Você que já tem resultados no marketing de conteúdo e no Inbound Marketing sabe perfeitamente que para manter a máquina rodando você precisa gerar conteúdos de qualidade (e relevância!) diariamente. Mas tentando manter a produção diária, é natural que eventualmente você fique sem ideias para os próximos materiais. Pois é… nessa hora bate um desespero, não é?

Mas acredite: é algo absolutamente normal. Ter uma boa ideia para um conteúdo não é algo que acontece o tempo todo. Claro que algumas vezes um assunto super legal e inovador surge do nada. Porém, na maioria das vezes, é necessário pensar e pesquisar muito.

A base de um bom material começa com um bom assunto e isso pode levar algumas horas do seu dia – mas acredite, vai valer a pena. O importante é criar o hábito rotineiro para, literalmente, incorporar o verdadeiro detetive, fuçar a internet em buscar de temas fresquinhos e interessantes e entender a fundo as dúvidas dos seus clientes.E esse processo pode ser facilitado se você seguir esses quatro conselhos que separamos! Dê uma olhada:

1)    Esvazie sua mente

O primeiro passo (e um dos principais) é esvaziar sua mente. Às vezes, não ter boas ideias pode gerar certa preocupação ou estresse. O cansaço não vai facilitar nada a processo. E sem essa inspiração, não existe muito para ser feito. Por isso, descanse, saia para caminhar, escute música, faça contagem regressiva, respire fundo… Não importa qual o método que você utilize para isso desde que o resultado final seja relaxar o cérebro e deixar que as ideias fluam.

2)    Mantenha um hábito de leitura

A regra de ouro para quem gera conteúdo: se você não lê, você nunca será um bom escritor. Por isso, mantenha um hábito de leitura de fontes que são relacionados ao seu mercado. Essa é uma das melhores maneiras de se manter atualizado e por dentro das tendências.

Para isso, existem duas ferramentas que podem ajudar: o Digg Reader e o Quora. O primeiro permite que você agregue todos os blogs de empresas e pessoas interessantes na sua área de atuação. Já o segundo é como um Pergunta e Respostas do Yahoo!, no entanto, muito mais profundo e elaborado.

Também esteja antenado às redes sociais. Conhecer o que é compartilhado, o que as pessoas falam e o que as pessoas comentam, as tendências e as novidades pode ser uma fonte de ideias inesgotável para seu empreendimento. Lembre-se: as preferências dos seus usuários devem ser levadas altamente em conta na hora de descobrir sobre o que eles querem ler.

3)    Veja um novo assunto por um novo ângulo

Criatividade é um dos pilares fundamentais da geração de ideias! Às vezes, as ideias originais não saem, mas não se preocupe muito. Todo assunto possui um viés diferente e todo tema possui caminhos que podem ser explorados. Isso quer dizer que você pode apenas pescar algumas informações que existem em outros artigos e/ou explorar um aspecto que ainda não tenha sido aprofundado. Às vezes, os outros autores propõem temas bem amplos e não conseguem desdobrar todas as complexidades contidas neles. E é aí onde você pode explorar uma possibilidade inovadora.

4)    Incentive a discussão

É muito importante criar uma atmosfera de confiança no seu público e investir profundamente na difusão do conteúdo. Somente assim, os usuários podem se tornar propagadores das suas ideias. Isso vai ampliar a sua presença online, o que resulta no aumento do recebimento de críticas, opiniões e comentários. Daí, você pode separar alguma pergunta que ninguém do seu nicho ainda respondeu, por exemplo, e desenvolver um post incrível. Aproveitar os assuntos debatidos pela sua audiência sempre vai acrescentar qualidade, criatividade e originalidade ao seu conteúdo.

5) Combine dois assuntos BEM diferentes

Combinar relevância é unir dois conceitos mas que não estejam necessariamente conectados (como pipoca e marketing) e faça uma conexão entre eles de uma forma inteligente e valiosa. Por exemplo: um dos artigos mais populares do blog do HubSpot é “Lições de marketing vindas de um Cupcake”. Aparentemente, Cupcake e Marketing não tem nada a ver um com o outro. Mas conectando as duas ideias você consegue um efeito incrível. Além de potencializar o interesse do publico ainda alcança aqueles que adoram os dois!

6) A simplicidade também é atrativa

Simplifique a vida. Às vezes, os mais bem-sucedidos blogs post são o que tratam de assuntos cotidianos. As pessoas são tão obcecadas com ideais alucinantes de conteúdo e esquecem das ideias mais comuns. Se você pode escrever um blog “como fazer” que articula claramente como fazer algo que você consegue fazer com as mãos nas costas, mas seus leitores não? Uma das coisas mais difíceis para quem gera conteúdo para blog é dar um passo para trás e pensar como sua audiência. Só porque você é um especialista em algo, não significa que seus leitores são (e provavelmente eles não são já que estão lendo o seu blog).

7) Fatie seu conteúdo

Quando você começou a pensar nos tópicos do seu blog, aposto que você fez uma lista e que, na época, parecia infinita. Mas talvez você tenha esgotado nessa lista. Não há mais nada para escrever sobre, certo? Errado. Não pense que só porque você escreveu um post sobre um determinado tópico uma vez, você não pode escrever sobre o assunto novamente. Na verdade, existem provavelmente tantos ganchos, nuances, subtópicos dentro desse tema específico que pode ser abortado. Pense em fatiar seus conteúdos, e se concentrar em uma parte específica do que o tema como um todo.

8) Recicle suas ideias

Você escreveu uma vez sobre “15 dicas e truques para iniciantes nas mídias sociais” e foi um sucesso. O que acha de usar a ideia central e segmentar para outros nichos como “15 dicas e truques para iniciantes do Pinterest ” ou “15 dicas e truques para iniciantes do Facebook”. Você também pode adaptar o conteúdo de várias outros assuntos e utilizar o mesmo tópico como (“15 Dicas de Marketing e Truques para Iniciantes”). Ou ainda, você pode usar o mesmo post inicial, atualizá-lo com informações atuais e…transformá-lo em algo totalmente novo.

Que estratégias você costuma usar para desenvolver ideias para o seu blog? Compartilhe sua experiência com a gente!

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.