Seja por prazer, para estudar ou se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário, melhora o raciocínio e ajuda na interpretação. Por isso, reunimos a nossa equipe para indicar alguns livros sobre marketing e vendas. Aproveite a nossa lista para escolher quais deles mais lhe agradam e começar uma boa leitura!

Vamos lá?

Spin Selling – Alcançando Excelência em Vendas
Neil Rackham

Livro que ajuda em vendas, principalmente as consultivas, cujo objetivo é ensinar os vendedores a criar uma relação com o cliente, transmitindo segurança e fazendo partir dos próprios clientes a intenção e decisão de compra.

O método se baseia no SPIN:
S: Situacional. Entender melhor o terreno, como funciona o processo, onde se quer chegar;

P: Problema. Quais os problemas na operação, nas métricas, o que precisa ser resolvido;

I: Implicação. O que ocorre caso o problema não seja resolvido, quais as consequências e quão importante é focar nessa solução;

N: Necessidade. O que precisa ser feito (normalmente a solução oferecida) para solucionar o problema. Essa etapa consiste no cliente falar sobre a solução apresentada como ideal.

The Sales Acceleration Formula: Using data, technology and inbound selling
Mark Roberge

O livro conta a trajetória, métodos e dificuldades encontrados por Mark Roberge, o primeiro responsável por vendas na Hubspot, desde o seu princípio quando ainda eram uma startup de time enxuto até a abertura de capital (IPO) e um time com mais de 1k pessoas.

Com um background em engenharia, Mark – hoje CRO – tem uma característica marcante de utilizar dados e métricas em todos os aspectos do time, não apenas no processo de venda, mas também na contratação, em coaching, promoções, etc.

O livro tem vários insights que podem ser aplicados imediatamente no seu negócio e também exalta alguns erros que você pode evitar.

Elon Musk: Tesla, SpaceX and the Quest for a Fantastic Future
Ashlee Vance

Um livro menos técnico que o anterior, mas um dos mais inspiradores que já tive o prazer de devorar (em cinco dias). Ele conta a história de Elon Musk pelo ponto de vista de Ashlee Vance, que teve abertura para acompanhá-lo no dia a dia. Há também entrevistas com familiares e amigos próximos e, inclusive, os pontos de vista do próprio Elon.

Um livro que ajuda a desmistificar a fantasia da “boa ideia de startup, casa com jovens no Silicon Valley e milionários em poucos meses”, mas também mostra que é possível um imigrante da África do Sul se tornar um dos maiores bilionários do mundo por competência e não sorte.

The Hard Thing About Hard Things: Building a Business When There Are No Easy Answers
Ben Horowitz

Hoje um dos investidores mais renomados do Vale do Silício, com sua própria venture capital firm, a a16c, o livro é contado segundo a perspectiva de Ben Horowitz enquanto ainda empreendedor. Ao contrário da maioria dos livros de estratégia empresarial, Ben traz um ponto de vista diferente, sem fórmulas de sucesso, sem atalhos e shortcuts, mas com MUITA dedicação, hard work e resiliência!

Muitos livros vão lhe contar a respeito do glamour empreendedor, porém, poucos trazem a realidade nua e crua como Ben e, não coincidentemente, uma das histórias mais parecidas com a realidade de empreender que já li.

Essentialism: The Disciplined Pursuit of Less
Greg Mckeown

Você está sempre cheio de coisas para fazer e não consegue dar conta das suas tarefas? Você está frequentemente ocupado, mas não se sente produtivo? Você se tornou o recurso na empresa aonde todos vão quando precisam de algo? Você volta exausto para sua casa sem ter feito tudo o que deveria?

Pois bem, esse é um livro que lhe ensina como se portar no ambiente de trabalho de forma que você consiga entregar o MÁXIMO de valor e aproveitar o seu tempo da MELHOR maneira. Sem, necessariamente, precisar trabalhar 25h por dia ou criar inimigos no caminho.

Inteligência Emocional
Daniel Goleman

O que define o sucesso?
Seria o conhecimento baseado no QI?
E se soubermos que inteligência é emoção?

Daniel Goleman é PhD pela universidade de Harvard e propõe nos mostrar que o QI de uma pessoa não é determinante para o sucesso. A partir de pesquisas cerebrais e comportamentais, Goleman mostra que a inteligência está diretamente ligada à forma como controlamos nossas emoções. O QI é basicamente o controle de impulsos, empatia, persistência e habilidade social. Além disso, afirma que pode ser desenvolvido em todos nós, principalmente nas crianças, nas quais a estrutura neurológica está em formação.

Além do meu preferido, também indico que leiam:

Brand SenseMartin Lindstrom – Livro que aborda os cinco sentidos em relação às marcas.

WikibrandsSean Moffitt, Mike Dover – Como Reinventar sua Empresa em um Mercado Orientado para os Clientes.

A Sociedade em RedeManuel Castells – Dinâmica econômica e social na era da informação.

Delivering Happiness – Satisfação Garantida
Tony Hsieh, Zappos

Esse livro fala sobre a jornada do CEO da ZAPPOS, uma empresa que se tornou muito famosa nos EUA por ser líder de vendas online de calçados.

Tony conta sua jornada, desde os primeiros experimentos empreendedores na infância até o momento em que a empresa se tornou um dos cases mais surpreendentes de Branding e atendimento ao cliente.

É um ótimo livro para quem pretende começar a empreender e também para pessoas que desejam entender como o desenvolvimento da cultura de uma empresa pode ser relevante no processo de crescimento de sua equipe.

Hooked
Nir Eyal

O livro mostra como empresas de sucesso criaram produtos viciantes. É um guia para criar produtos que viram hábito de uso para seus consumidores. O livro oferece dicas práticas para criação de hábitos, passos acionáveis para melhoria de produtos, além de técnicas de comportamento usadas por gigantes como Twitter, Instagram, Pinterest e mais.

É leitura prioritária para quem se importa com engajamento de usuários.”

 


Guia Prático das Novas Ferramentas Comerciais
Alexandre B. Moreira Lima (et al.)

Nesse livro eu mostro em dois capítulos o que uma estratégia de conteúdo de sucesso precisa ter e também como fazer co-marketing (um ótimo jeito de começar, para quem ainda não tem audiência).

O livro traz vários outros capítulos interessantes, com aplicações práticas de nutrição por e-mail, UX Design, SAC 3.0 e outros conceitos fundamentais para empresas que querem ser bem-sucedidas em suas estratégias digitais.

YOUTILITY – Why smart marketing is about help not hype
Jay Baer

Nesse livro, Jay Baer mostra como empresas/pessoas precisam e podem ser úteis – um conceito fundamental para quem usa conteúdo com objetivo de marketing.

E você, qual livro indicaria? Compartilhe conosco nos comentários!

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.