Hoje quem vê o marketing integrado da Mondaine pensa que ele sempre funcionou como um relógio igual aos produtos da marca. Mas, para se tornar um exemplo de integração, a empresa precisou superar algumas dificuldades que você pode estar encarando agora.

A Mondaine é uma das marcas de relógio mais famosas do Brasil, além de contar com um mix de produtos diversificado, desenvolvendo bolsas, óculos e outros acessórios. Só que mesmo a fama e quase 60 anos de mercado não a pouparam de grandes desafios de marketing que muitas empresas enfrentam.

Como fazer marketing integrado e outros desafios

O primeiro desafio era formar uma equipe de marketing e internalizar a produção de conteúdo, pois até então, o blog da marca era mantido por uma empresa terceirizada.

Para começar a internalização do conteúdo com o pé direito, a Gabriela Brasil, Coordenadora de Comunicação e Marketing, escalou o seguinte time interno:

  • 1 social media
  • 1 designer
  • 1 analista de marketing
  • 6 analistas de produto

Como você já deve ter lido aqui no blog, nessa lista estão faltando funções importantíssimas em uma equipe ideal. É aí que entra a Comunidade Contentools!

A Mondaine, com sede em Minas Gerais, encontrou graças à Comunidade uma gestora de conteúdo e uma redatora ideais para seu time. A primeira, Kelly Zeferino, é de Santa Catarina, enquanto Marina Martins vive no Paraná. Tanto a equipe interna quanto as profissionais remotas têm na Contentools uma ferramenta para integrar suas funções como se estivessem trabalhando lado a lado.

“A gente tinha a necessidade de levar qualidade para o blog. Estamos muito felizes com a Marina, que é focada em moda e sabe do que está falando, e com a Kelly, que é nossa gestora de conteúdo e entende de estratégia.” – Bruno Marco (Social Media)

Então, nos primeiros três meses essa turma construiu uma estratégia clara para a produção de conteúdo próprio. Mas qual o motivo que levou a Mondaine a parar de terceirizar conteúdo e investir em um time próprio?

Chega de mais do mesmo: Conteúdo não é pastel, mas há muitas empresas que o produzem como se fossem pastelarias, oferecendo respostas iguais para todos os clientes. Cada profissional que entrou na equipe de marketing da Mondaine veio com o pensamento de alfaiate, isto é, o de proporcionar uma solução personalizada à marca.

Propriedade para falar: a marca, antes voltada a um público mais tradicional, precisava se revitalizar e dialogar com os novos tempos. Era preciso trazer todo o valor de quase seis décadas de mercado agora para um público entre 20 e 45 anos, e ninguém tem mais propriedade para falar da Mondaine que a própria Mondaine.

Queria fazer marketing integrado com produto: mais que começar a produção de conteúdo do jeito certo, a empresa começou do jeito certíssimo, trazendo o conhecimento do setor de produto para as pautas de comunicação. Esse fluxo de trabalho fica muito mais fácil de alinhar quando se corta o telefone sem fio e tudo fica “em casa”.

O fluxo de trabalho no marketing integrado

A Mondaine tem essa particularidade de trazer os especialistas de produto para a criação de conteúdo. Na verdade, são esses especialistas que passam os briefings a serem desenvolvidos, já que a própria equipe de produto tem acesso à Contentools. Isso garante uma antecipação aos movimentos da moda, em vez de um conteúdo mais reativo.

Na prática, esse workflow começa nas reuniões de alinhamento. Todo fim de mês, marketing e produto definem as pautas das próximas quatro semanas. Os analistas de produto então criam os briefings com base em peças ou em tendências sobre as quais falar, a gestora de conteúdo acrescenta palavras-chave, a redatora desenvolve, o produto revisa as informações pela plataforma e, por fim, os designers criam as imagens e Kelly faz a edição final de SEO.

Essa estratégia tem funcionado tão bem para a Mondaine que a empresa conseguiu aumentar o ritmo de publicações de 1 para 2 posts semanais. Bruno assegura:

“A ferramenta tem um workflow que funciona muito bem e é muito fácil de controlar.”

Toda semana se reúnem Bruno, Kelly e Marina, cada um em seu estado, para analisar os resultados. Isso cria um espírito de equipe muito próximo e permite dar feedback diretamente, acelerando o aperfeiçoamento do conteúdo e fomentando o envolvimento dos profissionais.

Afinal, qualidade de conteúdo é o foco da equipe – e deve ser o de todo time de Marketing de Conteúdo. É preciso fazer sentido e trazer utilidade para os leitores. Esse é o caminho que a Mondaine traçou para se posicionar como um player importante no segmento e fortalecer o relacionamento com o público.

(O resultado de um marketing integrado eficiente: um blog cheio de conteúdo interessante para sua audiência.)

A escolha da ferramenta de integração de marketing de conteúdo

“A gente tinha uma verba e teve que escolher a melhor forma de usá-la. Tivemos que analisar o custo-benefício das opções disponíveis no mercado”, Bruno revela. Estudaram muito até fechar o contrato, mas dois benefícios favoreceram a escolha da Contentools.

O primeiro, claro, foi a praticidade de organizar o processo de criação por meio da plataforma. Todas as informações estão ao acesso de todos (produto, gestora, redatora, designers…) e cada etapa tem uma sequência lógica fácil de acompanhar. Cada profissional sabe exatamente o que fazer e quando fazê-lo.

O segundo benefício – e que enche os olhos de líderes que se preocupam com finanças – é a economia. O trabalho remoto coordenado pela nossa plataforma traz a grande vantagem de reduzir custos.

Imagine descobrir que as profissionais perfeitas para seu conteúdo estão do outro lado do Brasil, quem sabe até em outro continente. E pense no custo que seria trazer alguém ideal para seu escritório! Agora você pode ter essa pessoa a serviço da sua marca como se ela estivesse aí, atendendo à necessidade específica do seu projeto.

“A gente gostou dessa estratégia de contratar uma ferramenta e ela ter profissionais competentes para nos ajudar.”

Agora é a sua vez!

Sua empresa pode produzir conteúdo de uma forma ao mesmo tempo mais ampla e mais prática. Isso é possível graças à integração por meio de uma ferramenta essencial como a Contentools. Ela atualizará suas definições de equipe de marketing integrado para abranger também diferentes setores e profissionais experientes de outros lugares.

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