Nas conversas com o pessoal de vendas da Contentools, percebo que todos os dias parecem surgir leads com uma decepção muito grande em relação à qualidade dos conteúdos feitos por produtoras de conteúdo e outras fontes externas. Então, não é à toa que esses leads têm um pé atrás quando mencionamos as oportunidades de escalabilidade que a Comunidade Contentools representa para eles.

Afinal, gato escaldado tem medo de água fria.

Realmente é difícil encontrar profissionais que consigam entregar conteúdos de qualidade dentro dos prazos trabalhando remotamente e sem vínculo empregatício. Entendo porque sou responsável pela seleção dos profissionais da Comunidade Contentools: a base pioneira em especialistas em Marketing de Conteúdo.

Percebemos que, para manter a qualidade e o comprometimento desses profissionais, precisamos dar em troca um suporte de qualidade e o comprometimento de mantê-los com boas demandas que façam sentido para o seu perfil. Fazer com que cada um deles sempre esteja envolvido em projetos que ama é o nosso segredo para garantir uma base enxuta e ativa. Ou seja, temos que ajudar a montar o time ideal! E não é só isso: para garantir que cada um dos profissionais esteja alinhado às nossas expectativas e nossa cultura, temos um processo rigoroso de seleção.

Invisto boa parte do meu tempo para acompanhar esse processo, afinal entendo o quanto é importante para você poder confiar em cada profissional de conteúdo que você envolver em algum projeto. Quer ver como funciona a seleção para garantir isso? Que bom! Foi para isso que escrevi este artigo. Aqui, vou mencionar:

  • Canais de aquisição: inbound e outbound.
  • Processo seletivo: divido em 4 etapas de avaliação + introdução à cultura Contentools.
  • Resultado da seleção: alinhamento total.
  • Bônus: respondi duas perguntas frequentes sobre como usar a Comunidade Contentools para montar o time ideal!

Canais de Aquisição: Inbound e Outbound

Temos dois principais canais de aquisição de profissionais: inbound e outbound. Como você já sabe muito bem, o inbound é um canal de aquisição incrível a médio e longo prazo, por isso que o nosso se mantém tão aquecido. Temos construído nossa reputação online desde 2012. Essa prática nos tornou referência como pioneiros do Marketing de Conteúdo no Brasil. Por isso, podemos contar com o crescimento contínuo da base sem a necessidade de gastar em anúncios de vaga e coisas do tipo. Nós <3 Marketing de Conteúdo

Ainda assim, há exceções. Às vezes recebemos demandas bem específicas de profissionais especializados em áreas ou linguagens que ainda não temos dentro da Comunidade. Nesses casos, precisamos apelar para a busca ativa! Vou aprofundar um pouco mais sobre isso nos prágrafos seguintes.

Como funciona o recrutamento de profissionais por Inbound?

Como mencionei, por meio de conteúdo e do fortalecimento da autoridade da marca, conseguimos atrair inúmeros profissionais apaixonados por Marketing de Conteúdo. Mas como isso funciona? É um tanto simples: assim como o Inbound que você faz na sua empresa busca atrair novos clientes e parceiros, Inbound da Contentools é voltado para atrair, além de clientes e parceiros, profissionais para a comunidade.

Criamos e curamos conteúdo que incentiva profissionais a fazerem parte da nossa comunidade e indica o caminho para que isso seja realizado. Essa estratégia garante que nossos clientes tenham acesso a novos profissionais por meio da nossa base sem termos que tentar alcançá-los diretamente.

Há dois principais fatores que fortalecem esse canal de forma natural:

  1. Nossa própria estratégia de marketing de conteúdo voltada para fazer essa atração;
  2. O boca a boca dos profissionais que adoram trabalhar através da plataforma.

Ou seja, enquanto uma empresa normal precisa desvendar onde estão [como vivem? o que fazem? o que comem?] os profissionais qualificados, recebemos cadastros diariamente de novos interessados. E, cada nova inscrição representa o início da seleção desse profissional.

Além do processo por meio do Funil de Inbound, também precisamos, por vezes, recrutar profissionais ativamente por Outbound. (O que é bem mais trabalhoso.)

Como funciona o recrutamento de profissionais por Outbound?

No Outbound, a dinâmica é diferente e exige mais esforço nosso de uma forma menos escalável. Por isso, usamos o outbound apenas quando um cliente precisa de algum profissional muito específico que ainda não esteja na nossa base. Como nesses casos sabemos que é nossa responsabildiade poder oferecer uma base completa, dedicamos nosso tempo para realizar a busca. Assim, temos uma base que cresce ativamente sob demanda, o que a mantém a comunidade ativa e enxuta.

