Você já deve ter percebido que não é mais a única agência de marketing digital oferecendo resultados através de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Esse oceano, que já foi azul, hoje tem a cor do rubi e você precisa dar um jeito de se diferenciar em meio a tanta concorrência.

Fazer isso é mais simples do que você imagina: você só precisa se voltar para dentro e ativar seus diferenciais competitivos. Afinal, você é diferente das demais agências em vários aspectos – basta saber como demonstrar e valorizar isso. Além disso, claro que manter-se atualizado sobre as novas tendências e evoluir de acordo com seu mercado deve ser o norte da sua agência e de cada elemento da sua equipe.

Como posso me diferenciar em relação às demais agências de Marketing Digital?

Para que o mercado entenda esses seus diferenciais, é essencial que você se comunique com ele. Ou seja, além de fazer uma estratégia de conteúdo com foco estratégico para seus clientes, você precisa pensar em você de uma forma estratégica também.

Como? É tão simples, que você provavelmente já começou a fazer, mas talvez não tenha concretizado ainda. Afinal, embora simples é um pouco operacional – o conteúdo você já deve ter, agora precisa adaptá-lo aos formatos digitais. Dá pra fazer isso em 6 passos que você pode começar a implantar ainda nesta semana, veja só:

1) Seja criativo ao educar seu mercado sobre Marketing Digital

como diferenciar sua agência digital: eduque seu mercado

Coloque seu mercado a par dos benefícios que os seus serviços podem trazer! Entenda qual o momento atual das suas personas e seja criativo ao educar seu possível cliente. Caso ele ainda não esteja pronto para entender todo o valor que oferece: mostre a ele como isso vai funcionar!

A ideia é fazer com que ele passe do momento atual de desconfiança ou desconhecimento até o momento em que possui conhecimento o suficiente para saber que precisa de sua ajuda para alcançar seus objetivos! Como você pode fazer isso? Use todos os canais em que seu cliente pode estar. Algumas dicas legais são:

  • Mostre o backstage da sua agência nas redes sociais;
  • Use o stories do Instagram para dar uma dica de Marketing Digital por dia;
  • Responda perguntas frequentes de seus clientes no Twitter;
  • Faça threads no Twitter sobre algum assunto em particular;
  • Escreva com mais profundidade sobre alguns assuntos para o seu blog, tendo em vista a jornada de compra do seu cliente;
  • Disponibilize ebooks com informações ainda mais aprofundadas sobre algum assunto que teve bastante buzz nas redes sociais;
  • Faça um podcast entrevistando clientes, parceiros e influencers e depois disponibilize infográficos com base no que foi conversado;
  • Faça uma jornada de e-mails que inclua informações relevantes;
  • Grave vídeos curtos para seu canal no Youtube sobre as perguntas frequentes de seus clientes!

Ou seja, saia um pouco da rota comum de criar mais do mesmo – crie conteúdos realmente relevantes em diversos formatos! Quer mais dicas sobre como fazer mais com seu Marketing de Conteúdo? Confira 4 lições da Nike para aplicar ao seu Marketing de Conteúdo.

2) Mostre como funciona sua metodologia de Marketing Digital

como diferenciar sua agência digital: descreva e documente sua metodologia

Além de educar o seu mercado sobre os serviços que você está oferecendo e os benefícios que eles trazem, é importante que você exponha a sua própria metodologia. “Metodologia” pode parecer uma palavra meio grande e sofisticada para o contexto – o que à primeira vista pode te fazer reagir com um “Vixe, não temos isso aqui não!”.

Mas a verdade é que vocês têm, sim. Afinal, você tem um processo interno entre o atendimento, o desenvolvimento e a entrega das campanhas e materiais que você produz, certo? Muito bem, então agora é a hora de descrever isso e documentar esse processo. Para criar uma metodologia ainda mais legal, sugiro que você use storytelling nessa descrição da sua metodologia e faça com que ela seja interessante, cativante e visual!

3) Fale sobre seus casos de sucesso em Marketing Digital para todo mundo ouvir!

como diferenciar sua agência digital: explore diferentes formatos de casos de sucesso

Se tem uma coisa sobre a qual você precisa falar aos quatro ventos são os casos de sucesso que você já possui! Seus casos de sucesso são tão importantes quanto um portfolio no behance é para um designer gráfico. Afinal, é através de exemplos de clientes que já deram certo com você, que você vai conseguir captar novos clientes que querem atingir objetivos semelhantes.

