Com o avanço das técnicas de SEO, a briga pela primeira página do Google tem se tornado cada dia mais acirrada. Por isso, desenvolver uma boa estratégia de conteúdo é essencial para o sucesso das suas ações de inbound marketing. Quer saber se você está no caminho certo ou se precisa de algum reajuste? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é estratégia de conteúdo

Trata-se de uma composição de trabalhos que começam no levantamento de informações sobre o mercado em que uma marca atua – com foco na persona e nos questionamentos que podem ser feitos por ela, até o planejamento e desenvolvimento do conteúdo que não somente responderá essas perguntas, como também construirá um relacionamento entre determinada marca e seu público-alvo, promovendo qualidade de vida para o consumidor e os mais diversos resultados positivos para a empresa anunciante.

Em resumo, estratégia de conteúdo é obter a informação necessária para desenvolver ações precisas visando, em um primeiro momento, a qualidade de vida do consumidor, e, por consequência, a venda e o relacionamento entre ele e a sua marca.

A importância de uma boa estratégia de conteúdo

Uma estratégia desenvolvida com erros pode prejudicar não apenas a jornada de compra da sua persona, como também afetar o relacionamento do consumidor com a sua marca. Isso pode acontecer em qualquer etapa do desenvolvimento da estratégia de conteúdo. Desde o levantamento de informações até o planejamento de ações.

Se a sua pesquisa inicial levantar alguma informação falsa ou desatualizada, toda a execução da sua estratégia de marketing de conteúdo ficará comprometida. É como se fosse a fundação para construir um prédio. Um cálculo errado na base de dados pode causar um desmoronamento na edificação.

Mas o perigo também pode estar no planejamento, mesmo se as informações forem levantadas com precisão. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de desenvolver, já que, mesmo que o erro não derrube seu prédio, ele afetará a confiança entre seu público e sua marca.

Passos fundamentais para uma boa estratégia de conteúdo

 

1. Definir objetivos

Para traçar um trajeto entre dois pontos, é necessário entender onde ficam a saída e a chegada. No marketing de conteúdo, a dinâmica é a mesma. Nesse caso, é necessário compreender a situação real da empresa anunciante e aonde ela quer chegar com o desenvolvimento de cada ação.

2. Desenvolver personas

Saber com quem você está se comunicando é fundamental para o desenvolvimento de conteúdo. Para facilitar esse processo, a definição das suas personas é a forma ideal de se compreenderem as dores e necessidades do público-alvo e se desenvolverem as abordagens mais eficazes para o atingimento do seu objetivo.

3. Definir KPIs

Como você saberá se a sua estratégia está funcionando? É pelas curtidas no Facebook? Pelas visualizações dos vídeos do Youtube? Pelos comentários no blog? KPIs (Key Performance Indicators – Indicadores-chave de performance) são a base de mensuração dos resultados. Eles serão definidos com base nos hábitos de consumo de conteúdo da sua persona e nos objetivos da sua estratégia.

4. Planejar conteúdo

O próximo passo para o desenvolvimento da sua estratégia é planejar. Para isso, será levantado um cronograma com objetivos específicos de cada peça a desenvolver, contendo prazo para desenvolvimento, etapas do funil de vendas, revisão e aprovação.

5. Desenvolver e promover

Uma vez definido o que será desenvolvido, é hora de colocar a mão na massa! Com as peças de conteúdo produzidas, é necessário promover nas mídias sociais e contar com a performance dos mecanismos de busca para que o seu público-alvo seja atingido e gere os resultados esperados.

6. Mensurar resultados

É aqui que você vai usar os KPIs definidos anteriormente. Após a aplicação das peças desenvolvidas, é necessário verificar se elas foram realmente eficazes. Para isso, use os parâmetros que foram determinados a fim de se realizar essa medida.

Elementos fundamentais para uma estratégia de conteúdo

 

Persona

Uma persona definida com precisão gerará resultados mais eficazes para a sua estratégia de conteúdo. Ao desenvolvê-la, tenha certeza de que você conseguiu captar as necessidades que você pode suprir por meio de informação relevante a respeito da sua marca ou do seu produto.

Jornada de Compra

Também conhecida como funil de vendas, a jornada de compra mostra em que estágio a sua persona está no relacionamento com a sua marca. Tendo plena ciência dessa informação, você poderá encaminhar seu conteúdo de forma a proporcionar a solução mais eficaz para a necessidade do seu público-alvo.

Conteúdo

Pode ser um artigo de blog, um e-book, um vídeo, tanto faz. O conteúdo é a informação que o seu público busca no formato que mais se adequa à necessidade dele. É esse material que pode estreitar ou cortar os laços com a sua marca.

Chamada para Ação

Também conhecida como Call To Action, essa chamada tem o objetivo de incentivar a sua persona a dar continuidade na jornada de compra, promovendo não somente a imagem da sua marca, mas também o atingimento dos seus objetivos. A chamada errada pode levar o público-alvo para conteúdos inadequados e balançar toda a sua estratégia de inbound marketing.

Conclusão

O marketing de conteúdo é uma ferramenta fundamental para o relacionamento entre uma marca e o seu público-alvo. Se utilizada da forma correta, pode trazer resultados extremamente positivos para o seu negócio. Mas é preciso tomar cuidado em cada etapa do processo, para que um pequeno deslize não comprometa todo o seu projeto.

Gostou dessas dicas? Siga nossa página e receba nossas atualizações!

 

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.