua estratégia de marketing de conteúdo, de inbound marketing e sua estratégia para o guest post.

Troque uma ideia com o convidado, veja quais são os objetivos dele e combinem suas estratégias. Conversar é a melhor opção para clarear a mente e ver suas possibilidades. Além disso, você já tem um blog de qualidade, sabe como atrair e converter. Por isso, utilize suas habilidades para esse novo tráfego gerado também.

4. Alcance uma audiência diferenciada compartilhando conteúdo na base do convidado

O guest post é uma via de mão-dupla. Você não precisa apenas convidar alguém para publicar em seu blog, você pode aproveitar a base de contatos do seu convidado – assim como ele aproveitou a sua – e publicar conteúdos com ele também. Seja você o convidado e alcance uma audiência diferenciada.

Ao publicar no blog dele também, você não alcançará apenas uma porcentagem do público – o que já é ótimo –, mas alcançará o público em sua totalidade, o que possibilitará ampliar seu público-alvo e seus horizontes.

Este post foi útil para você? Se deseja alavancar sua estratégia de conteúdo, entre em contato com um de nossos especialistas e comece a utilizar a Plataforma da Contentools.

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.