Já foi o tempo em que a dobradinha propaganda e cold calls era suficiente para captar clientes. Hoje as melhores oportunidades de conquistá-los e de mantê-los interessados ocorrem antes mesmo do primeiro contato dos clientes com a empresa. A atração de uma audiência e a geração de leads online tornam-se temas recorrentes quando o assunto é vendas. E não é à toa: a gestão de leads eficiente ajuda a captar clientes em potencial, contatos qualificados e com perfil certo, mais propensos a fechar uma compra ou contrato, gerando resultados significativos. Só que antes de chegar a essa etapa, o prospect procura o maior número de informações disponíveis sobre o seu produto ou serviço e sobre a sua marca. E durante esse processo, quanto mais conteúdo especializado e de qualidade você oferecer, maiores são as chances de o cliente em potencial escolher a sua empresa para fechar negócio.

Além de captar contatos qualificados, o conteúdo dá início a uma relação de confiança com o cliente. Existem algumas ferramentas eficientes para iniciar esse processo. Vamos conferir algumas delas?

1. Webinars

O nome vem de uma abreviação de “web-based seminar” e significa uma webconferência em que o organizador pode utilizar slides ou transmitir uma palestra ao vivo para seus potenciais clientes. O webinar possibilita uma interação entre os participantes por meio de chat e entre o palestrante e os espectadores. Ao final, o palestrante pode responder dúvidas e fazer pesquisas entre os participantes. O tema do webinar pode ser um meio de filtrar os potenciais interessados – o objetivo é mesmo entregar conteúdo útil ao público que você deseja atrair. Eles se cadastram, recebem informações, lembretes e o link para o webinar e, em troca, você fica com um mailing superqualificado para trabalhar e nutrir. Há diversos softwares para organização de webinars, desde pagos, como o GoToMeeting e o Webex, até gratuitos, como o Google Hangouts.

2. Ebooks

Versátil e estratégica, a criação de ebooks é uma das técnicas mais relevantes para atrair clientes. Ao escrever livros sobre temas da sua área de atuação e disponibilizá-lo gratuitamente na internet, sua empresa passa a entender melhor os seus clientes e consegue iniciar e manter um contato que pode se transformar em relacionamento comercial com o passar do tempo. Ao publicar esse tipo de conteúdo rico mensalmente ou com certa periodicidade, os novos materiais ajudam a “aquecer” a geração de leads a partir de materiais antigos também. O segredo é solicitar no formulário que o leitor preenche antes do download as informações que você considera relevantes para qualificação de um lead (como cargo ou número de funcionários na empresa, por exemplo). Os contatos que você já têm podem fazer download do material via compartilhamento nas redes sociais, colaborando para a viralização dos seus materiais.

3. Whitepapers

Whitepapers em geral trazem relatórios ou resumos de dados sobre um setor ou mercado, mas não existe um conceito claro que defina as diferenças entre ebooks e whitepapers – há quem chame de whitepaper um ebook curto, por exemplo. Esses materiais funcionam de formas bem semelhantes, mas o whitepaper tem caráter mais técnico, com gráficos, resultados de pesquisas ou algum recorte setorial. Na apresentação, os textos e dados se sobressaem nos whitepapers, enquanto os ebooks são mais ilustrados e costumam trazer interpretações e ferramentas (no melhor estilo “como fazer”). Além de ser oferecido em troca do preenchimento de dados em formulário (bem como os ebooks), os whitepapers são excelentes para ampliar a rede de links, uma vez que podem ser fonte para artigos de outros blogs e sites setoriais.

4. Templates

Assim como as demais soluções, oferecer modelos de planilha e templates alinhados ao negócio da sua empresa ajuda a atrair pessoas interessadas no produto, muito próximas ao momento de compra. Mais do que suspects, esses contatos que fazem o download de uma apresentação, planilha, gráfico ou calculadora necessariamente já passaram do momento de reconhecimento do problema e estão em busca de soluções. Colocá-las em contato com sua proposta de valor oferecendo um template de ferramenta pode ser uma ótima forma de fazê-las decidir por seu produto ou serviço, quando estiver pronto para a aquisição.

5. Amostras

Essa ferramenta é mais viável para empresas de tecnologia ou software, mas vale também para outras áreas de atuação. Pode ser um trial do seu sistema, com um período gratuito de acesso aos serviços ou mesmo uma oferta de sistema específico para um certo número de usuários, que auxilie seus clientes em determinada tarefa, fidelizando-os até que estejam prontos para usar uma versão mais completa e paga.

Que outras soluções você usa ou conhece para geração e nutrição de leads via conteúdo? Compartilhe suas dicas com a gente nos comentários! Aproveite e aprofunde seus conhecimentos através do nosso Ebook totalmente focado em resultados através de Ebooks:

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Este conteúdo foi produzido por um redator profissional da base da Contentools.

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