Para conseguir encontrar esse profissional, traçamos um plano de ação e trabalhamos ativamente na busca do perfil ideal. Isso pode incluir uma busca no LinkedIn, em grupos específicos nas redes sociais e em fóruns especializados no assunto. Também apelamos para amigos e pedimos recomendações dos próprios profissionais da base, se necessário. Ao encontrar profissionais com o perfil desejado, o abordamos diretamente, explicamos quem somos e convidamos essa pessoa a entrar na Comunidade Contentools.

O processo seletivo de profissionais que garante qualidade e comprometimento

Independentemente do canal de aquisição, o restante do processo de seleção é o mesmo para todos os profissionais. Ou seja, tanto faz se o profissional chegar oferecendo seus serviços organicamente ou se nós o tivermos abordado, ele ainda terá que passar por todo o processo seletivo que vou descrever a seguir.

Desenvolvemos o nosso processo de seleção pensando no que seria necessário para que um redator promova o sucesso de seus clientes Contentools – e vice e versa. Chegamos à conclusão de que cada profissional da Comunidade Contentools teria que possuir quatro requisitos básicos:

  1. Ser especialista em Inbound Marketing;
  2. Formalizar-se como MEI;
  3. Passar na avaliação de conteúdos já publicados;
  4. Criar um conteúdo teste; e

Após essas quatro etapas, consideramos o profissional quase apto para preencher seu cadastro e fazer parte da Comunidade. Por que quase? Porque ele ainda deve passar pela última etapa: a introdução à Cultura da Contentools.

Para que você entenda melhor como cada etapa dessas funciona, confira a descrição de todo esse processo!

1) Ser especialista em Inbound Marketing é essencial!

Como o foco de nossos clientes é desenvolver uma estratégia de inbound marketing, é óbvio que os profissionais que vão participar de seus times precisam entender sobre o assunto. Estabelecemos como pré-requisito de nosso processo seletivo, portanto, a certificação em Inbound Marketing da Hubspot.

A certificação garante que todos os profissionais da Comunidade Contentools tenham entendido a linguagem e os processos de inbound necessários para garantir o sucesso do cliente.

2) Fator legal: todo profissional deve tirar nota fiscal dos serviços prestados

Tornamos a formalização (em geral, como MEI) um pré-requisito para a entrada na Comunidade Contentools. Isso facilita as negociações e o pagamento do profissional. Afinal, toda empresa precisa prestar contas formalmente sobre os serviços desenvolvidos por pessoas de fora de seu quadro de funcionários. Portanto, a formalização de todos os profissionais evita que expectativas sejam quebradas após a produção de textos.

Além disso, a formalização traz uma série de benefícios aos profissionais que prestam serviços como freelancers.

3) Avaliação de conteúdos já publicados

Alguma experiência com a produção de matérias para a web, de preferência para fins de Inbound Marketing, é sempre positiva. Com esse objetivo, pedimos que os nossos candidatos disponibilizem algumas amostras de conteúdo para avaliarmos.

De qualquer forma, vale ressaltar que isso não significa que um redator iniciante será automaticamente descartado de nosso processo. Aceitamos produção próprias e incentivamos os candidatos a escreverem algumas novas amostras para começarmos a desenvolver juntos os seus portfólios.

Procuramos amostras conteúdos bem escritos, que demonstrem conhecimento sobre o formato inbound e domínio em áreas específicas. Adoramos profissionais com formações distintas e passados profissionais diversos – pois nossos clientes e parceiros têm necessidades específicas e precisam de especialistas que escrevam com propriedade.

4) Criação de um conteúdo teste

Além dos três pilares essenciais que avaliamos no primeiro momento, durante o processo seletivo também solicitamos o desenvolvimento de um conteúdo teste. Nesse teste, o profissional desenvolve um conteúdo simples para, então, avaliarmos:

  • A qualidade de escrita do candidato;
  • A atenção ao briefing proposto;
  • O comprometimento com os prazos.

Consideramos esses pontos fundamentais para que esse profissional consiga se adaptar às demandas dos times que virá a fazer parte mais tarde. Caso ele consiga demonstrar profissionalismo ao entregar uma demanda dentro do prazo e do briefing estipulados, ele está pronto para o momento final!

Introdução à Cultura Contentools

O profissional passou por cada etapa e garantiu que merece seu espaço na Comunidade Contentools? Ótimo! A última etapa é uma conversa entre o profissional e a nossa equipe interna. Ou seja, é hora de alinhar algumas expectativas mais subjetivas que talvez não tenham ficado claras durante o processo, mas são fundamentais para desenvolver um bom trabalho com nossos clientes e parceiros.