Para isso, você pode variar tanto os formatos de cases de sucesso, como os canais de distribuição:

  1. Escreva casos de sucesso em formato de blogpost;
  2. Grave casos de sucesso em formato de podcast – como uma entrevista;
  3. Crie um material visual com base nesse case – como infográfico;
  4. Compartilhe os materiais mas visuais no LinkedIn, Facebook e Twitter;
  5. Compartilhe o podcast por email ou disponibilize no seu blog;
  6. Fale um pouquinho sobre o backstage disso tudo no seu Twitter e no Instagram; e
  7. Incentive seus clientes atuais a compartilharem esses materiais para suas redes também!

4) Faça co-marketing sobre Marketing Digital com seus clientes e parceiros

Como diferenciar sua agência digital: faça co-marketing sobre Marketing Digital com seus clientes e parceiros

Além de falar sobre o que você já fez para seus clientes e como você ajudou eles a atingirem seus objetivos (caso de sucesso), você também pode envolver seus clientes atuais e seus parceiros na criação de materiais de co-marketing.

O objetivo é simples: atingir a rede de contatos da sua empresa e das empresas deles também – e de quebra você ainda expande e educa seu mercado! Para isso, você pode sugerir criar conteúdos mais ricos como manuais no formato de ebooks, infográficos ou checklist e ferramentas online. Confira mais dicas de distribuição aqui.

5) Esteja presente nos principais diretórios de Marketing Digital

Como diferenciar sua agência digital: esteja presente nos principais diretórios de Marketing Digital

Agora é a hora de criar seu perfil nos principais diretórios de agências de Marketing Digital da região em que você pretende atuar. Um ótimo diretório totalmente gratuito é o Digital Agencies Index. Lá, você pode se registrar e enviar informações sobre o seu perfil de agência. Todas essas informações aparecem em um perfil seu e são disponibilizadas para empresas do mundo todo que buscam agências de Marketing Digital.

Então capriche na descrição do seu perfil e mantenha ele sempre atualizado! Você tem alguma outra dica de diretório legal para agências? Deixe nos comentários!

6) Pare de se colocar no fim da lista de prioridades: faça Marketing Digital para você também!

Como diferenciar sua agência digital: pare de se colocar no fim da lista de prioridades: faça Marketing Digital para você também!

As desculpas são muitas: falta de tempo, falta de braços internos e a priorização das demandas dos clientes em relação às da própria agência, são algumas das mais frequentes. Realmente é difícil dar uma atenção especial a algo que não parece que irá impactar você negativamente tão cedo. Mas não dar atenção vai deixar você estagnado – e não tem nada pior que isso!

Acontece que, além de essa sua falta de comunicação com o mercado influenciar a maneira como você é visto hoje pelos seus prospects, ela também influencia como seus atuais clientes valorizam o seu trabalho. Eles querem resultados para eles mesmos? Sim, querem. Mas eles querem mais que isso. Eles querem fornecedores e parceiros de porte. Eles querem ter orgulho das alianças que possuem com esses parceiros.

É muito legal imaginar tudo o que você pode fazer para nutrir e atrair clientes em potencial, não é? Este passo número 6 está aqui para reforçar que de nada adianta imaginar tudo isso – se não for concretizar todos esses planos! Lembre-se de que a parte estratégica é fundamental – mas ela não se materializa sozinha. Você vai precisar dedicar seu tempo e o da sua equipe para criar materiais legais e distribuí-los em meio digital se realmente quiser se diferenciar da concorrência.

E essa dedicação toda vai render frutos bem carnudos. Investir seu tempo para se relacionar com o seu mercado em meio digital vai te gerar novos clientes e até mesmo alianças mais fortes com os seus clientes atuais.

Agora é a sua vez!

Você quer continuar nadando em um oceano vermelho ou quer se diferenciar da concorrência? Caso opte pela segunda opção, o momento de construir uma marca de porte para a sua agência é agora!

Cada vez mais, empresas buscam parceiros de porte que realmente possam entregar os resultados que elas buscam. Para que você possa se diferenciar, além de entregar esses resultados, é importante que você exponha como você faz isso e apresente, em meio digital, os resultados reais de seus clientes! Ou seja, é necessário que você esteja presente de forma concreta nas redes sociais, mantenha seu blog atualizado e crie um relacionamento próximo de seus clientes e parceiros!

Quer conhecer mais sobre a plataforma de conteúdo que se mantém próxima de suas agências parceiras e as ajuda a manter suas próprias estratégias de marketing de conteúdo funcionando? Converse com um de nossos consultores!

Sugestões para você:

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.