Um dos maiores desafios do marketing de conteúdo é a dificuldade em encontrar tempo para criar conteúdo. Se esse também é um problema na sua empresa, está na hora de criar planos alternativos para não deixar seus leitores sem conteúdo.

Uma das formas mais eficazes de fazer isso é reaproveitar conteúdos antigos, fazendo uma espécie de reciclagem de blog posts publicados anteriormente. Talvez o SEO não estivesse adequado, faltou uma imagem mais ilustrativa ou mesmo a divulgação não foi suficiente para atingir seu público-alvo. Abaixo, selecionamos algumas dicas para aumentar o tráfego dos seus antigos blog posts e economizar um bom tempo na produção de novos conteúdos.

1. Inclua blog posts antigos em newsletters semanais

Certifique-se antes de que seu servidor de e-mail marketing forneça a opção de escolha da frequência de recebimento de mensagens. Alguns leitores podem preferir receber apenas um e-mail por semana com o resumo de posts mais relevantes, por exemplo, e você precisa respeitar isso se não quiser perder um assinante.

Depois disso, você pode preparar e-mails especiais para cada lista de assinantes e sempre incluir um post mais antigo, para que usuários que não tenham lido anteriormente possam ter a oportunidade de acessá-lo, mesmo que algumas semanas depois.

2. Compartilhe os melhores blog posts nas mídias sociais

Agende um dia para revisar todos os posts do mês e escolher os que tiveram mais acesso e engajamento e republique em suas mídias sociais. As chances de que as pessoas que ainda não tiveram contato com esses textos gostem deles da mesma forma que os leitores que os curtiram em publicações anteriores são enormes.

3. Conecte-se com usuários influentes

O networking na internet é super válido quando você precisa trazer visitantes para o seu blog e firmar a credibilidade do seu conteúdo e marca. Abrir contato com especialistas da área em que sua empresa atua é fundamental para expandir a influência da sua marca e mostrar expertise sobre determinado assunto para um público diferente daquele que frequenta seu blog. Experimente o guest post, você ganha espaço em algum blog para publicar seu artigo, e em troca dá espaço na sua própria página para conteúdos externos.

Outra forma de fazer com que seu blog seja notado por esses influenciadores é citá-los em alguns textos, linkar posts externos e até mesmo fazer contato para perguntar opiniões sobre determinados assuntos e publicar em seu blog, com autorização, é claro. Existem casos em que o usuário influente acaba citando posts de outros blogs que pediram sua opinião anteriormente. Imagine se for o seu? Ponto para seu blog!

4. Participe de fóruns e comunidades online

Esse tipo de interação é similar aos comentários e compartilhamentos nas mídias sociais. Entre em comunidades que falem sobre a área da sua empresa e compartilhe links dos seus melhores blog posts que respondam as perguntas e ajude os usuários. Jamais tente transformar esses locais em canais de propaganda. Os participantes desses grupos repelem pessoas que entram para fazer propaganda gratuita de seus produtos e serviços. Em vez disso, agregue valor às discussões, traga dados inéditos, auxilie os usuários com a expertise que só sua empresa tem. Seja referência nos assuntos referentes ao universo da sua organização.

5. Crie mais conteúdo a partir de um tópico existente

Suponha que você tem um post excelente sobre quadruplicar os acessos do seu blog com calendários editoriais. Agora que você sabe o potencial da audiência desse post, escreva outro texto relacionado a esse tema. Depois disso, você pode pesquisar quais a keywords que esses usuários estão usando para buscar informações sobre esse tópico (usando o Keyword Planner do Google, por exemplo). Depois disso, você pode programar alguns blog posts relacionados ao tema e, além de tudo, otimizados para o Google e para seu público-alvo. E o melhor de tudo: você pode linkar todos esses posts dentro do seu blog (back link) e aumentar a chance de estar nas primeiras posições dos buscadores.

6. Reutilize os melhores blog posts em outros formatos de conteúdo

Um texto pode se tornar base para webinars, e-books, vídeos, infográficos, entre outros formatos. Essa é uma ótima maneira de usar um trabalho que já foi feito e torná-lo ainda mais interessante, completo e atrativo para os usuários.

Essas não são as únicas formas de aumentar o tráfego dos seus antigos blog posts, mas certamente farão uma enorme diferença no modo como você vai olhar para conteúdos publicados.

Você sabe outra maneira para gerar mais acessos em posts passados? Comente aqui pra gente! E se houver dúvidas em como montar uma estratégia de repostagens, fale com um de nossos consultores

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