O principal ponto que deve ficar claro neste momento é que a Contentools acredita na criação de times de conteúdo que trabalham remotamente – não na terceirização desenfreada do Marketing de Conteúdo. Ou seja, entre nossas melhores práticas reforçamos que:

  • Cada profissional deve alinhar seu trabalho aos objetivos do time de marketing que o recrutou e acolheu.
  • O envolvimento dos profissionais da comunidade, outros freelancers e do time interno de conteúdo deve ser próximo, a ponto de se tornarem um time só, pois isso impacta diretamente prazos, qualidade e os resultados obtidos.

Neste momento, conversamos sobre as experiências do redator e também explicamos em detalhes todas as regras e procedimentos da Comunidade Contentools. É um conversa rápida e objetiva que busca acolher esse profissional e o fazer se sentir parte da empresa. Afinal, ele é!

Resultado: times fortalecidos com profissionais que oferecem qualidade e comprometimento!

Você sabe bem o quanto é difícil saber em quem confiar quando é necessário buscar uma pessoa de fora da empresa para trazer mais know-how ou cuidar de alguma demanda operacional, não é? Cada vez que surge a ideia de começar algum projeto especial, como a criação de um blog para a empresa, a ideia se perde entre as várias coisas que você e sua equipe já possuem no prato. Contratar uma pessoa para tocar um projeto assim também acaba ficando fora de questão, pois você quer testar para ver se funciona antes de investir em um novo profissional para o time.

Surge a ideia de encontrar um freelancer para ajudar com o projeto. Mas onde encontrar uma pessoa comprometida e que tenha qualidade de entrega? Será que visualizar trabalhos antigos é o suficiente? Ou você vai começar a perguntar por aí para ver se alguém tem um profissional para indicar? Pronto, parece que ao invés de encontrar uma solução, você encontrou mais um problema que irá tomar seu tempo até a resolução.

Pois bem, é aí que é necessário alinhar tecnologia ao seu processo. Que tal você ter à sua disposição uma comunidade de profissionais comprometidos e com qualidade assegurada pela Contentools através desse processo que descrevi acima? E que tal seria se você pudesse tomar conta de todos os serviços prestados por esses profissionais através de uma ferramenta intuitiva? E ainda poderia usar essa mesma ferramenta para fazer a gestão de todo o seu time interno também. Assim todos trabalham na mesma plataforma e o alinhamento é ainda maior.

Com uma ferramenta assim, você poderá criar e testar diferentes projetos para então manter e investir nos que gerarem mais resultados! Quer entender melhor como funciona? Converse com um consultor da Contentools! 🙂

Pergunta Bônus #1: Que tipos de profissionais irei encontrar na Comunidade Contentools?

A Comunidade Contentools conta com uma grande variedade de profissionais! Em relação a funções, voceê irá encontrar:

  • Redatores
  • Revisores
  • Tradutores
  • Designers Gráficos
  • Gestores de Conteúdo
  • Video Makers

Já no que diz respeito a conhecimentos em áreas específicas, você terá acesso a profissionais especialistas de mais de 30 setores diferentes! A lista é grande, mas entre as especialidades, aqui há algumas das 10 mais comuns:

  • Negócios;
  • Saúde;
  • Beleza;
  • Tecnologia;
  • Logística;
  • Financeiro;
  • Psicologia;
  • Nutrição;
  • Esporte;
  • Turismo.

Pergunta Bônus #2: Como encontrar o profissional ideal dentro da Comunidade Contentools?

Ao procurar algum profissional específico, voceê poderá usar filtros até encontrar a pessoa ideal. Os filtros são relacionados a:

  • Especialidade: escolha entre mais de 30 especialidades (e se faltar alguma, nos avise que procuramos para você!).
  • Função: é onde você pode filtrar por tipo de profissional (redator, editor, designer etc)
  • Idioma: hoje temos profissionais em 7 idiomas diferentes!
  • Formato de Conteúdo: aqui você pode buscar por pessoa considerando o tipo de conteúdo que ela produz, como vídeo, artigo ou ebook, por exemplo.

Fácil, não é?

Agora é a sua vez!

Para poder oferecer soluções garantidas, é necessário colocar algum empenho e usar o fator humano durante o processo. É por isso que nosso processo de escolha dos profissionais que fortalecem a Comunidade da Contentools é feito com tanto esmero – e continua evoluindo. Assim, conseguimos entregar o contato dos melhores profissionais para que cada um de nossos clientes e parceiros possa ter seu Time Ideal de Marketing de Conteúdo! Se você quiser entender melhor como pode ter acesso a essa comunidade e a mair tantas outras funcionalidades que iraão facilitar a sua gestão de Marketing, Converse com um consultor da Contentools.

Como você seleciona e integra os profissionais que trabalham remotamente para você? Você já chegou a trabalhar com algum profissional da Comunidade da Contentools? Conte a sua experiência para a gente nos comentários! E você, Profissional da Comunidade, como foi seu processo seletivo? Esperamos que tenha valido a pena!

Também recomendamos para você:

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.